Pink Stuff on Instagram

25 junho, 2021

Protetor Solar Para Peles Oleosas

 


O Verão chegou, as temperaturas já começaram a subir e chegou a época perfeita para incentivar o uso de protetor solar . Hoje trago dicas de protetores solares especiais para peles oleosas . 


Qual é a função do protetor solar ?

O protetor solar é extremamente importante na prevenção de rugas e no cancro da pele . Parte da radiação solar, radiações ultravioleta (UVA) e (UVB) podem alterar a estrutura da pele e induzir a alterações cutâneas como queimaduras solares e manchas . A longo prazo, as radiações ultravioleta aceleram o envelhecimento da pele e podem até causar cancro . 

O fator de proteção solar (FPS) é o indicador da capacidade de proteção solar para proteger das queimaduras solares . Quanto maior for o número, maior é o poder de proteção .


                                     FPS                             PROTEÇÃO %

                                        2                                        50%

                                        4                                         75%

                                        8                                          87,5%

                                        15                                        94%

                                        30                                        96,5%

                                        60                                        98,6%


O protetor solar deve ser aplicado a cada 4 horas, diariamente, independentemente do clima . Se tiverem uma exposição solar intensa, deve ser aplicado a cada 2 horas . E ainda deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes de se exporem ao sol . Outro fator importante é a quantidade : se passarem pouco, a proteção será muito menos eficaz . Por isso, não economizem : a quantidade recomendada é uma colher de café de produto .




Que protetor solar usar ? 

A linguagem utilizada nos rótulos muitas vezes deixam o consumidor confuso na altura da compra . Aprendam abaixo o que significam os termos mais frequentes e escolham aqueles mais indicados ao vosso tipo de pele .


Anti UVA e UVB - Filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B .

Hipoalergénico - Utiliza substâncias que geralmente não causam alergias .

Livre de PABA ou "PABA Free" - Filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias .

Livre de óleo ou "oil free" - Filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas . São os mais indicados para pessoas com a pele oleosa ou com tendência á formação de cravos e espinhas .

Não comedogénico - Filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos . São também indicados para pessoas de pele oleosa e com frequência á formação de cravos e espinhas .


Diferença entre filtro físico e químico :


Filtro Físico - São bloqueadores da radiação ultravioleta . Eles dispersam os raios solares, e assim a radiação que incide sobre eles é refletida, não ocorrendo reações químicas . Apresentam uma textura opaca e grossa . Costumam deixar a pele com um resíduo esbranquiçado, "white-cast". É um filtro que demora mais a ser absorvido pela pele .  Geralmente este tipo de filtro é mais aprovado para crianças . Na sua formula é encontrado dióxido de titânio ou óxido de zinco .


Filtro Químico - Apresentam moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e as transformam em radiações inofensivas á pele, ou seja, absorvem os raios UV antes que eles possam fazer qualquer dano á pele . Estes filtros podem ser encontrados na forma oil free (livre de óleo) para peles oleosas, filtros com cor de base e com veículos diferentes . Este filtro é absorvido mais rapidamente pela pele e evita o aspeto de "brilho" . Na sua formula é encontrado o metoxicinamato  de octilo, salicilato octícico e octocrileno .


Qual é o melhor ? Atualmente os bons filtros solares possuem uma combinação de filtro físico e químico, além de serem mais resistentes á água e ao suor . Porém os filtros mais usados são os químicos, por terem melhor aceitação e aderência por parte dos consumidores . Têm uma cosmética superior, mais homogénea, mais fácil de espalhar, mais prático de usar .

Para quem tem alergias o ideal é usar um filtro 100% físico, são chamados de inorgânicos ou minerais .


Dicas de protetores para pele oleosa :

Protetores com formulas "oil free", em gel ou gel-creme são os mais indicados para quem tem pele oleosa ; ativos como sílicas poliméricas também são aliados no controle de brilho e oleosidade .

Quem apresenta pele oleosa tem desconfortos que podem ser agravados com produtos que aumentam a oleosidade natural, o que é muito comum em protetores solares, uma vez que os próprios filtros são oleosos . Portanto, como as peles oleosas têm necessidades específicas, as formulas precisam ser leves e possuir controle de oleosidade . 



1 - Adcos Filtro Solar FPS 30

2 - Capital Soleil Toque Seco FPS 30, Vichy 

3 - Sofina UV Perfect White SPF 50+ 

4 - Filtrum Ultra Seco FPS 30 Libbs 



1 - Normalize Pore FPS 25 Ada Tina Protetor Solar e Redutor de Poros 

2 - Omi Solanoveil Protect Face Milk SPF 50+

3 - Minesol Oil Control, da ROC FPS 70 

4 - Protetor Solar Bioré UV Aqua Rich SPF 50+ 


Espero que tenham gostado do post ! 

Sem comentários:

Enviar um comentário