04 novembro, 2016

Limpeza de Pele



A limpeza de pele é um procedimento estético , realizado em consultórios ou clínicas de estética , que tem como objectivo remover cravos e impurezas da pele . A limpeza de pele também remove o milium , que são micro quistos salientes causados pela acumulação de óleo e pele morta nos poros .

Indicações da limpeza de pele 

- A limpeza de pele é indicada , principalmente , para a remoção de cravos abertos (pontos negros) ou cravos fechados (pontos brancos) e a remoção de miliuns . Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável . Todos os tipos de pele aceitam bem este tipo de procedimento . 
A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca , normal , oleosa e mista . Além do rosto , é possível realizar o procedimento em outras partes do corpo , como o colo ou costas .

Como é feita a limpeza de pele ?

     
A maioria das limpezas de pele segue passo a passo com etapas bem definidas , que vão desde a higienização da pele até à aplicação do protector solar . 
Em geral , a pessoa , irá deitar-se numa maca para realizar a limpeza de pele e usar uma protecção para os olhos , que pode ser o próprio algodão . A sessão dura , em média , 1 hora .

Assépsia - A pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes , cuja acção varia de acordo com o tipo de pele . O objectivo é remover maquilhagem , cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele .

Esfoliação - É feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover o afinamento da camada córnea , a camada mais superficial da pele , facilitando assim a extracção de cravos e acne que não estejam inflamados .

Extracção - Esta é a etapa mais longa da limpeza de pele , e pode durar 30 minutos ou mais , dependendo do estado da pele . A seguir à esfoliação , a pele é submetida a vapor com ozónio , que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência  à pele , facilitando a drenagem sempre manual e cuidadosa dos cravos , espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas cheias de sebo dentro) . O tempo de exposição ao vapor com ozónio é de , no máximo , 5 minutos , isto porque , apesar do ozónio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida , o seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado , principalmente em grávidas . Após este tempo , é aplicado , por mais 10 minutos , apenas vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão ou gaze embebido em emoliente .
A retirada dos cravos e do milium , deve utilizar técnicas correctas de manipulação .

- Os cravos são espremidos com os dedos , mas um profissional nunca aperta a pele directamente , usa sempre uma gaze para fazer a extracção . 
Isto evita magoar a pele e também ajuda a reduzir a dor . Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma micro-agulha , porque é necessário romper a bolsa que cobre o quisto para que possa expelir a bola de sebo do seu interior . Durante a limpeza de pele , não é recomendável extrair espinhas , pois isso poderá deixar cicatrizes na pele , além de gerar mais inflamação . Além disso , o procedimento não deve ser doloroso . A extracção deve ser feita delicadamente e devagar de forma a que o paciente se sinta confortável .

- Após a extracção , é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e actuar como um anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram micro-lesões .

  
Massagem - Nesta fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética , que vão auxiliar na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes . Para diminuir a vermelhidão , comum logo após a limpeza , também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais .

Máscaras - É o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 a 20 minutos . A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele . Normalmente optam-se por máscaras calmantes à base de azuleno ou mentol .

Protector Solar - A aplicação de protector solar faz parte da última etapa da limpeza de pele . É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros , sempre com factor de protecção igual ou superior a 30 para garantir uma boa protecção da pele dos efeitos nocivos dos raios solares , como manchas .
Como após a limpeza , a pele fica mais sensível , isto também evitara queimaduras .

Atenção :
Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa proveniência , sejam nacionais ou importados  , e estar dentro dos prazos de validade para que não exista risco de provocar alergias e irritações . Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser usados com orientação e supervisão de um médico dermatologista .

Periodicidade da Limpeza de Pele 

- O tempo entre uma limpeza de pele e outra , vai depender muito do tipo de pele de cada pessoa . Peles normais a secas podem repetir a limpeza a cada 2 meses . Já a pele mista a oleosa e com a presença de cravos exige um cuidado maior , o ideal será fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso . Pessoas com um grau de acne muito intenso , devem sempre ter a orientação de um dermatologista .

Contra-Indicações da limpeza de pele 

Ao contrário do que se pensa , a limpeza é contra indicada para remover espinhas , pois pode deixar cicatrizes , além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne . A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis , aquelas que ficam vermelhas com facilidade , que sob o sol ficam ruborizadas , as com muita descamação e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade . Além de peles com muitas espinhas .
  
- Também não é recomendado fazer limpeza em peles bronzeadas . Após a exposição prolongada ao sol , a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele ) está em plena actividade . Portanto , o contacto com alguma substância mais agressiva pode provocar o aparecimento de manchas que irão ficar ainda mais evidentes quando o bronzeado desaparecer . Cosméticos que tenham ácidos na sua composição também não são recomendados . A pele está muito sensível e eles podem causar manchas .

           Cuidados após a limpeza de pele 

         
 - A pele demora cerca de 48 horas a recuperar após uma limpeza de pele . Alguns cuidados devem ser tomados neste período e também após .

Recuperação da pele 

- Todos os procedimentos da limpeza , em especial a extracção de cravos , sensibilizam e irritam a pele . A extracção do milium pode inclusive formar pequenas crostas , porque a pele sofre micro-cortes durante a sua extracção .

Cuidados nas primeiras 48 horas 

- Produtos à base de ácidos e despigmentantes ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser receitados somente por médicos e o paciente deverá ser orientado quanto ao seu uso . Está indicado o uso de produtos com propriedades calmantes , como água termal , e cicatrizantes nos primeiros dois dias após o procedimento . A maquilhagem também pode ser usada neste período .

Cuidados Diários 

- Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para uma boa manutenção dos resultados da limpeza . É recomendado usar esfoliante uma a duas vezes por semana para renovar a pele . Mas atenção : o uso de esfoliante só é recomendado apenas após 7 dias da limpeza de pele .

Exposição ao Sol 

- O ideal é ficar 48 horas sem exposição solar . Além disso , aplicar protector solar com , no mínimo FPS 30 , é essencial !

Uso de Cosméticos e Maquilhagem 

O uso de ácidos cosméticos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha , para que a irritação não piore . A mesma recomendação vale para os cremes oleosos , que vão obstruir os poros . A maquilhagem pode ser usada normalmente .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!           

8 comentários:

  1. Olá, Carla! Adorei o post, ai eu quase nunca coloco protector solar ... eu sei não devia mas ...
    Obrigada, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carla! Adorei o post, ai eu quase nunca coloco protector solar ... eu sei não devia mas ...
    Obrigada, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Muito útil para quem não tem informação sobre o assunto

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post, para a minha pele nunca poderia fazer assim, tenho que ter muito cuidado com os produtos que uso . jinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Bem que preciso de uma limpeza de pele. :P

    ResponderExcluir
  6. Post muito bem escrito e aprofundado! Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Um post muito interessante e util.
    Faço esfoliaçao do rosto uma vez por semana, o protetor solar,,,,bem, eu sei qque é importante mas por vezes esqueço-me :X

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não uso protector solar tantas vezes quantas deveria, mas é um assunto a pensar :)... seriamente!

    ResponderExcluir