Pink Stuff on Instagram

26 agosto, 2018

Como Aliviar as Cólicas Menstruais


Quem sofre com cólicas menstruais sabe o enorme desconforto que estas podem causar . Mais , saibam que podem aliviar as cólicas com alguns chás naturais .

- A cólica menstrual , também chamada de dismenorreia  , é uma dor pélvica causada pela libertação da prostaglandina , substância responsável por fazer o útero contrair para então eliminar o endométrio . O endométrio por sua vez é a camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião , e no caso da não fecundação do óvulo , o endométrio se descama e é eliminado em forma de sangue .

Dicas Que Ajudam a Aliviar as Cólicas 

Durante as cólicas existem pequenos truques , aliados ao uso de chás naturais , que podem amenizar a dor de forma mais rápida .

1 - Deitar de barriga para baixo 

- Comprimir a barriga sobre uma almofada , o simples facto de deitar já ajuda a amenizar a dor . Usar um saco de água quente na região lombar e no abdómen também ajuda , pois o calor estimula a irrigação , relaxando a musculatura e diminuindo as contracções uterinas . 

2 - Consumir alimentos naturais 

- Com poder anti - inflamatório , alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares como o , inhame , vegetais de cor escura , banana , beterraba , aveia , tofu , curgete , couve , salmão , castanha do Pará e atum . Porém estes alimentos devem ser ingeridos regularmente no regime alimentar . Consumi-los somente no período das cólicas  não trará alivio nenhum .
Evitar o café , chá preto e refrigerantes , pois estes favorecem uma maior produção de hormonas femininas .

3 - Fazer exercício físico leve 

- Pode parecer que não faz grande diferença , mas actividades como alongamentos , ioga , caminhada e bicicleta ajudam a minimizar os sintomas das cólicas . Feitos de forma regular e moderada , os exercícios ajudam o corpo a libertar endorfinas , uma hormona capaz de diminuir a dor . 

Chás Para Cólicas Menstruais 

As ervas podem ajudar numa grande variedade de problemas associados ao ciclo menstrual , como dores , fluxo intenso , ciclo irregular , tensão pré-menstrual , menopausa e também infecções vaginais . 

Vejam alguns chás que podem ajudar a aliviar o desconforto das cólicas : 

Chá de Calêndula - A calêndula tem na sua composição óleos essenciais , glicósidos amargos e flavonóides . A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamtórias , anti-sépticas , desinfectantes , cicatrizantes , adstringentes , desintoxicantes e hemostáticas . 
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida colocar 1 colher de sobremesa de flores de calêndula . Deixar repousar e coar . Beber 10 dias antes da menstruação .


Chá de Oregãos - Os oregãos são fantásticos , sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para as cólicas . Possui uma acção diurética , sudorífera , eliminando as toxinas do organismo , pode ser utilizado em casos de cólicas e dores de cabeça .
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida adicionar 1 colher de sobremesa de oregãos . Deixar repusar 10 minutos e  coar . Este chá pode ser bebido durante todo o mês . 


Chá de Camomila - A camomila é calmante e anti-espásmica . As infusões aliviam as cólicas e o stress .
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida juntar 1 colher de sobremesa de flores de camomila . Deixar repousar por 10 minutos e coar . O chá de camomila pode bebido durante todo o mês . 



Chá de Vitex - O Vitex parecem bolinhas de pimenta . É um excelente regulador hormonal . ingerir este chá regula os ciclos menstruais , alivia os sintomas da TPM e da menopausa . Também é frequentemente usado para tratar o Síndrome do ovário policístico . 
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida juntar 1colher rasa de sobremesa de Vitex . Deixar repousar por 10 minutos e coar . Tomar 10 dias antes da menstruação . 


Chá de Folha de Framboesa - A folha de framboesa é tónica e adstringente . Tomar a infusão para aliviar as cólicas ou diminuir o fluxo intenso .
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida juntar 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa . Deixar repousar por 10 minutos e coar . Tomar 10 dias antes da menstruação .




Chá de Verbena - A verbena é antiespasmódica . Tomar a infusão para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual , menopausa e TPM , cansaço nervoso e menstruação escassa .
- Deixar ferver uma chávena de água , em seguida juntar 1 colher de sobremesa de verbena . Deixar repousar durante 10 minutos e coar . Tomar 10 dias antes da menstruação .



Chá de Gengibre - O gengibre para a dor menstrual é uma boa solução , pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor presente antes da menstruação .
- Deixar ferver uma chávena de água e em seguida juntar 1 pedaço de gengibre ralado . Deixar repousar 10 minutos e coar . Tomar uma chávena nos dias da menstruação . O chá de gengibre pode ser tomado durante todo o mês .


Como tomar os chás ? 

- O chá pode trazer muitos benefícios á nossa saúde , porém , devemos ter cuidado nas horas e quantidades que se consome . Para fazer os efeitos benéficos e não ter efeitos desagradáveis , o ideal é que se tome no máximo 2 chávenas por dia . 

  

1 comentário: