Pink Stuff on Instagram

28 agosto, 2018

Óleo Essencial De Alecrim


O alecrim é uma planta com um cheiro forte e agradável . O óleo essencial de alecrim possui uma série de propriedades terapêuticas . Além de ser benéfico para a saúde é excelente também para cuidar da pele e cabelos .

Propriedades Terapêuticas Do Alecrim 

- Adstringente , estimulante do córtex supra-renal , analgésico , antisséptico , antidiarreico , estimulante gral , tónico cardíaco , carminativo (ajuda nos gases intestinais) , anti reumático , antinevrálgico , antigota , estimulante cerebral , sudorífero , parasiticida e cicatrizante .  

Utilidades Do Óleo Essencial De Alecrim 

Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim estão relacionados á sua acção estimulante para melhorar a memória , a concentração , além de aliviar dores de cabeça .
Na pele, este produto ajuda  a aliviar os sinais de acne e celulite . No couro cabeludo , as propriedades do alecrim ajudam no combate á caspa , além de promover o crescimento do cabelo .

Como tratamento alternativo , o óleo pode ser útil para quem sofre de enxaqueca , tensão baixa , retenção de líquidos e problemas no aparelho respiratório . Além disso , a massagem com este óleo também ajuda a melhorar a circulação , pois tem um efeito calmante e diurético .

Assim como o chá feito com o alecrim , o óleo de alecrim também conta com propriedades calmantes para aflições emocionais . Estimulando o córtex adrenal , este produto é capaz de aliviar os sintomas da depressão e da exaustão nervosa .

Como Utilizar O Óleo Essencial De Alecrim 



Nunca utilizar este óleo essencial puro na pele . Para massagens , usar sempre com um óleo carreador . Para inalação , podem ferver água e numa chávena adicionar algumas gotas de óleo e respirar o vapor libertado profundamente . Outra opção é utilizar um aromatizador (á venda em casas especializadas) .

- Sistema Circulatório - Banhos e massagens .

- Sistema Hepático - Aplicações locais , banhos e massagens . 

- Sistema Nervoso - Inalações , banhos e massagens .

- Sistema Digestivo - Aplicação local , compressas , banhos e massagens . 

- Músculos e Articulações -  Compressas , massagem local e banhos . 

Alecrim Para A Queda De Cabelo 

O óleo essencial de alecrim pode ser um bom tratamento auxiliar para a queda de cabelo .

Sabemos que a queda de cabelo pode ser causada por vários factores , mas um dos factores que mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres , que provocam um envelhecimento acelerado das células , por consequência , a degeneração do folículo capilar .  

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes , os quais combatem os radicais livres , sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema .

Deste modo podemos dizer que o alecrim é bom tanto para regenerar , tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo .

Outra das principais causas da queda de cabelo é o excesso de sebo presente no couro cabeludo , assim como a presença de DHT (hormona responsável pela queda de cabelo , principalmente nos homens) . É certo que alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos provaram que também pode diminuir a acção hormonal do DHT . 

Como Utilizar O Óleo Essencial De Alecrim Nos Cabelos ? 


- Fazer uma infusão com folhar de alecrim bem forte . Fazer pouca quantidade , cerca de 100ml . As folhas tanto podem ser usadas secas como ainda verdes , deixem-nas na infusão até que a sua cor fique amarela /desidratada (para que as suas propriedades sejam extraídas) .

Colocar o chá num borrifador e adicionar 10 gotas de óleo essencial de alecrim . Misturar e borrifar em todo o couro cabeludo massajar bem para que o produto penetre bem no couro cabeludo .
Pode ser usado , tanto no cabelo seco como no cabelo molhado .
Evitar o uso no comprimento do cabelo , usar somente no couro cabeludo -

Fazer esta massagem 3 vezes por semana , prolongar o tratamento por 6 meses para notar uma diferença visível .

Contra indicações Do Uso Do Óleo Essencial De Alecrim :

Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim o seu uso é contra indicado durante a gravidez , em crianças com menos de 7 anos , epilépticos e hipertensos .       

3 comentários:

  1. Adoro!
    Óleo de alecrim tem um cheirinho tão bom e tem tantas propriedades <3

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderEliminar
  2. Amei a resenha, eu uso alecrim a anos e não deixo de usar e tem muitas propriedades.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Adoro alecrim, uso no azeite. Vou fazer para o cabelo! Obrigada!

    ResponderEliminar