Pink Stuff on Instagram

19 novembro, 2016

Óleo Essencial de Lavanda


Vamos falar de óleos essenciais ? Quem é fã de aromaterapia diz sempre que o óleo preferido é o de lavanda (é também o óleo essencial mais utilizado) . Isto porque ele tem um aroma muito agradável e é extremamente versátil . É o melhor óleo anti-stress , pois a lavanda acalma e relaxa .

Para quem ainda não conhece , os óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas , que possuem princípios activos variados , conforme a sua origem . Dependendo da planta , o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma , cor e densidade .

O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo , fisicamente , mentalmente , emocionalmente . Alivia a tensão nervosa , stress e insónias . Pode ser usado puro na pele como cicatrizante , é regenerador de tecidos em caso de queimaduras , cortes e acne .

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados directamente na pele , assim como o óleo de Tea Tree (melaleuca) .

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda 

- Anti-séptico , analgésico , citofilático , anti-espasmódico , tónico , cicatrizante , anti-inflamatório , anti-parasítico , relaxante muscular , adstringente , condicionador cutâneo , e anti-depressivo , desodorizante , sudorífero , hipotensor , sedativo . Este óleo é realmente incrível !   

Em que situações o Óleo de Lavanda pode ser útil ? 

1 - Peles oleosas , secas , inflamadas e acne .
2- Dor de cabeça .
3 - Insónia e agitação 
4 - Picadas de insectos e dermatites .
5 - Queimaduras e assaduras da pele .
6 - TPM e cólicas menstruais .
7 - Cabelos opacos e fragilizados .
8 - Ansiedade e depressão .
9 - Aumento do bem estar geral .


       Dicas de uso para o Óleo de Lavanda 

 Para aliviar a tensão nervosa - 10 gotas no difusor , ou aplicar umas gotas directo sobre as têmporas .

Para a insónia - 4 gotas de óleo essencial de lavanda na almofada . Ou colocar umas gotas no pulso e esfregar . Respirar profundamente .

Queimaduras solares ou irritações na pele - 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 10ml de água gelada e borrifar o local afectado . O alivio é imediato . Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas doces . 

Para assaduras de bebe - 4 gotas de óleo para 10ml de óleo de coco (aplicar a cada muda de fralda) .
Dor de cabeça de origem nervosa - Colocar 2 gotas de óleo em cada têmpora e massajar .  

Cólicas menstruais - Utilizar 10 gotas de óleo essencial de lavanda em meio litro de água quente , mergulhar uma compressa ou uma toalha pequena , espremer o excesso de água e colocar sobre a barriga , na zona da pélvis por 15 minutos . Ou misturar 9 gotas de óleo em 2 colheres de chá ou 10ml de óleo de amêndoas doces (ou semente de uva) e massajar a pélvis .

Irritação na garganta - Fazer uma inalação do vapor da lavanda (200ml de água a ferver mais 5 gotas de óleo essencial de lavanda) . Alivia a irritação na garganta e , junto com o óleo essencial de eucalipto (5 gotas) , é muito eficaz para acalmar a tosse . 

Dores musculares - 10 gotas de óleo de lavanda para cada 10ml de óleo vegetal . Se a dor muscular for muito intensa pode acrescentar-se gotas de outros óleos como o alecrim , copaíba e tea tree . 

Para o acne - Com o auxilio de um cotonete , pingar 2 gotas no cotonete e passar directamente no acne . Repetir este processo 2 vezes por dia . 

Para peles secas e irritadas - Colocar a quantidade de hidratante na mão , que vão usar na pele , pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda , misturar e aplicar na pele . 

Queda de cabelo - Reservar 5ml de um óleo vegetal da vossa preferência (óleo de coco , jojoba , abacate , etc) e acrescentar 5 gotas de óleo essencial de lavanda . Misturar bem e passar no couro cabeludo massajando bem . Deixar actuar por 30 minutos e lavar os cabelos normalmente . 


É muito importante saber a proveniência do óleo essencial de lavanda . Certifiquem-se que o produto não é misturado com outras essências (por exemplo) , pois assim o óleo não irá surtir o efeito completo : o óleo essencial de lavanda tem que ser puro e natural .
Podem encontrar este óleo essencial e outros em lojas de produtos naturais , e online também .




Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 💋💖          

7 comentários:

  1. estou a precisar de um óleo de lavanda na minha vida :p

    ResponderEliminar
  2. Só benefícios! Adoro o cheiro a lavanda e desconhecia que se pudesse usar para tantas coisas.

    ResponderEliminar
  3. Muito aprendo neste blog. Não fazia ideia que tinha tantas utilidades.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla!
    Gostei imenso do post, desconhecia algumas das propriedades da Lavanda. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. uauuu!!!! não tinha a noção que daria para tanta coisa!
    preciso disto na minha vida eheh

    ResponderEliminar
  6. Este eu uso, mas não suporto o cheiro da lavanda...
    Hortelã Pimenta | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar