Pink Stuff on Instagram

11 dezembro, 2016

Óleo Essencial de Alecrim


O alecrim é uma planta que exala um cheiro forte e agradável . Quando encontrada no formato de óleo essencial , esta erva possui uma série de propriedades terapêuticas . Além de ajudar na saúde , é excelente também para cuidar da pele e dos cabelos .

 Propriedades Terapêuticas do Alecrim 

- Adstringente , Estimulante do Córtex Supra-Renal , Analgésico , Anti-Séptico , Anti-Diarreico , Estimulante Gral , Tónico Cardíaco , Hipertensivo , Caminativo (ajuda nos gases intestinais) , Anti-Réumatico , Anti-Nevrálgico , Anti-Gota , Estimulante Cerebral , Sudorífero , Parasiticída , Cicatrizante .

 Utilizações do Óleo Essencial de Alecrim 

- Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim estão relacionados à sua acção estimulante para melhorar a memória e concentração , além de aliviar dores de cabeça . Na pele , este produto ajuda a aliviar os sinais de acne e celulite . No couro cabeludo , as propriedades do alecrim ajudam no combate à caspa , além de promover o crescimento do cabelo .

- Como tratamento alternativo , o óleo pode ser útil para quem sofre de enxaqueca , tensão baixa , retenção de líquidos e incómodos no aparelho respiratório . Além disso , a massagem com este óleo também ajuda a melhorar a circulação , pois tem um efeito calmante e diurético . 

- Assim como o chá feito com alecrim (planta) , o óleo de alecrim também conta com propriedades calmantes para aflições emocionais . Estimulando o córtex adrenal , este produto é capaz de aliviar os sintomas da depressão e da exaustão nervosa (esgotamento) . 

Como usar o Óleo Essencial de Alecrim ? 

- Nunca utilizar o óleo essencial de alecrim puro na pele . Para massagens , usar sempre um óleo carreador . Para inalação , podem ferver água e numa chávena deitar algumas gotas de óleo e respirar profundamente . Outra opção é utilizar o aromatizador (à venda em casas especializadas) .

- Sistema circulatório - Banhos e massagens .
- Sistema hepático - Aplicações locais , banhos e massagens . 
- Sistema nervoso - Inalações , banhos e massagens . 
- Sistema digestivo - Aplicação local , compressas , banhos e massagens . 
- Músculos e articulações - Compressas , massagem local , banhos . 


              Alecrim para a Queda de Cabelo 

- O óleo essencial de alecrim pode ser um bom tratamento coadjuvante para a calvíce .
 - Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por vários factores , mas um dos factores que mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres , os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e , por consequência , a degeneração do folículo capilar .
- O alecrim é extremamente rico em anti-oxidantes , os quais combatem os radicais livres , sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema .
- Deste modo podemos dizer é bom tanto para regenerar , tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo . 
- Outra das principais causas da calvíce é o excesso de sebo presente no couro cabeludo , assim como a presença do DHT (hormona responsável pela queda de cabelo , principalmente nos homens) . É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos provaram também que pode diminuir a acção hormonal do DHT . 

Como Utilizar o Óleo Essencial de Alecrim nos Cabelos ? 

- Fazer uma infusão com folhas de alecrim bem forte . Fazer pouca quantidade (cerca de 100ml) . As folhas tanto podem ser secas como ainda verdes . Caso usem as folhas verdes , deixá-las na infusão até que a cor fique amarelada , desidratada (para que todas as propriedades sejam extraídas) .

- Colocar o chá num recipiente com borrifador e adicionar 10 gotas de óleo essencial de alecrim . Misturar tudo e borrifar o couro cabeludo , massajar paro o produto penetrar . Pode ser usado no cabelo seco ou molhado . Evitar usar no comprimento dos fios , usar somente no couro cabeludo .

- Fazer uma massagem com alecrim 3 vezes por semana . Prolongar o tratamento por 6 meses para notar uma diferença bastante visível . 

Contra Indicações do uso do Óleo Essencial de Alecrim 

- Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim , o seu uso é contra indicado durante a gravidez , em crianças com menos de 7 anos , epilépticos e pessoas com hipertensão . 

Espero que tenham gostado ! 
Beijinhos 💋        

7 comentários:

  1. Sofro com a queda de cabelo, poderá ser óptimo para mim, além disso tem um cheiro super agradável!

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que tinha tantas utilizações!!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi falar tãoo bem, mas nunca usei :D
    Acho que agora preciso de plantar disso em casa xD
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla!
    Boa noite, já conhecia algumas propriedades do alecrim, mas fiquei a conhecer muitas mais. Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tem imensas utilizações possíveis, não fazia ideia! :)

    ResponderEliminar
  6. Uauuu, eu adoro o aroma do alecrim e não sabia nem metade destes beneficios *-*
    Obrigada <3

    ResponderEliminar