Pink Stuff on Instagram

28 novembro, 2016

Cuidar dos Pés - Dicas


Os pés são a base da sustentação do nosso corpo , trabalham o dia inteiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso , mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo nosso corpo .
- Para compensar o desgaste natural dos pés , é fundamental mudar alguns hábitos e adoptar medidas simples e que podem evitar complicações futuras .

Como manter os pés saudáveis ? 

 
 
A pele dos pés é mais espessa e resistente que a de outras áreas do corpo . Por isso fica com calosidades e células mortas com facilidade . Para retirar o excesso de calosidade é importante esfoliar a região dos calcanhares e a sola e depois hidratar .

- Para amolecer a pele dos pés , deixa-los de molho durante 10 minutos em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescentar meio copo de vinagre) . Em seguida massajar os pés com óleo de amêndoas doces ou com um bom creme hidratante .

- Cortara asa unhas no máximo a cada 15 dias , de preferência após o banho . Também podem ser aparadas com uma lima , sobretudo se tiverem o hábito de ir à pedicure regularmente . Não se deve cortar demasiado as unhas e nem deixa-las muito compridas . O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade . Se as cortam muito , podem correr o risco de encravar uma unha .

- Para ter unhas apresentáveis , o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria . O excesso de pele pode ser removido com um alicate próprio , mas com muito cuidado , pois pode ferir e surgir uma inflamação . Sé não estiverem habituadas a retirar o excesso de pele , depois de empurrar a cutícula , o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure . 

- Lava muito bem os pés . Não basta deixar que escorra a água durante o duche . Devemos passar a esponja entre os dedos . Depois do duche , é importante secar muito bem os pés , pois a humidade acumulada pode dar origens a micoses .


- Na praia aplicar protector solar nos pés . Apesar de terem uma pele mais resistente , não devem ser de forma nenhuma esquecidos . Além de tudo , evita que a pele fique ressequida . 

- O uso de sapatos apertados , pouco arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos . As calosidades que costumam aparecer na zona dos calcanhares e sola dos pés não passam de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar , pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado . Para atenuar as calosidades , esfoliar e hidratar , corrigir a postura e usar sempre calçado confortável . 

- O escalda- pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados . A água quente com sais e aromas alivia a tensão , aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados , com bico muito pontiagudo ou salto alto .

- Para relaxar , massajar a planta dos pés com uma leve pressão . Aplicar um creme esfoliante para suavizar os pés e , em seguida , fazer a massagem com um creme hidratante refrescante .

- Experimentar um banho de pés alternado , quente e frio . É um método simples , agradável e extremamente eficaz , que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica aos vasos sanguíneos dos pés e pernas . Isto ocorre porque os vasos periféricos contraem-se com o estímulo da água fria , e dilatam com a água quente . 

 Dicas de Produtos para os Pés 

  
1 - Anti-Transpiração para os pés - Vichy 
2 - Lipikar Podologics - La Roche-Posay 
3 - Creme desodorizante Minancoba 
4 - Creme Pés Manteiga de Karité - L'Occitane
5 - Natura TodoDia TodaNoite Hidratante para os pés Erva Cidreira 
6 - Creme para os pés NexCare
7 - Foot Works Sérum de Hidratação Intensiva para os pés com Vitamina E e Aloe Vera - Avon 
8 - Risqué - Creme para pernas com óleo de orquídeas 

Fissuras nos Pés 

- As fissuras (ou rachaduras) nos pés são um verdadeiro incomodo . As fissuras abertas facilitam a entrada de bactérias .

 Porque ocorrem as Fissuras ?

 

- Algumas fissuras ocorrem por se andar muito descalço , ou com sandálias ou chinelos abertos . Além disso , intoxicação , má circulação , mau funcionamento dos rins e doenças de pele também causam fissuras nos pés e ressecamento .

- Lixar demasiado os pés deixa a pele mais fina , obrigando o organismo a renová-la , deixando-a mais dura e espessa . O melhor é lixar muito pouco ou não fazê-lo de todo , e hidratar muito bem .

Receita Caseira para Fissuras nos Pés - 1 frasco limpo com tampa ; 50ml de óleo de amêndoas doces ; 100ml de glicerina liquida ; 90g de pasta dentífrica branca , simples .
Colocar tudo dentro do frasco e misturar muito bem até ficar um creme homogéneo .
- Com os pés limpos e secos , aplicar este creme massajando bem . Depois envolver os pés em película aderente durante 30 minutos . Retirar a película , aplicar novamente o creme e colocar umas meias de algodão . Deixar ficar até ao dia seguinte (fazer este tratamento durante a noite) .
- Além de acabar com as fissuras e o ressequimento , este creme é muito agradável e refrescante .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos ! 💋     
 
 

7 comentários:

  1. Gostei muito do post, nem sempre nos lembramos dos nossos pés principalmente agora no inverno em que andam mais tapados mas os cuidados com eles são importantíssimos! Eu costumo usar o creme de pés da barral e gosto bastante :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Confesso que no Inverno não dou a atenção que devia aos pés. Com o frio apetece é calçar e despachar !

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Durante o Verão dedico mais atenção aos pés, sei que está errado mas ...prometo que este Inverno vou cuidar melhor deles!!!
    Muita da informação que passas já conhecia mas aprendesse sempre algo.
    Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas! As vezes descuramos um pouco os pés, principalmente no Inverno, quando eles andam mais tapados... Este post é um excelente alerta!

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Os pés...é onde sou mais desleixada!
    Só no inverno me preocupo mais, pois aparecem-me frieiras :x doreeeeeees!!!
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  6. Os meus pés bem que agradeciam mais idas à pedicure, mas todos os dias, a andar de um lado para o outro, acabamos por esquecer de uma parte do corpo que muito suporta e aguenta! Sem dúvida que devemos cuidar mais deles, são muito importantes!
    Obrigada pelos alertas Carla.
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Este é o meu calcanhar de Aquiles... sou muito descuidada com os pés :/ beijinho

    ResponderEliminar