Pink Stuff on Instagram

30 novembro, 2016

Cuidados com o Couro Cabeludo


Para manter o cabelo bonito e sedoso , é importante investir em hidratações e tratamentos capilares . Porém , um dos passos fundamentais para deixá-lo impecável é existir uma dedicação aos cuidados com o couro cabeludo - região onde nascem os fios . E como existe grande vascularização na pele desta área , devemos mantê-la sempre limpa e saudável . 

- Se o couro cabeludo está bem tratado , os fios ficam soltos e sedosos , e a gordura produzida natural mente pelo organismo distribui-se ao longo da fibra capilar , deixando os cabelos macios e brilhantes . Mas quando a região não está saudável , a beleza do cabelo também sofre consequências , como a oleosidade excessiva , queda , ressecamento , além da comichão e descamação . 

- Entre os principais problemas do couro cabeludo está dermatite seborreica , mais conhecida como caspa . A caspa pode ser causada pela presença de um fungo no couro cabeludo , o excesso de oleosidade decorrente de disfunções nas glândulas sebáceas , stress e baixa humidade relativa do ar , alterações de pressurização (como no avião) ou frio intenso .

- Outros factores podem afectar a saúde dos fios de cabelo , como os tratamentos químicos tão comuns hoje em dia : alisamentos , escovas progressivas , colorações e relaxamentos . Os produtos químicos usados nestes tratamentos agridem a pele e podem causar inflamação ou ainda irritação da área .

- Por outro lado , o excesso de cuidados também podem ser prejudiciais ao couro cabeludo , como o uso indiscriminado de produtos como , gel para o cabelo , mousse , laca , spray fixador , etc . Se os cabelos não forem lavados adequadamente , estes produtos podem acumular no couro cabeludo , "entupindo" os bolbos capilares . Para isto , a esfoliação remove a sujidade e deixa as raízes mais fostes .

      
- Cuidar do couro cabeludo com produtos destinados a esse fim , previne problemas na região e nos fios . Remover a sujidade acumulada promove o fortalecimento de todo o cabelo e a eliminação dos fios mortos , incentiva a renovação capilar . Hoje em dia é fácil encontrar produtos específicos para o couro cabeludo que limpam  a região sem agredir a pele e a raiz dos cabelos .

- Ao aplicar o produto , massajar suavemente com movimentos circulares , para ajudar a activar os vasos sanguíneos . Isto fortalece a raiz e os cabelos crescem mais fortes e saudáveis . E não se esqueçam dos já , mais que conhecidos complementos ; beber muita água durante o dia e uma alimentação equilibrada .

Cuidados Necessários 

- Não lavar os cabelos com água muito quente , e nem com água fria . O ideal é levemente morna , que evita a oleosidade , e o couro cabeludo "respira" melhor .
- Não usar o amaciador no couro cabeludo , pois causa seborreia . 
- Não dormir com os cabelos molhados . Isto irá evitar a queda de cabelo e a caspa .
- Lavar bem os cabelos , repetindo o shampoo se necessário até tirar bem toda a sujidade do couro cabeludo .
- Evitar usar muito o secador , pois o calor do secador pode contribuir com as indesejáveis caspas . 
- Proteger o cabelo do sol através do uso de chapéu .
- E o mais importante , cuidar da alimentação ! Os cabelos dependem directamente do que nós ingerimos . Então ao cuidarmos mais da saúde , os cabelos agradecem ! 

Couro Cabeludo Sensível 

- Várias causas podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo . Começando por um desequilibro na produção de sebo , que pode provocar irritações . A poluição e o stress também estão na origem da irritação do couro cabeludo . A poluição deposita  no cabelo elementos que criam um véu opaco e produzem radicais livres , tal como o stress . Os radicais livres modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bolbo capilar . O cabelo perde brilho e vigor .

- Entre as agressões diárias que provocam no couro cabeludo , também devem considerar-se :
- Má alimentação e falta de vitaminas e minerais .
- O uso de shampoos inadequados que agridem os fios .
- Usar muita a escova e puxar demasiado o cabelo . 
- Uso prolongado e excessivo de capacetes . 
- Piscina , sol , praia . 
- Loções capilares inadequadas para o couro cabeludo . 

Produtos para Couro Cabeludo Sensível 

    1 - Shampoo Suave para Couro Cabeludo Sensível - Cetaphil
2 - Scalp Care Sensi - L'oréal professional 
3 - Gel de Própolis para Couro Cabeludo Oleoso - J.F Lazartigue 
4 - Shampoo Revitrat Sensi - Dermage 
5 - Shampoo Bio Activo - Adcos
6 - Shampoo Ph5 - Eucerin 
7 - Fluído BC Dandruff Expert Control - Scwarkopf 
8  - Shampoo Sensi Hair - Viscaya 

Espero que tenham gostado !
Beijinhos 💋     

8 comentários:

  1. O meu couro cabeludo é bastante sensível e sinto alguns desses problemas, vou tentar experimentar um desses produtos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sou bastante cuidadosa com o meu cabelo, tento usar bons produtos para mantê-lo hidratado, mas nesta altura cai bastante. Sigo alguns dos teus conselhos e tenho mesmo de apostar em seguir à risca senão o meu cabelo vai ficar mesmo mau. Não consigo lavar o cabelo com água morna.... faz tanto frio agora :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Eu tenho os cuidados básicos com o couro cabeludo e o cabelo. Já o meu filho, tem um couro cabeludo muito sensível desde bebé. Não pode usar qualquer produto, uma vez que produz uma espessa camada amarela que causa incómodo e feridas (quando removida). De vez em quanto tenho que fazer tratamento de choque mesmo. É muito chato ...
    Obrigada mais uma vez pelo teu post, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este post é bastante interessante! Já usei alguns desses produtos.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, o que notoo no inverno ou melhor em dias em que uso chapéus, gorros, o cabelo fica logo oleoso... Odeio isso :x e apesar de adorar imenso de usar esses acessorios, evito!

    Tenho um champo do carlos santos para cabelos oleosos, mas nao vale NADA!

    ResponderEliminar
  6. O meu couro cabeludo é um valente, é o que digo! No verão aguenta o sal da praia, o calor, de inverno é a humidade que me obriga a recorrer à chapa para evitar andar com o uma juba! Resultado? Cabelo que se estraga mais facilmente, pontas espigadas e couro cabeludo a precisar de férias!
    Vi ali uma das tuas dicas, o produto da Eucerin que sou bem capaz de vir a usar :)
    Beijinhso Carla

    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Bom post! Principalmente para quem tem um cabelo e couro cabeludo impossíveis, como eu! Ainda ando à procura do shampo perfeito, ou pelo menos adequado!

    Beijinhos,
    http://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. A caspa Às vezes dá comigo em doida :D gostei do post, boas dicas !

    ResponderEliminar