Pink Stuff on Instagram

13 novembro, 2016

Manteiga de Karité



Hoje vou falar sobre a Manteiga de Karité , tenho a certeza que muitas de vocês já ouviram falar ou até a usam . Mas sabem os benefícios que esta manteiga traz para a nossa pele e cabelo ? É um ingrediente tão útil e barato , que eu não poderia deixar de falar sobre ele aqui .

 O que é a Manteiga de Karité ? 

- A manteiga de karité é extraída das sementes de uma árvore africana com o mesmo nome . As características da manteiga de karité são dadas principalmente por 4 ácidos gordos na sua composição : os ácidos esteàrico e oleico (85-90% da sua composição ) , o ácido linoléico e o ácido araquidónico (esta composição pode variar conforme e espécie e a zona geográfica de origem) . Isto tudo torna a manteiga de karité bastante rica e nutritiva para a pele e o cabelo , porém bastante oleosa . Portanto , quem tiver problemas com a oleosidade , deverá evitá-la .

- Para aproveitar todas as suas propriedades , a manteiga de karité deve ser pura e natural .

 Composição da Manteiga de Karité : 

- Contém ácidos gordos de triglicerídeos com alto teor de ácidos oléicos (ômega-9) , esteáricos e linoléicos (ômega-6) . 
- Contém vitamina A e vitamina E , funcionando como anti-oxidante natural com propriedades anti-inflamatórias .
- É um agente emoliente com excelentes propriedades sensoriais , devido à combinação única de triglicerídeos e ácidos gordos . 
- O ácido cinâmico ajuda a proteger a pele contra os raios UV . 

 Manteiga de Karité para a Pele 

- As vitaminas desta manteiga são muito benéficas para a pele . Ela aumenta a produção de colagénio , hidrata a pele e previne o envelhecimento precoce . Tem gorduras vegetais que melhoram a regeneração das células , enquanto o ácido cinâmico protege a pele do sol . Ingredientes chamados insaponificáveis dão hidratação . Tem propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias , que abordam a raiz do problema do acne , ou seja , o crescimento bacteriano e inflamação da pele .

- O uso regular da manteiga de karité melhora a elasticidade da pele . Ajuda na prevenção de linhas finas e rugas sob os olhos . A manteiga também previne as estrias , cicatrizes , eczemas e feridas . Minimiza também as manchas provocadas pelo acne e trata doenças da pele como o eczema . Ajuda na hidratação dos lábios e também pode ser usada para acalmar a pele após a depilação . 

Utilização da Manteiga de Karité na Pele : 

Para o corpo - Indicado para pele ressequida . Para hidratar e suavizar a pele colocar um pouco de manteiga de karité na palma da mão , esfregar com os dedos e aplicar directamente sobre a pele massajando suavemente o corpo . Também podem adicionar a manteiga de karité no vosso hidratante preferido . Em caso de gravidez , usar a manteiga de karité diariamente para prevenir as estrias na barriga , seios , coxas e parte interior dos braços .

Para o rosto - Passar a manteiga de karité pura no rosto antes de dormir , fazendo massagens suaves e circulares . Pela manhã , lavar o rosto como de costume .

- Também podem preparar uma mistura com óleos essenciais para melhorar o acne . Derreter uma colher de sopa de manteiga de karité . Ao arrefecer , pingar 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) . Misturar e colocar num recipiente de vidro pequeno e limpo . Passar esta mistura no rosto antes de dormir , fazendo massagens suaves e circulares . Pela manhã , lavar o rosto normalmente . Repetir este tratamento 3 vezes por semana .


     

 Manteiga de Karité para os Cabelos : 

- Um dos activos mais antigos e mais utilizados para nutrir e tratar profundamente os cabelos é a manteiga de karité , que é extremamente emoliente , garante brilho e força . Os produtos que contém este activo em concentração adequada conseguem proteger a humidade dos fios de cabelo , garantido a hidratação .

- Este composto também funciona como uma excelente fonte de nutrição . Quando o cabelo esta a passar por uma má fase , pode-se sempre contar com a ajuda desta manteiga . Trata-se de uma forma simples e rápida de ajudar o cabelo a reconstruir-se . A manteiga de karité garante que os cabelos fiquem sedosos , macios , alinhados , com as cutículas seladas e porosidade reduzida .

 Utilização da Manteiga de Karité nos Cabelos : 

Para os cabelos extremamente ressequidos e quebradiços - Após lavar os cabelos normalmente , retirar o excesso de água e passar a manteiga de karité do comprimento do cabelo até ás pontas , evitando o couro cabeludo .
Atenção : Cuidado com a quantidade , pois em excesso pode pesar os fios de cabelo . Colocar uma toca de banho e deixar agir por 30 minutos . Depois , é só enxaguar os cabelos com bastante água morna .

Para cabelos normais a secos - Após lavar os cabelos normalmente , retirar o excesso de água . Adicionar uma pequena quantidade (pouco mesmo) da manteiga de karité na vossa máscara preferida e passar nos cabelos  do comprimento até ás pontas , evitando o couro cabeludo . Colocar uma touca de banho e deixar agir conforme as instruções da máscara . Depois , é só enxaguar o cabelo com bastante água morna .

Onde Comprar a Manteiga de Karité :

Caso queiram adquirir a manteiga de karité , existem algumas lojas online que vendem a manteiga pura e natural . Essas lojas , geralmente vendem matéria prima para o fabrico de cosméticos . 
         Deixo aqui alguns links de lojas online que vendem , são lojas portuguesas , uma é espanhola mas fazem envios para Portugal .

Gran Velada  

Circulo Bio  

Plena Natura  

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 

12 comentários:

  1. Não sabia que tinha esses benefícios todos

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar nas componentes de alguns shampoos, mas não conhecia a totalidade dos benefícios

    ResponderEliminar
  3. Adoro produtos com manteiga de karité! Então o cheirinho... :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de produtos que usam este ingrediente. Deixa a pele e o cabelo muito macios...

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia os benefícios que a manteiga de Karité têm para a nossa pele. Para o cabelo já tinha ouvido falar de alguns benefícios, mas não tantos como os que mencionaste, mas para a pele, o corpo, desconhecia por completo.
    Obrigada pelas dicas Carla :)

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  6. já usei cremes de manteiga de karité e adorei! muito bons mesmo

    ResponderEliminar
  7. i love manteiga de Karité, não há melhor para a pele:) jinhos

    ResponderEliminar
  8. Sabia que era bom, mas não que tinha tantos benefícios. Já usei e a minha pele agradeceu. :P

    ResponderEliminar
  9. Olá, Carla! Já conhecia as propriedades da manteiga de karité. Mas de qualquer forma obrigada pelo post. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post e de conhecer alguns dos benefícios que desconhecia.

    ResponderEliminar