Pink Stuff on Instagram

27 agosto, 2018

Pele Mista - Cuidados



A principal característica da pele mista , é a excessiva oleosidade na chamada zona T (testa , nariz , queixo) . Nesta zona , os poros apresentam uma maior dilatação . Enquanto que no restante rosto , a pele apresenta características de desidratação , ou seja , é seca . 

A pele mista apresenta um desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas . A pele possui uma espessura fina , cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência á descamação . Em certas regiões (secas) , é necessário um cuidado maior com a hidratação . 

Características Da Pele Mista  

Nem oleosa , nem seca , a sua principal característica é de ser uma pele brilhante , com poros dilatados e excesso de oleosidade , principalmente na zona T (região da testa , nariz e queixo) , e normal ou ressequida e opaca  nas outras áreas da face .  

Limpeza 

- Este tipo de pele deve ser limpa duas vezes por dia , com gel , espuma em mousse ou leite de limpeza . Para controlar a oleosidade , recomenda-se aplicar um tónico ou adstringente na zona T . O ideal é que o adstringente seja sem álcool , para não causar ardor .

Hidratação 

- O uso de hidratantes estimulam a renovação celular , protegendo a pele do envelhecimento precoce . Aplicar um hidratante próprio para pele mista duas vezes por dia . Espalhar com movimentos circulares e delicados até que esteja completamente absorvido . O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou oil-free . Na ausência de ambos , é necessário aplicar um para pele oleosa na zona T e outro para pele seca no restante . 

Protecção 

- A causa número um das rugas é a exposição solar . A radiação solar destrói as fibras de colagénio , responsáveis por dar a sustentação e firmeza á pele , além de provocar manchas , sardas e até cancro de pele .
Por isso , o protector solar é indispensável mesmo que não exista exposição solar , o factor nunca deve ser menos de 30 , é indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou que tenham oque seco ou matte .

Esfoliação 

- Deve ser realizada apenas uma vez por semana , e somente na região da testa , nariz e queixo . Se aplicar o esfoliante nas regiões mais secas , a pele ficará mais ressequida e sensível , podendo até magoar . 

Máscaras Faciais 

- Máscaras compostas por argila ajuda a clarear a pele e suavizam , até mesmo manchas de acne , além de absorver a oleosidade do rosto . Para preparar a máscara , misturar argila natural e água mineral e aplicar na pele por 20 minutos , o processo pode ser repetido a cada 15 dias . 

Como cuidar da Pele Mista ? 

Quem tem pele mista , deve dar preferência aos produtos específicos para a pele mista ou que não contenham óleo na sua composição . 
Para encontrar o equilíbrio adequado , precisam saber primeiro determinar o grau de oleosidade e secura da vossa pele nas diferentes partes do rosto . Na maior parte dos casos , as maçãs do rosto são secas e a zona T é mais oleosa . Se a intensidade de ambas as zonas é moderada , uma limpeza facial diária adequada ao tipo de pele poderá ser o suficiente para equilibrar a pele . No entanto , se as partes secas são mais intensas , irão necessitar de um hidratante se a zona T é especialmente oleosa , pode ser necessário adicionar um adstringente .
Seguem algumas sugestões de produtos :

1 - Hidratante Protector Avançado Pele Mista a Oleosa FPS 30 UV Perfect 

2 - Roc Minesol Antioxidant Serum FPS 30 

3 - Creme de Limpeza 3 em 1 Mary Kay (mista/oleosa) 

4 - Espuma de Limpeza Hydra Matt Dermo Expertise L'oréal 

5 - Q10 Plus Antissinais Hidratante Dia - Pele mista a Oleosa 

6 - Hydratant Mixte Anna Pegova   

3 comentários:

  1. ótimo post!
    Cuidados assim são essenciais!

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderEliminar
  2. Ótimo post! Adorei as sugestões do fim, estava mesmo à procura de um creme de dia e não sabia qual usar. Experimentei alguns mas não me dei com eles e desde aí que não uso creme :/ Mas com estas sugestões já sei quais posso experimentar *-* Obrigada!

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
  3. Essas dicas são preciosas para as pessoas com pele mista, como eu. Confesso que cumpro muito do que falaste e noto a minha pele muito mais controlada.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar