Pink Stuff on Instagram

12 novembro, 2016

Óleo de Rícino para fortalecer os cabelos


Cabelos fracos , quebradiços , danificados , ressequidos , caspa ou queda de cabelo ? ? Então e que tal experimentar um óleo que pode ajudar muito nestes problemas ?

O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinius communis) . As sementes da mamona contém entre 40% a 50% de óleo . A semente em si é tóxica , mas o seu óleo rico em ácido ricinoleico , não é tóxico , (já que a ricina não é solúvel em óleo) . A mamona é muito útil devido à sua acção anti-inflamatória e anti-oxidante , tendo diversas aplicações ( já falei dos benefícios e propriedades do óleo de rícino AQUI ) .
Desta vez venho falar de maneira mais especifica de como usar o óleo de rícino no cabelo , para fortalecer e estimular o crescimento .

O que pode o óleo de rícino tratar ?

- Queda de cabelo
- Obstipação intestinal
- Infecções por fungos
- Distúrbios menstruais    
- Problemas gastrointestinais  
- Acne
-Enxaqueca 
- Queimaduras do sol
- Inflamações 


- A pele também pode ser muito beneficiada com o óleo de rícino , já que este tem um efeito emoliente , penetra na pele hidratando-a e estimulando a produção de colagénio e elastina , prevenindo assim , rugas e linhas de expressão . Além disso , trata com eficácia acne , furúnculos , verrugas , pele seca e dermatites .

Benefícios do Óleo de Rícino para os Cabelos :

 - Fortalece os fios de cabelo 
- Combate a queda de cabelo
- Combate a quebra dos fios 
- Contém vitamina E , minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento 
- Activa a circulação no couro cabeludo
- Contém propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas 
- Trata pele seca e comichão no couro cabeludo 
- Ajuda no tratamento da calvíce  e alopécia 
- Diminui a caspa (usando na raiz)
- Hidrata e recupera os fios profundamente 
-Encorpa os fios 
- Sela as cutículas das fibras capilares , dando brilho
- Ajuda a manter a hidratação dentro dos fios (sela) 

Óleo de Rícino para Hidratar e Nutrir os fios de cabelo: 

- Além de tratar o couro cabeludo , o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos , prevenindo as pontas duplas (pontas espigadas) .
   
- Se fazem cronograma capilar , na fase de nutrição , podem colocar uma colher de de chá de óleo de rícino e 2 colheres de sopa do vosso creme hidratante preferido . Se preferirem podem adicionar manteiga de Karité . Misturar tudo , passar nos cabelos húmidos apenas lavados com shampoo , deixar agir por 20 a 30 minutos e enxaguar .

- Para as pontas espigadas , misturar o óleo de rícino com óleo de coco . Passar a mistura nas pontas dos cabelos , deixar agir por 2 horas e lavar o cabelo normalmente .

 Importante : Em consistência , o óleo de rícino é grosso (espesso) e pegajoso ; por isso devem evitar aplicar o óleo puro no comprimento dos fios de cabelo .

 Óleo de Rícino para a Queda de Cabelo :

 - O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos , como bactérias e fungos que podem afectar a saúde do couro cabeludo e , assim , ele pode impedir a queda de cabelo .

- O óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimulam o crescimento capilar , e embora não seja uma panaceia contra a calvíce , pode ser usado como um tratamento coadjuvante para amenizar a queda de cabelo e fazer com que os cabelos cresçam mais fortes e espessos .

 Como é que o Óleo de Rícino estimula o crescimento capilar ?

- O óleo de rícino , quando aplicado e massajado directamente sobre o couro cabeludo , estimula  o crescimento de um cabelo forte e saudável , pois vai melhorar a circulação sanguínea , o que é vital para estimular o crescimento do cabelo .

- Contém ácidos gordos , ômega 6 que estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos , fortalecendo os fios , de modo que quando crescem , ficam menos frágeis .

- A aplicação não requer nenhuma preparação especial : basta utilizar o óleo de rícino directamente no couro cabeludo , massajando os cabelos mais ou menos 5 minutos . Após isso , colocar uma touca plástica e deixar o produto agir por algumas horas . Depois lavar os cabelos normalmente . 

Onde comprar o Óleo de Rícino ?
- O óleo de rícino é super barato e pode ser encontrado em farmácias , algumas lojas de produtos naturais e online.

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!        

10 comentários:

  1. Pontas espigadas? Se é uma solução, vou à procura do mesmo. Quando for à ervanária, vou perguntar. Sofro desse mal, nada que uma ida à cabeleireira não resolva. O problema é que peço para cortar as pontas espigadas e ela corta quase 5 dedos de cabelo!
    Obrigada Carla pela Dica! :)
    Beijinhos e bom fim de semana para todos vocês :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho que comprar isto. Tem tantas utilidades e ajuda a resolver alguns problemas que tenho.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Desconhecia as aplicações e propriedades do óleo de rícino. Obrigada pelo post informativo e dicas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho de procurar. Dicas muito úteis, Obrigado. jinhos

    ResponderEliminar
  5. Ja tinha ouvido falar muito bem deste produto! Agora entendo o porquê

    ResponderEliminar
  6. Os meus pais trabalharam em farmácia há muitos anos atrás (cerca de 40 anos) e já era utilizado o óleo de rícino para fortalecer o cabelo e até as pestanas :).

    ResponderEliminar