Planta nativa da América do Norte , a jojoba é parecida com um arbusto . O fruto dado pela jojoba é parecido com um feijão , esverdeado e oval , quando retirada a casca , apresenta sementes no seu interior .
A partir da semente da jojoba é possível extrair o óleo . A produção do óleo de semente de jojoba era apenas um interesse das tribos nativas americanas , sendo usado para tratar ferimentos e problemas de pele . Depois , devido aos seus diversos benefícios o seu uso tornou-se muito mais amplo , principalmente na industria cosmética .
As sementes são colhidas manualmente . As cascas são retiradas e as sementes são prensadas a frio . A extracção do óleo vegetal , que também é conhecido como cera liquida . A prensagem a frio não interfere na composição do óleo , mantendo assim todos os seus nutrientes .
Composição Do Óleo De Jojoba
- O óleo de jojoba é composto por vitaminas A , B1 , B2 , e E , ácido mirístico , mas a sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida , presente em 96% do óleo . A ceramida é um tipo de lípido encontrado naturalmente entre as escamas dos cabelos .
- Além das propriedades emolientes e umectantes da ceramida , a vitamina E presente no óleo confere-lhe um efeito antioxidante , e o ácido mirístico proporciona acção anti-inflamatória e protege contra irritações .
- O óleo de jojoba é fonte de vitaminas do complexo B , como o caso da vitamina B5 . O nutriente , que também é conhecido pelo nome de ácido pantotênico , ajuda no tratamento de reacções na pele causadas pela radioterapia , além de poder acelerar o processo de cura de cortes e feridas .
Benefícios Para A Pele :
- Excelente para tratar a pele seca , a pele absorve o óleo rapidamente sem a deixar pegajosa .
- O óleo de jojoba , por ser composto de ésteres de cera , é muito semelhante ao sebo produzido pela pele humana , sendo facilmente absorvido e dificilmente provocar algum tipo de alergia . Ele tem a capacidade de regular a produção de sebo , provocando um equilíbrio para que não haja um excesso ou falta de produção . Por esta razão , o óleo é muito utilizado nos cosméticos para tratar borbulhas , controlar a oleosidade e também hidratar a peles secas .
- Previne o aparecimento de linhas de expressão e ajuda na cicatrização da pele .
- Previne o envelhecimento precoce da pele .
- Efeito anti-microbiano , impede o desenvolvimento de infecções bacterianas e fúngicas na pele .
Benefícios Para O Cabelo
Entre os benefícios do óleo de jojoba ainda estão os de ajudar a reabastecer a hidratação dos cabelos , melhorar a estrutura dos fios , tratar o couro cabeludo seco e combater a caspa .
Ele também é apresentado como algo que pode auxiliar na suavidade e brilho dos cabelos , além de contribuir para a eliminação do frizz de maneira natural .
No couro cabeludo , resíduos do condicionador , cremes e outros produtos podem acumular-se e quando a limpeza não é feita adequadamente as películas ficam juntas umas ás outras na superfície , dificultando a troca de células e o sebo fica encravado , provocando o endurecimento das películas .
O facto é que o sebo encravado no couro cabeludo impede o crescimento dos fios . O óleo de jojoba ajuda no crescimento dos cabelos . O facto é que o óleo dissolve o sebo desobstruindo e oxigenando o couro cabeludo , que fará com que o cabelo cresça .
Além disso , o óleo é lubrificante , umectante e emoliente , que amacia e nutre os cabelos quebradiços e é óptimo no tratamento da caspa . Como umuctante , pode ser usado antes da lavagem dos cabelos , puro ou misturado com cremes hidratantes .
É bom contra a caspa - para dissolução dos sebos , deve ser aplicado somente na sua forma pura , directamente no couro cabeludo , massajando-o . Também pode ser usado como finalizador , com apenas duas gotas de óleo aplicadas nas pontas dos cabelos , as pontas espigadas e o frizz são amenizados .
Como Usar O Óleo De Jojoba No Cabelo :
Como agente de limpeza - Antes de lavar os cabelos pingar algumas gotas do óleo de jojoba em todo o couro cabeludo . Massajar bem e deixar agir por 10 minutos . Lavar os cabelos normalmente . O óleo ajuda a eliminar restos de sebo que fica nos folículos pilosos . As suas propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias , ajudam a manter o couro cabeludo saudável .
Proporciona brilho e maciez - O óleo ajuda a repor e manter a humidade natural do cabelo saudável , devolvendo a luminosidade e brilho . Ao lavar os cabelos , separar uma quantidade de condicionador e adicionar 3 gotas de óleo de jojoba . Misturar e passar no cabelo . Em seguida enxaguar .
Estimula o crescimento - O uso habitual do óleo de jojoba o torma um excelente remédio natural que ajudará o cabelo a crescer de forma mais saudável . O óleo de jojoba tem a capacidade de abrir os poros , eliminando os depósitos de sebo que não deixam as novas células capilares multiplicarem-se normalmente . Separar uma colher de sopa de óleo de jojoba e acrescentar 2 gotas de óleo essencial de alecrim (AQUI) e 1 gota de óleo essencial de cedro . Passar no couro cabeludo massajando bem . Deixar actuar por 10 minutos , em seguida lavar os cabelos normalmente .
Melhora a aparência das pontas ressequidas - Antes de dormir , colocar umas gotinhas de óleo nas pontas e massajar levemente . Repetir o processo diariamente até melhorar .
Melhora a aparência das pontas ressequidas - Antes de dormir , colocar umas gotinhas de óleo nas pontas e massajar levemente . Repetir o processo diariamente até melhorar .
Olá, Carla!
ResponderEliminarConhecia as propriedades do jojoba relativas ao cabelo, no que respeita à pele não ...
Obrigada, beijinhos