Pink Stuff on Instagram

03 setembro, 2018

O Poder Dos Óleos Essenciais - Aromaterapia


O termo aromaterapia é aplicado a um ramo da fitoterapia : pelo nome , aroma significa cheiro agradável , e terapia tratamento que visa a cura de uma indisposição mental ou física . É uma prática terapêutica em que se utiliza as propriedades  dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e harmonia pessoal .

O Que São Óleos Essenciais ?

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas , que possuem princípios activos de acordo com as suas composições químicas . Dependendo da planta , o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma , cor e densidade .
Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele , através de massagem , cremes , loções , gel ou puro através da inalação . O seu objectivo é proporcionar bem estar físico e emocional , já que possui diversos componentes químicos e terapêuticos .

Em geral são necessários muitos quilos de plantas para extrair uma quantidade pequena de óleo essencial .
Por exemplo para extrair 1 litro de óleo de lavanda , são necessários 350kg de flores de lavanda .

Para Que Servem Os Óleos Essenciais ?


O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica , terapêutica e cosmética . A fitoterapia e aromaterapia devem a sua fama ao uso de substâncias odorantes .
Alguns óleos essenciais são muito conhecidos pelas suas propriedades medicinais : o óleo de cravo - da . índia é um analgésico muito poderoso , bastante utilizado na medicina dentária ; o de lavanda e o de tea tree servem como anti-séptico . 

No campo da cosmética , eles servem para perfumar produtos como shampoo , sabonetes , cremes , entre outros e também estão presentes em dose moderada em produtos de cuidados . Os óleos estão por toda  a parte , até mesmo em detergentes e produtos de limpeza , que recorrem ás suas virtudes aromáticas e suavizantes .



Benefícios Dos Óleos Essenciais 

Além dos benefícios físicos e emocionais quando utilizados na aromaterapia , os óleos essenciais também possuem aplicações medicinais excepcionais .

Muitos óleos essenciais são anti-sépticos e estão entre os mais potentes protectores da natureza contra as bactérias e outros organismos infecciosos .

Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas , podendo ser utilizadas de forma eficaz para manter a saúde , estimulando a regeneração celular , aliviando dores , equilibrando as disfunções emocionais e combatendo bactérias , fungos e outras formas de infecções . Além de proporcionar alivio do stress , aumenta  a energia e aumenta a concentração mental .

Os óleos essenciais têm uma lista quase interminável de usos terapêuticos , e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano .

Formas De Utilização Dos Óleos Essenciais 

 O facto dos óleos essenciais estarem em concentrações muito elevadas , exige cuidados e conhecimento .

Existem inúmeras formas de aplicação nos quais os óleos essenciais podem ser utilizados e a forma mais adequada será sempre circunstancial , quer dizer , depende de cada situação . Alguns dos usos mais comuns :

1 - Massagem Aromática    

- A massagem aromática combina as vantagens da massagem terapêutica com a eficiência do uso dos óleos essenciais . Faz-se uso de massagens com óleos essenciais quando se pretende redução do stress , relaxamento muscular , estimulo da circulação , tratamentos depurativos e analgesia local .
A massagem terapêutica com óleos essenciais (sempre diluídos com óleo carreador - 30 a 40 gotas de óleo essencial para 100ml de óleo vegetal carreador ) estimula a circulação sanguínea , e assim incrementa o suprimento de oxigénio e nutrientes ás células . Estimula intensamente o sistema linfático e activa a secção límbica do cérebro .

 2 - Difusão 

- A difusão consiste em volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o individuo está em repouso como um excelente complemento ao tratamento fitoterápico .
Ás vezes a difusão é fundamental pelas respostas rápidas e pelo relaxamento adequado que propícia .
Existem vários modelos de difusores . De maneira geral , o seu principio de funcionamento consiste através de uma fonte de calor - que pode ser eléctrica ou a chama de uma vela - elevar a temperatura do óleo essencial para que este se volatilize , espalhando - se pelo ambiente .

3 - Inalação Directa 

- A inalação consiste na absorção directa do óleo essencial volatilizado . É indicada , principalmente , para casos de afecções das vias respiratórias e da pele , e para uma rápida alteração do estado emocional . Pode ser conduzida através do banho de vapor facial ou através de inalação a seco .
O banho de vapor facial consiste em colocar água quente num recipiente e acrescentar algumas gotas do óleo essencial indicado . Em seguida , cobre-se a cabeça com uma toalha , envolvendo o recipiente , formando uma camera de vapor em volta do rosto , este vapor aromático deve ser inalado por cerca de 10 a 20 minutos (6 a 8 gotas de óleo essencial por litro de água ) .

4 - Escada - Pés 

- É o banho de imersão dos pés num recipiente com água quente e óleos essenciais (10 gotas de óleo essencial para 5 litros de água ) , e deve ter um nível de água até á parte mais inferior das pernas (músculo das pernas) .
O aquecimento dos pés permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem , recebendo mais sangue e assim reduzindo , consequentemente , a congestão em outras partes do corpo . Escalda-pés são especialmente recomendados nos casos de insónia , congestão , dores de cabeça , menorreia , gripes , constipações , entre outros .

5 - Compressas Aromáticas 

- As compressas aromáticas são especialmente indicadas para uma determinada região especifica do corpo , e çpodem ser feitas frias ou quentes , em função do tratamento (2 gotas de óleo essencial para meio litro de água) .
As compressas frias são indicadas para casos de dores de cabeça , febres entre outros .
As compressas quentes são recomendadas para a maturação de abcessos , cólicas , dores de ouvido , dores reumáticas e musculares entre outros .
Consegue-se , deste modo , acelerar o processo pelo estimulo á acção sistemática (de penetração nos tecidos) propiciada pelo óleo essencial .

6 - Uso Cosmético 

Cosméticos orgânicos e naturais utilizam óleos essenciais nas suas composições . São eles que proporcionam um delicioso aroma natural , além de ajudar com as suas propriedades terapêuticas (se um produto utiliza aromatizantes sintéticos - não pode ser considerado um produto natural) .

O Que São Óleos Carreadores (Óleos Vegetais) ?


O óleo vegetal carreador é uma gordura extraída das plantas (geralmente das sementes) , que na aromaterapia é utilizado como base , como substrato para a diluição dos óleos essenciais que , sozinhos , são muito concentrados . Por exemplo , ao fazer uma massagem contra a celulite e gordura localizada , são utilizados os óleos essenciais com um óleo vegetal carreador , para criar uma mistura diluída que possa ser aplicada na pele .

Além de servir como base , os óleos vegetais possuem diversas vitaminas que nutrem e hidratam profundamente a pele e cabelos e podem ser utilizados sozinhos em tratamentos estéticos corporais (ex; semente de uva ver aqui ) , faciais (ex; rosa mosqueta ver aqui ) , e capilares (ex; argan) .
Os óleos essenciais podem ser diluídos , não só em óleos vegetais , mas também em cremes ou gel de base neutra .

Quais São Os Óleos Essenciais Mais Usados ?

É o óleo mais usado na aromaterapia , e o mais versátil . É o óleo número um no combate ao stress e nas tensões nervosas . Excelente no tratamento da insónia ; basta uma gota no travesseiro para que os seus efeitos sejam sentidos . Combate a ansiedade e a depressão . Alivia dores musculares e hematomas . É anti-séptico e um excelente antídoto contra as picadas de abelha , formigas e outros insectos . Eficaz contra queimaduras do sol ou por combustão aliviando a dor , cicatrizando e regenerando a pele .
Como é hipoalergénico, pode ser usado no banho dos bebés : duas gotas diluídas em leite são o suficiente para cuidar de pequenas irritações da pele , além de acalmar . No escalda -pés , relaxa e revigora os pés , calcanhares e tornozelos .
Fornece alivio imediato nas cólicas menstruais e estomacal . Excelente para a pele e queda de cabelo (saibam mais sobre este óleo aqui ) .



Melaleuca (Tea Tree) , boa para quase todos os tipos de infecções . Excelente no combate aos problemas de pele , sobretudo aqueles provocados por fungos . Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos . Muito eficaz no tratamento de micoses das unhas , aftas , dores de dentes , dor de ouvido , candidíase , psoriase , frieiras , calos , furúnculos , herpes (labial , genital) e no tratamento de acne . Fortalece o sistema imunológico . Desodoriza os pés , combate o mau hálito , (para saber mais acerca deste óleo ver aqui ) .



 Bom para quem sofre de tensão baixa , tonturas ou fraqueza . Estimula a circulação , na massagem capilar , previne a queda do cabelo , combate a caspa e é indicado para cabelos ressequidos . É um óptimo antídoto contra o stress . Muito usado no pré e pós operatório , para realização de drenagem linfática . Aumenta a memória e a concentração . O seu aroma combina com ambientes de trabalho (para saber mais sobre este óleo ver aqui  ) .







Eucalipto (Eucaliptus Globuius) , excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias , como constipação , congestão nasal , rinite , dor de garganta , asma e bronquite . Também fortalece o sistema imunológico . É um poderoso desinfectante de ambientes , purificando o ar contra fungos e bactérias e actuando como repelente de insectos (para saber mais sobre este óleo ver aqui ) .



Laranja (citrus sinensis) , estimula o metabolismo celular e as funções digestivas agindo como tónico estomacal . Por apoiar as funções renais e da bexiga é indicado no tratamento de disfunção destes órgãos . De aroma extremamente agradável , envolvente e suave , é apropriado para o uso infantil , principalmente nas questões referentes a alimentação , medo irritação e nervosismo ou quando o intuito é chamar a atenção . Descongestionante linfático , é excelente para ser usado durante a drenagem linfática , diluído em óleo vegetal de abacate tem uma acção hipotérmica combatendo a febre . Fortalece cabelos quebradiços .



- O assunto aromaterapia é muito vasto , mas espero ter passado uma ideia com esta pequena introdução .

ATENÇÃO : Os óleos essenciais não são remédios , em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes .
Os óleos essenciais não devem ser ingeridos .    

         
       

12 comentários:

  1. Adorei saber mais sore. Óleos essenciais realmente são muito bons!

    - Conheça meu blog:
    http://meubaudeestrelas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caramba, não sabia que esses óleos tinham tantos benefícios! Só usava eles por conta do aroma e da sensação que ficava na pele!

    ResponderEliminar
  3. Amo óleos essenciais.Eles trazem varios beneficios!Fora os cheiros agradáveis que eles tem,amoo!!

    ResponderEliminar
  4. Achei o seu post muito interessante :*
    Segui-a, pode-me seguir de volta? www.tudosoblinhas.blogspot.com :*

    ResponderEliminar
  5. Oi, tudo bem ?

    Nossa, que post maravilhoso, super amei aqui saber os benefícios e as dicas como massagem e etc.

    ResponderEliminar
  6. Já conheço os benefícios dos óleos essenciais e não fosse o valor dos mesmos, confesso que os usaria constantemente!
    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  7. Oi, Carla. Tudo bem?

    "Tratamentos" com produtos naturais estão sendo muito bem aceitos. Q bom! Ainda que ainda que muitas pessoas estejam bem céticas em relação a isso, há um grande número se permitindo ao menos conhecer. Eu já fiz duas sessões de massagem terapêutica (acho que é assim que chama) com esses óleos e foi maravilhoso. Espero que mais pessoas se permitam porque é ótimo!

    Bjão,
    Diego França ~ Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderEliminar
  8. Adorei esse post, não sabia de todas as propriedades dos óleos, sabia que eram bons, mas você explicou tudo de uma forma tão didática, amei!

    ResponderEliminar
  9. Olá!!
    Que post legal. Eu não tinha ideia do tanto de coisas boas que conseguíamos fazer com óleos essenciais. Aqui em casa a minha mãe é super adepta de produtos naturais e até tem uns óleos desses para massagem, eu só não sei quais são rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dos óleos essenciais. Aqui em casa, usamos muito. Às vezes até na lavagem de roupa. E também usamos nos cosméticos naturais que minha esposa faz, sobretudo no shampoo, no condicionador e no creme de pentear que produzimos -- há alguns anos não usamos em nossos cabelos nada industrializado, e nosso cabelo melhorou demais.

    Ensaio Aberto | Teofilo Tostes

    ResponderEliminar
  11. Eu ando apaixonada pelos óleos essenciais. Já utilizo e confesso que virei já não passo sem. Só tenho pena do elevado valor, mas sempre que posso lá vem mais um morar cá para casa. Adorei o teu post. Super detalhado e carregado de informação.

    ResponderEliminar
  12. Embora eu nunca tenha usado nada do tipo, sei que os benefícios são grandiosos...Ótimo post! Riqueza de informação.

    ResponderEliminar