Pink Stuff on Instagram

06 junho, 2021

Ashwagandha - Conhecem ?

 


A Ashwagandha é uma planta originária da Índia, de nome Withania Somnìfera ou Ginseng Indiano .

Há muito tempo que é usada como medicamento pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, com o objetivo de aumentar a vitalidade e longevidade, sendo considerada um "tónico para a saúde" .

A Ashwagandha é um pequeno arbusto com flores amarelas e uma fruta vermelha, nativa da Índia, norte de África e Médio Oriente . O extrato é tipicamente retirado das bagas ou raízes da planta .


Propriedades 

Possui função antioxidante, anti-inflamatória, revitalizante, afrodisíaca, neuro protetora, antisstress, anti tumoral, melhora o desempenho físico, eleva a qualidade do sono e fortalece o sistema imunológico .




  Benefícios da Ashwagandha 


Bom para o cérebro : A erva exótica é um tratamento alternativo promissor para uma variedade de doenças degenerativas mentais . O seu uso demonstrou uma grande capacidade de promover o crescimento de células nervosas e proteger as células do cérebro dos efeitos nocivos do meio ambiente .


Estimula a tiroide : Estimula a atividade tiroidiana, aumentando os níveis de hormonas e assim, sendo possível opção de coadjuvante ao tratamento de distúrbios da função da tiroide . Além disso. atua diminuindo e peroxidação lipídica pela sua ação antioxidante, o que diminui os danos dos radicais livres sobre as células .


Melhora o desempenho físico : O consumo de Ashwagandha proporciona maior resistência na realização de exercício físico, sendo considerado que possui um efeito adaptógeno . Atua também diminuindo a fadiga ao aumentar a resistência ao stress produzido pelo esforço físico .


Fortalece o sistema imunitário : O sistema imunológico pode ser estimulado com o consumo da planta, já que pode promover o número das principais células imunes, responsáveis pela proteção do organismo, essencial para evitar o aparecimento de doenças .


Possui ação antioxidante : A principal propriedade da Ashwagandha é a sua ação antioxidante, que contribui com a diminuição dos danos causados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, além da sua ação antisstress . Quando o cérebro é exposto a situações de stress intenso, pode ocorrer degenerações das células do sistema nervoso. ocasionando problemas cognitivos . O uso da planta indiana pode auxiliar na diminuição da degeneração dessas células, prevenindo o surgimento de possíveis problemas neurológicos .


Melhora a ansiedade : Ajuda a acalmar a mente . Em princípio, a Ashwagandha não atua como sedativo, mas reduz os níveis de ansiedade, melhorando a vitalidade, de modo que o corpo ganhe mais força e disposição, sendo útil na restauração dos seus mecanismos fisiológicos, isso inclui os mecanismos encarregados do sono .


Melhora o nível de açúcar no sangue : O nível de açúcar no sangue pode comprometer a noite de sono . O corpo está programado para queimar gordura enquanto dorme e romper o jejum no pequeno-almoço . Porém, se o nível de açúcar no sangue for instável e a queima de gordura estiver comprometida, ter uma boa noite de sono será algo impossível . A Ashwagandha, de acordo com uma série de estudos, sustenta o nível de açúcar no sangue e regula o nível de gordura .


Combate efeitos tóxicos no cérebro : No nosso dia a dia estamos em contato com toxinas . Com a chegada ao cérebro facilitada, as toxinas solúveis agem congestionando os linfáticos . Esses vasos são responsáveis por fazer a drenagem linfática das toxinas do cérebro enquanto dormimos . A drenagem linfática cerebral, quando mal feita, oferece-nos um sono de má qualidade . O glicobutanol, componente bioativo encontrado na Ashwagandha, induz um efeito antioxidante no cérebro e no fígado, desencadeando uma ação protetora natural contra danos que afetariam o cérebro, sem deixar de lado o principal órgão responsável pela purificação do sangue, o fígado .



       

Como consumir a Ashwagandha ? 

A Ashwagandha está disponível nas versões em cápsulas e em pó (pode ser adicionado em preparações) . Também é possível obter chá a partir da fervura da sua raiz . A Ashwagandha pode ser tomada de manhã, para dar uma maior clareza mental ou á noite para diminuir a ansiedade e ter uma noite de sono com mais qualidade . A dose recomendada é de 300g a 500g por dia .


Espero que tenham gostado do post !   

Sem comentários:

Enviar um comentário