Pink Stuff on Instagram

27 setembro, 2018

Tratamento Para Rugas E Linhas De Expressão - Botox


O tema de hoje é acerca do Botox . Um assunto que por vezes causa alguma polémica , não que eu seja apologista deste procedimento , mas ao ler um artigo bastante completo e elucidativo sobre o assunto , achei por bem deixar aqui algumas informações acerca do procedimento .

O Que É O Botox ? 

- A toxina botulínica , popularmente conhecida como Botox , é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum . É a mesma bactéria causadora da doença do botulismo , mas a toxina industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença . A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região . 

- O Botox tornou-se a primeira toxina registada e , desde então tem recebido um numero progressivo de indicações estéticas e terapêuticas , como no uso do tratamento para a hiperidrose .

- Existem diversos nomes comerciais , o Botox é apenas o nome mais conhecido da toxina botulínica , (exemplos de outros nomes ; Dysport , Xeomin , Botulifit) 

O Botox Pode Ser Usado Em Todo O Tipo De Rugas ? 



Não . Os dermatologistas recorrem a esta técnica para suavizar as rugas dinâmicas , ou seja , aquelas que ficam muito marcadas devido á movimentação dos músculos da face , como as da testa e os pés-de-galinha . Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês , por exemplo) , há outos recursos , como o preenchimento á base de ácido hialurónico . 

O Rosto Pode Ficar Sem Expressão ? 

- A forma de uso da substância evolui muito nestes últimos anos . Há alguns anos , dava , sim um visual congelado . A tendência agora é deixar a aparência bastante natural . Isto vai depender da quantidade do material injectado em cada região , da técnica e do senso estético do dermatologista . Por isso , faz toda a diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o rosto de forma individual , já que não há uma receita única para a aplicação da substância . 

A Partir De Que Idade Se Pode Começar A Usar ?

- Os médicos dizem que , mais importante do que a faixa etária da paciente , é saber se ela realmente precisa do tratamento . Mulheres jovens (30 anos em média) com tendência genética á formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva , ao relaxar determinado músculo , a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos . 
Mas este uso ainda é polémico , como sempre , vale o bom senso médico e do paciente .



Qual A Principal Vantagem Do Botox ?

- Ao contrário de cremes que não eliminam as rugas e linhas de expressão (VER AQUI) , a aplicação do Botox traz resultados mais visíveis . O Botox é um dos únicos tratamentos que de facto minimiza as aparentes rugas e linhas de expressão e ainda actua na prevenção do envelhecimento da pele .

- No caso das linhas de expressão o benefício dá-se de duas maneiras :

1 - De forma preventiva - Como a contracção muscular é paralisada não haverá formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Botox .

2 - Na reparação - Como o Botox tira a tensão da musculatura , as rugas causadas por esses músculos , são amenizadas . 

Quando Se Nota Os Resultados Da Aplicação Do Botox ? 

- O resultado da aplicação do Botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a pertir do momento da aplicação . Os resultados tornam-se mais pronunciados em até duas semanas .
A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses . No entanto , o tempo de aparecimento dos resultados e a sua duração variam de caso para caso .

Profissionais Que Podem Aplicar O Botox :



- Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com Botox . Verificar sempre a formação e certificação do vosso médico antes de se submeterem a procedimentos . O preço varia conforme a marca e a quantidade a ser usada no paciente .

Contra Indicações Do Botox :

- O Botox , assim como todos os medicamentos , é contra indicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente da sua formulação . Mulheres grávidas ou em amamentação , portadores de doenças neuromusculares , imunológicas , e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes , aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular ) não devem ser tratadas com esta substância .

Vou Sentir Dor Ao Fazer O Botox ? 

- Sentirão as picadas da agulha , mas quem já fez diz que é suportável . As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injecção .

Usos Terapêuticos Do Botox :
- Além do uso estético , o Botox pode ser usado para uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperactiva  , espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva) , distonias , enxaqueca (migrânea crónica) , estrabismo e blefaroespasmo . 

1 comentário:

  1. Olá, Carla! Já tenho 44 anos ... mas tenho rugas de expressão ditas normais ... mas se se tornarem profundas saberei lidar bem com elas ... Acho!!!
    Beijo

    ResponderEliminar