Pink Stuff on Instagram

09 novembro, 2016

Cuidados com as mãos


As mãos também envelhecem e perdem o brilho e a elasticidade da sua pele . Para que isso não aconteça , devemos cuidar das mãos com muita atenção .

As "costas" da mão têm a pele fina , delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas , o que as torna muito sensíveis à desidratação . As mãos são também bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afectam a sua maciez .

Ao contrário de outras partes do corpo , as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a acção do tempo . Por tudo isto , é extremamente importante cuidar das mãos diariamente .
 

 Hidratação das mãos 

A hidratação ameniza a pele ressequida e cria uma barreira protectora da pele . Os cremes hidratantes formam uma película delicada e perfumada na pele , mantendo-a hidratada . Os cremes proporcionam maciez e suavidade , mesmo às peles mais secas .

O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a protecção contra as nocivas radiações solares , fazendo o uso adequado do protector solar . Assim , é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento da pele por causa do sol .

Dicas para manter as mãos saudáveis :

- Hidratar as mãos com cremes específicos diariamente .

- Usar protector solar diariamente nas costas das mãos , afinal esta é uma das regiões mais expostas ao sol . 

- Usar luvas ao lavar a loiça ou sempre que entrar em contacto com produtos de limpeza , pois agridem e ressecam muito a pele das mãos .

- Evitar roer as unhas e mantê-las sempre limpas , pois além de deixá-las feias , bactérias e outros organismos podem depositar-se por baixo das unhas .

- Esfoliar as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas .

- Evitar produtos químicos que podem causar irritações e alergias e pode surgir , vermelhidão , comichão , descamações e rachaduras nas mãos .

- Para tirar o verniz , dar preferência sempre a removedores de verniz suaves , livres de acetona . A substância resseca e enfraquece as cutículas . Os removedores em formato de toalhete costumam ser adequados . Ao retirar o verniz com removedor lavar depois bem as mãos .

- Utilizar os desinfectantes de álcool em gel apenas quando e se necessário . O uso continuo pode resultar em pele ressequida , comichão e vermelhidão .

      Esfoliação das mãos :

Pele ressequida é pele morta , sem vida . São as células mortas que ficam na superfície da pele e que devem ser removidas , mas sem agredir a pele . Esfoliantes também são óptimos para estimular a produção de colagénio e deixar a pele acetinada . O uso de esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui . Deve ser utilizado pelo menos uma vez por semana , e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas .

 Receita natural para esfoliar as mãos :

- 1 colher de óleo de amêndoas doces 
- 1 colher de um agente esfoliante (argila, farinha de fubá, sal , farinha de aveia , etc) 
- 1 colher de creme hidratante 

Misturar todos os ingredientes e aplicar a mistura nas mãos , massajando com movimentos suaves e circulares . Enxaguar bem . Em seguida , aplicar uma loção ou creme hidratante , de preferência com protecção solar para evitar as manchas .

É preciso usar protector solar nas mãos ?

As mãos é uma das áreas do corpo onde surgem manchas com mais facilidade , isto devido à exposição solar constante . Proteger as costas das mãos é um hábito que deve ser incorporado à rotina diária : os raios solares têm acção acumulativa e são os principais responsáveis pela flacidez da pele e pelas manchas futuras . Escolher um produto com FPS , e preferir uma formulação seca e à prova d'água , que não irá escorrer ou incomodar . Reaplicar o protector pelo menos 2 vezes ao dia .

Cremes para as mãos :

Devemos usar hidratantes indicados para as mãos , pois são produtos específicos e têm melhores resultados . Optar por produtos que contenham activos rejuvenescedores como DMAE e vitamina C , que são anti-oxidantes e fortalecem as fibras de colagénio na pele .
Vejam algumas sugestões de cremes :

        Avon Care - Creme para mãos Geleia Real

     Polpa Hidratante para mãos Cacau Ekos 

Nativa Spa Creme para mãos FPS 15

Creme Norwegian Fórmula Neutrogena 
Korres óleo de amêndoas doces e manteiga de karité
Cold Cream Créme Mains Avéne 
Creme para mãos BomBom de Baunilha Beauty
Phebo Mediterrâneo Limão Siciliano
Creme Hidratante para mãos Macadâmia TodoDia Natura
Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

 

9 comentários:

  1. Só meto creme quando me lembro, estou a ser muito descuidada 😐

    ResponderEliminar
  2. Olá, Carla! Posso dizer que não tenho muitos cuidados com as mãos ... tento!!! Desconhecia a necessidade de exfoliar ... O protector também não uso. Gostei de post, obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tenho por habito cuidar da minhas mãos,ainda mais com o trabalho, é muito necessário. Obrigado jinhos

    ResponderEliminar
  4. Com o frio as minha pele das mãos abre e faz ferida. Daí a importância que dou a este gesto.
    Muito bom post, obrigada.

    Beijinho,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, eu tenho que ter muito cuidado com as minhas mãos, principalmente nesta altura de frio onde apanho frieiras, é horrivel!!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post. Confesso que sou muito descuidada com as mãos. Tenho preguiça de colocar creme. :P

    ResponderEliminar
  7. E eu que me esqueço sempre de pôr creme nas mãos... :p

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de ter conhecimento destes cuidados, principalmente agora que vem o frio, obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Há muitos anos que uso neutrogena e não troco este creme por mais nenhum. Nos dias de mais frio as minhas mãos necessitam de andar bem cuidadas e protegidas pois fico cheia de frieiras. É muito incomodativo pois dão muita comichão.

    ResponderEliminar