Pink Stuff on Instagram

25 agosto, 2018

Benefícios do Pepino


A composição do pepino é basicamente água . A água do pepino ajuda no controlo da temperatura do corpo e nos processos orgânicos , oferecendo nutrientes para as células e eliminando as impurezas . 

- Possui fibra e é importante para o sistema digestivo . É um poderoso tónico para o fígado e rins , além de dar força aos cabelos e unhas - graças ao seu alto teor de silício . 

- O pepino é alcalino , calmante , refrescante , emoliente , laxante , estimulante e contém minerais .

- Além disso , o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais - Ele é rico em potássio , o que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade ás células que compõem a pele . Isto resulta em rejuvenescimento da epiderme , especialmente a do rosto . 

- Além da polpa , a casca e as sementes também podem ser ingeridas e são ricas em fibras e em betacaroteno , que contribuem para a saúde dos olhos , pele e dos cabelos . 


Benefícios do Pepino 

- Consumir pepino reduz os níveis de ácido úrico do organismo , mantendo os rins a funcionar em equilíbrio , ajudando também a dissolver os cálculos renais . 

- Melhora a contracção e saúde muscular , por conter potássio e magnésio . 

- Melhora a circulação sanguínea por ser rico em água (96% da sua composição) .

- O pepino fresco alimenta , hidrata , alivia um pouco a vontade de mastigar em momentos de ansiedade . Toda a sua água actua como uma "vassoura" varrendo para fora as toxinas do organismo . 

- Melhora o trânsito intestinal .

- É rico em flavonóides e lignanos , que são antioxidantes poderosos . 

- O pepino contém vitamina E , além de ter uma boa capacidade de regular o pH natural da pele , fazendo com que seja um bom remédio contra as queimaduras solares e cicatrizes . Os antioxidantes favorecem a regeneração celular e diminuem os danos causados pelos radicais livres . 

- Melhora a saúde do coração por ser rico em potássio . 

Sistema Digestivo 

O alto teor de fibras do pepino mantém o funcionamento do sistema digestivo e ao contrário de muitos outros alimentos ricos em fibras , ele é equilibrado com uma reserva própria de liquido .
O seu consumo pode diminuir ou prevenir a prisão de ventre causada em geral pela falta de ingestão de líquidos . O pepino também ajuda em casos de diarreia , pois , além de
hidratar , repõe minerais essenciais .

Sumo de Pepino 

O sumo de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga . 
Ele também tem uma acção purificante e serve para eliminar a gordura da pele . O sumo é conhecido por ser um óptimo diurético . Ele auxilia nos casos de tensão arterial , nas doenças dos dentes e gengivas . 
Além disso , pode ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa . 

Receita : 

- 2 Pepinos
- Salsa q.b
- 1 Laranja
- 1 Pedaço de Gengibre

- Bater tudo no liquidificador , se preferirem acrescentem um pouco de água e coar . Beber de seguida . Este sumo pode também ser usado na pele e couro cabeludo .



      Dicas de Consumo 

O pepino vai muito bem em pratos como saladas , sopas frias ou quentes e em conservas . Deve ser consumido ainda verde , pois quando amadurece torna-se fibroso , perde a crocância e as sementes ficam duras e ásperas .
Para saber se está no ponto , a casca tem de ter uma cor viva e brilhante . Para obter estes benefícios , deve-se consumir o pepino em quantidades de 1 a 3 unidades por semana . Deve ser , sempre que possível orgânico .    

3 comentários: