Pink Stuff on Instagram

01 setembro, 2018

Organizar Sapatos - Ideias Para Arrumar Tudo !

Hoje trago um post diferente do habitual , são dicas de como organizar os sapatos .
Por vezes a maneira correcta de guardar o calçado costuma ser uma dívida e a situação acaba por poder ser uma tremenda desordem , então para preservar e garantir que fiquem em ordem resolvi procurar algumas dicas para facilitar a tarefa .
Partilho aqui algumas ideias que achei bastante funcionais e que poderão ajudar bastante na organização dos sapatos .

Aproveitem também para ver um post que fiz há algum tempo atrás sobre como organizar e conservas a maquilhagem (aqui) 

Dicas 

Não guardar em locais húmidos - Muitas vezes por falta de espaço , os sapatos são arrumados na casa de banho , mas a humidade existente neste local pode estragar os sapatos . A proliferação de fungos no tecido que compõe a peça pode acabar por estragá-los . Então levem em consideração a ideia de guardar sapatilhas , sapatos , sandálias e botas , em local seco e arejado .

Deixar apanhar ar - Ao retirar o calçado não guardar de imediato , além de poder ficar com um odor desagradável , a humidade dos pés fica nos sapatos e pode causar a proliferação de fungos . O ideal será deixar os sapatos a apanhar ar de um dia para o outro .

Cuidado com os materiais - Cada tipo de sapato é composto de um material diferente e isso vai implicar cuidados específicos . Então , antes de se desfazerem das caixas é indicado ler as instruções do fabricante e até guardá-las , sobre a maneira correcta de limpar a peça .

Dicas e Ideias Para Guardar os Sapatos 


- Esta dica é boa e barata ! Para guardar os sapatos que não têm saltos , podem usar cabides com molas da roupa e depois é só encaixar as sapatilhas e restante calçado raso .


- Caso não tenham espaço livre no guarda-roupa e procuram uma solução para organizar o quarto dá para seguir esta sugestão . Aqui foram aplicadas rodinhas na palete de madeira e foi colocada debaixo da cama , assim é só puxar e os sapatos estão todos dispostos e organizados .

  
- Ter espaço para cada par também é importante , e neste caso a solução foi colocar os sapatos em caixas de acrílico que deixam os modelos visíveis e fáceis de encontrar .

  
- Para guardar chinelos e sandálias a ideia é transformar cabides de metal em acessórios que penduram as peças aos pares .


- A escada transformada em estante é ideal para decorar e organizar o ambiente . Aqui a ideia é baseada na decoração com reaproveitamento . A escada antiga levou algumas tábuas de madeira que servem de apoio ao calçado .


- Manter tudo em caixas é uma óptima ideia . Para seguir esta ideia , podem forrar todas as caixas de uma só cor para manter o visual uniforme e colocar uma foto do item que está lá dentro , assim não precisam abrir todas as caixas para encontrar o que precisam . Outra solução é usar caixas de plástico com etiquetas de acordo com as características do item .


- Esta forma é ideal para aproveitar o espaço vertical . A palete é óptima quando o assunto é organização . Para aproveitar a madeira pendurar na parede e prender os saltos dos sapatos nas tábuas .
  
- Mais uma ideia simples e barata , aqui as garrafas pet foram cortadas e serviram de base para guardar os pares de sapatos separadamente .


- Para construir uma sapateira simples e barata , basta cortar canos de PVC e colar com cola quente . Além de deixar cada par no seu devido espaço , a sapateira ainda tem um design muito original .


- Os tubos mais finos são óptimos para calçado menor . Seguindo a mesma ideia anterior os tubos deste projecto foram forrados e unidos por clipes grandes , o resultado é um modelo alegre e colorido que pode fazer parte do ambiente . 


- Se vão organizar o calçado em prateleiras , uma boa solução é seguir esta inspiração . Intercalar os pares (colocar um pé direccionado para a frente e outro para trás) para deixar o modelo a toda a vista e distribuir por cores e estilo de sapato . 


- Se têm pouco espaço e não dá para organizar por caixas , aproveitem esta dica de usar sacos com uma borda transparente para deixar os modelos visíveis . 


- As caixas de arquivos , (sim, aquelas de escritório) também podem ganhar uma função nova , e aqui a proposta é colocar os sapatos aos pares dentro das caixas .


- Para guardar as botas , podem usar cabides com molas . Se o material do calçado for delicado coloquem um pedacinho de feltro na parte da mola para não marcar o tecido da bota .


- Aqui a ideia é instalar prateleiras na parede e depois organizar o calçado conforme a orientação que desejam seguir .


- Para as sapatilhas e sapatos baixos , a ideia é aproveitar o espacinho livre da parede e instalar pequenas prateleiras formando uma espécie de V . O resultado é óptimo e a ideia fica ideal para pequenos espaços .


- Uma maneira simples de deixar os saltos organizados é instalar barras ou até mesmo placas de gesso (tipo de acabamento de forro) para pendurar o calçado .


- Para guardar as botas de cano médio e alto , usar pedaços de esponja (pode ser daqueles dos flutuantes de piscina) para colocar dentro do cano e manter a estrutura da bota firme .


- Esta dica é simples e barata . Quando arrumarem as malas para viajar , usem toucas de cabelo descartáveis para colocar os pares de sapatos , assim não correm o risco de ficar com a roupa suja .


- Usando uma ideia de closet barato , dá para investir em prateleiras de arame para deixar o calçado organizado .


- Algumas ideias baratas e práticas para reaproveitar garrafões de plástico , latas e garrafas pet dá para deixar os sapatos organizados de uma forma simples .


- Para guardar sapatos em locais pequenos , dá para usar arame para fazer uma armação que sustente um pé sobre o outro . 


- Os móveis compactos e que já têm uma estrutura própria para guardar o calçado pode ser um óptimo investimento . Aqui o modelo ao ser aberto deixa todos os pares visíveis .


- Podem também procurar por este estilo de sapateira que parece uma malinha , e que tem um plástico transparente por cima . O modelo é super compacto e óptimo para guardar debaixo da cama . 


- Outra ideia é uma sapateira giratória . Aqui o modelo é redondo , e o facto de ter rodinhas é ideal para deslocar . Infelizmente o preço não é muito em conta , mas cabem 30 pares de sapatos e pode ser um bom investimento .

1 comentário:

  1. Olá, Carla!

    Não fazia ideia que existiam tantas formas, e algumas bastante económicas e originais, para guardar sapatos.
    Adorei especialmente aqueles em que se reutilizam materiais.
    Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar