Pink Stuff on Instagram

16 setembro, 2018

Evitar Compras Compulsivas


Todas nós adoramos fazer compras e por vezes acabamos por comprar coisas desnecessárias , que acabamos por acumular sem lhes darmos uso . Isto leva a gastos que podem ser evitados .
Se tomarmos alguns cuidados podemos evitar gastos desnecessários . Quando entramos numa loja ou supermercado e pegamos num produto e nos perguntamos se compramos ou não , estamos num "momento de escolha" na nossa cabeça . Se no caso de escolhermos "não" estamos no caminho certo . Mas se a única resposta é "sim" , então , com certeza estamos a gastar dinheiro desnecessariamente .
.
1 - Se não for necessário , não comprar - Se não for um item que realmente precisamos e ao qual vamos dar bastante uso , é deitar dinheiro fora . A melhor maneira de ter tudo sobre controlo é fazer listas do que realmente necessitamos - além da obrigatória lista de supermercado , devemos também fazer listas para roupas , cosméticos , livros , enfim de tudo o realmente usamos e nos faz falta .

2 - Se não compramos ao preço normal , não comprar em promoção - Convém não comprar algo que não compraríamos a um preço normal , só porque está em promoção . Nada de comprar coisas em promoção que não nos terá utilidade absolutamente nenhuma , só porque está em promoção . Aproveitar sim as promoções para adquirir coisas que realmente nos interessam e que a preço normal dificilmente conseguiríamos comprar . 

3 - Se não tiverem espaço para arrumar , não comprar - A casa é um espaço para viver e não um armazém para encher de tralha . Pode até ser uma peça de roupa maravilhosa , mas se têm o guarda.roupa a "abarrotar" , não comprem , desfaçam-se primeiro daquilo que já não usam há mais de 1 ano . A mesma regra aplica-se a móveis , livros , objectos de decoração , etc - se não existir espaço em casa não comprar .

4 - Se não for exactamente aquilo que procuram , não comprar - Quantas vezes vamos a uma loja comprar uma saia de que realmente precisamos mesmo , e saímos de lá com um vestido , 1 par de calças e 2 tops ...?!?! - ou porque era mais barato , ou porque já não temos paciência para procurar mais e queremos despachar o assunto ... 
E muitas vezes quando não é aquilo que procurávamos , acabamos por pôr de lado e não usar . Também não devemos comprar se não servir , com aquela velha desculpa "vou emagrecer , depois serve".

5 - Fazer orçamento - Ao definir no inicio de cada mês o que podemos gastar em - comida , roupa , cosméticos , livros , etc e nos mantivermos fiéis ao orçamento , muito dificilmente acabamos por comprar itens desnecessários . Teremos que ser conscientes em relação aos gastos e fazer uma reflexão sobre se vale mesmo a pena . Fazer as contas dos gastos reais , separar o dinheiro em envelopes , incluindo as contas fixas que temos que pagar mensalmente , e nunca gastar mais do que está nos envelopes . De inicio pode parecer confuso e difícil de resistir á tentação de gastar mais do que o estipulado . Mas se encaramos isto como um exercício como uma melhoria pessoal , ao fim de algum tempo tornará-se uma rotina natural .

6 - Atenção ás newsletters publicitárias - Existem newsletters que nos podem ser de grande utilidade - mas por outro lado , outras na verdade só nos incentivam a comprar coisas das quais não precisamos , ou porque nos fazem cair na tentação de um cupão de desconto que nos parece bom demais para ignorar , ou nos fazem apaixonar por determinado artigo . O melhor nesta situação é cancelar todas as subscrições que não vos sejam úteis e uma mais valia , evitando assim despesas desnecessárias .

7 - Cuidado com as digital influencers - Hoje em dia , o termo digital influencers está muito na moda , mas na verdade ao vermos algumas publicações nas redes sociais pode nos incentivar ao consumo . Há que saber separar as coisas , por exemplo , se determinada influencer fala numas sombras e vocês já têm um monte delas em casa , é óbvio que não vão comprar mais , mas se por outro lado for um produto que procuram há algum tempo e a crítica ao produto for favorável e útil a evitar que gastem muito dinheiro a experimentar várias diferentes , então aproveitem a dica .

8 - Passeios em centros comerciais , não ! - Quando não se consegue controlar a vontade de comprar tudo o que nos aparece á frente , então os passeios ao shopping e as visitas a lojas online são de evitar . Porque na maioria das vezes acabamos por comprar coisas sem utilidade nenhuma . Se tivermos que ir ao shopping , que seja com a intenção de realmente comprar algo que nos seja imprescindível , ou para procurarmos algo que não encontramos nos sítios habituais , e convém também não ir acompanhada por pessoas que incentivam a comprar . Tentem fazer isto apenas uma vez por semana , façam uma lista de comprar e respeitem-na . Ao elaborar um menu com as refeições semanais , também evitam compras desnecessárias .

9 - Fazer uma lista do que realmente é importante para vocês - Pode ser uma viagem , um carro novo , uma entrada para comprar uma casa , estas coisas são uma prioridade e onde provavelmente preferimos gastar o nosso dinheiro , ter sempre isto em mente , ajuda a evitar desperdiçar dinheiro no que não é importante .

10 - Por cada produto que entra , outro tem que sair - Esta regra aplica-se só á roupa , cosméticos , livros , etc - sempre que comprarmos um destes objectos , outro da mesma categoria terá que sair de casa . Com isto vamos avaliar se ao levar o produto novo para casa vale a substituição do que já temos ou se preferimos ficar com o que temos , levando-nos assim a pensar muito bem na compra .          

7 comentários:

  1. Tenho de começar a aplicar mais a regra 10.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Tenho tentado ser mais cautelosa, e vou muito menos ao shopping ver as lojas!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/09/tudo-sobre-o-meu-balayage.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com a regra de não comprar em promoção o que não compraríamos no preço normal. Adoro os saldos mas tenho que realmente gostar do que estou a comprar.

    Beijinhos! https://danielaamaroo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla! Sigo religiosamente muitas das dicas. Sou muito contida nas minhas aquisições. Beijo

    ResponderEliminar
  5. "Se não for necessário não comprar" eu acho que me falta muito isto ahahah De momento as minhas compras compulsivas são livros!

    Confesso que o 2 é uma regra que sigo mais ou menos pois há livros que eu não compro no preço normal porque espero pelas promoções xD O mesmo acontece com roupa mais cara, só compro na altura das promoções ahah

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
  6. Eu amo maquilhagem e vejo tantos sites de maquilhagem, e por vezes é dificil dizer: NÃO!
    mas tenho conseguido me controlar neste aspeto eheh

    ResponderEliminar