Pink Stuff on Instagram

13 setembro, 2018

4 Plantas Que Fortalecem O Cabelo


É comum que em determinadas épocas do ano a queda de cabelo fique mais acentuada (como por exemplo , no Outono) . isto também acontece devido a um cabelo fraco e sem força .
Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos factores , mas um dos principais são os radicais livres , que provocam o envelhecimento acelerado das células e , com isso , a degeneração do folículo capilar .

- Para manter o cabelo saudável e forte , é necessário garantir sempre que ele tenha os nutrientes necessários .
Existem produtos no mercado que nos podem ajudar , mas os produtos naturais normalmente são menos agressivos para o couro cabeludo .

- Conheçam 4 plantas que ajudam a fortalecer o cabelo :

1 - Babosa (Aloe Vera) 


- A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais á formação de proteínas , além de vitaminas A , C , E , B1 , B2 , B3 , B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais .
Tudo isto faz com que seja conhecida como a planta da saúde e beleza , pois os seus benefícios vão muito além da questão estética . A babosa é muito eficaz para o cabelo , com imenso poder hidratante , bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os cabelos , evitando ainda a queda e definindo os caracóis , deixando o cabelo com muita vitalidade e brilho . Mas vale ressaltar que somente a polpa da babosa deve ser utilizada , pois é nela que se concentram os seus benefícios e , dependendo da espécie , a casca pode conter substâncias tóxicas .
A babosa fortalece os cabelos , e evita a queda . Com o tempo a queda vai atenuando até que o couro cabeludo fique saudável . Para experimentarem os benefícios da babosa no cabelo , basta bater no liquidificador a polpa da babosa com 100ml de água . Aplicar a mistura no couro cabeludo , colocar uma touca e deixar actuar por pelo menos 30 minutos .
- Após este processo é preciso lavar o cabelo normalmente . A aplicação deve ser feita uma vez por semana , ou pelo menos a cada 15 dias .
- Outra opção é misturar a babosa com o creme hidratante . É possível passar a mistura no rosto , uma espécie de máscara e após secar deve-se lavar normalmente . Saiba mais (AQUI) acerca dos benefícios da babosa .


Por incrível que possa parecer esta planta tão comum está no topo das mais ricas em antioxidantes . Esses antioxidantes combatem os radicais livres , sendo portanto uma boa opção para a nutrição do cabelo . O alecrim é bom tanto para regenerar , travar a queda , quanto para estimular o crescimento do cabelo .
Tem uma acção "milagrosa" no combate á oleosidade do couro cabeludo , uma das grandes responsáveis pela queda capilar . Na realidade , essa é a grande função primária do alecrim no cabelo .
Vejam (AQUI) como utilizar o alecrim nos cabelos .







  A hortelã possui também propriedades antioxidantes , ajuda a conservar o colagénio da pele e cabelo . A hortelã é um anti-andrógeno potente . Especificamente ela se liga á testosterona livre no sistema . Esta é a testosterona não usada , que é armazenada no couro cabeludo onde se irá converter em DHT e fazer com que os folículos capilares morram .
A hortelã pode ser administrada de várias maneira . Chá de hortelã é a forma mais comum , embora só seja eficaz se for utilizada hortelã fresca , não processada . Também existem comprimidos de extracto de hortelã . Para uso tópico pode ser utilizado o chá de hortelã e o óleo essencial de hortelã  (AQUI) .




A bardana é uma planta muito conhecida na Europa e tem uma acção muito eficiente no combate da caspa , controlo de oleosidade e queda de cabelo . Possui uma acção antibiótica , hipoglicemiante , depurativa e alcalinizante , diurética , sudorífera , anti-dispéptica e tónico capilar .
A bardana aplicada directamente no couro cabeludo penetra no bulbo capilar , limpa e desintoxica melhorando a caspa e fortalecendo o cabelo . Contra a queda de cabelo é muito eficaz a decocção  obtida com 10gr de raiz de bardana cortada em pedaços pequenos e cozida em pouca água - quando a raiz estiver suficientemente mole , deve ser esmagada e reduzida a uma papa , com a qual se fricciona o couro cabeludo 1 vez ao dia . Podem também usar o extracto glicólico de bardana . 

8 comentários:

  1. Olá, Carla!

    Desconhecia algumas das propriedades destas plantas ...

    Obrigada pelo post, a guarda e aplicar.

    Beeijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia os benefícios da babosa, minha mãe passava a polpa no cabelo e ficava lindo, é uma planta realmente maravilhosa. Algumas das outras citadas não sabia de suas propriedades, adorei saber mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu só sabia da babosa, não sabia que tinham outras tão boas assim. Muito legal saber disso

    ResponderEliminar
  4. A babosa é a mais conhecida, mas gostei de saber mais sobre as propriedades da hortelã e do alecrim. Realmente as plantas tem muitos benefícios que nem conhecemos. Bem esclarecedor.

    ResponderEliminar
  5. Dica muito boa! Já usei muito a babosa e adoro. Não fazia ideia de que o hortelã e o alecrim tb ajudavam. Valeu a dica.

    ResponderEliminar
  6. Adorei saber :) a minha queda de cabelo começa logo em meados de agosto e dura até novembro, agora já sei que posso contar com estas plantas! Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei, vou experimentar. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar