Pink Stuff on Instagram

25 novembro, 2016

Argila Vermelha


Há muito tempo que a argila é usada em tratamentos para a beleza e saúde . A argila é rica em minerais e oligoelementos , tais como o ferro , alumínio , magnésio , cálcio e outros . Existem diversos tipos de argila que diferem pelos seus elementos e cores ; Hoje vou falar na argila vermelha .

- A máscara facial de argila vermelha é um potente activo mineral rico em ferro e cobre , propriedades indispensáveis na respiração celular . A sua principal característica é ser extremamente suave . O resultado é uma pele revitalizada , com vida e luminosidade , sem oleosidade e macia . O uso gradual ajuda a amenizar as linhas de expressão .

- A argila vermelha é uma argila rica em hematite , muito rica em ferro (formula Fe203) . A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células , contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada . É um ingrediente indispensável em tratamentos anti-envelhecimento , pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele , aumentar a elasticidade da pele e a micro-circulação , é energizante e suavizante .

- Mais tecnicamente , a sua composição compreende Si02 , Fe203 , Ca0 , P205 , Ai203 , NA20 , Tí02 , Mg0 e K20 .

Indicações da Argila Vermelha 

 

Além de ter todos os benefícios das outras argilas , a diferença da argila vermelha é que ela trata e evita as linhas de expressão . A argila vermelha é indicada para peles envelhecidas e pode ser usada em peles sensíveis e com rosácea . Faz uma limpeza completa e profunda e elimina a oleosidade da pele . Pode ser utilizada em feridas para ajudar na cicatrização , reumatismos e age como um secante , Além do rosto , pode também ser usada no corpo e cabelos .

Benefícios da Argila Vermelha

 


- A argila vermelha promove uma eficaz micro-abrasão (peeling suave) .
- Tem um alto poder de absorção , retirando da pele a sujidade , toxinas , oleosidade e outras impurezas , deixando a pele macia e aveludada .
- Limpa profundamente a pele . Neutraliza os efeitos dos radicais livres e toxinas .
- Para tratamentos de corpo também é muito eficaz , pois exerce um efeito tensor nos flácidos , agindo também no relaxamento e na eliminação do stress . 
- É uma argila fina , com boa plasticidade e com uma elevada capacidade de penetração na pele .
- Por ser rica em óxido de ferro e cobre , a argila vermelha auxilia na respiração das células . Sem esses nutrientes , a pele tende a ficar seca , sem elasticidade e envelhece mais rápido .
- Fazer uma máscara desta argila é óptimo para reduzir as linhas de expressão , por ser uma estimuladora de colagénio . 

  Como usar a Argila Vermelha ? 

 

Máscara Facial - Num recipiente , colocar uma colher de argila vermelha e adicionar de água mineral . Misturar com uma espátula até formar uma pasta . Aplicar uma camada da máscara no rosto bem limpo e deixar actuar até secar por completo (cerca de 20 minutos) . Enxaguar bem . 

Como esfoliante - Humedecer a pele com água e pegar num pouco do pó de argila e passar no rosto fazendo movimentos suaves e circulares . Em seguida , enxaguar .

Nos cabelos - A argila ajuda a limpar e  desintoxicar o couro cabeludo . Preparar uma pasta mais liquida e aplicar no couro cabeludo alguns minutos antes de tomar banho . Atenção : Passar apenas no couro cabeludo .


            

Máscara Corporal 

- Num recipiente colocar argila vermelha e água mineral ou um activo liquido da vossa preferência , em quantidade suficiente para cobrir a área desejada . Usar a proporção de 1:1 ; uma medida de liquido para cada medida de argila vermelha . Misturar com uma espátula até formar uma pasta homogénea . 

- Na pele pode ser aplicada até 2 vezes por semana e nos cabelos a cada 15 dias . Evitar o contacto com os olhos e mucosas . Em caso de contacto com os olhos lavar imediatamente com água em abundância .

Como comprar a Argila Vermelha ? 

- Escolham a argila pura , que seja livre de parabenos , libertadores de formol , corantes sintéticos e fragrâncias sintéticas , conservantes sintéticos e sulfatos . Podem encontrar à venda nas boas lojas de produtos naturais (Celeiro) e também em algumas lojas online .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos ! 💋    

10 comentários:

  1. Nunca experimentei :) não sabia de nem 1/4 do q disseste
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso destas sugestões naturais! :)

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Se eu alguma vez imaginava que dava para tanta coisa! :o

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  4. Acho que preciso comprar isso *.*
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  5. Nunca pensei que a argila fosse boa para o cabelo!!

    xx Rita | ALL RITA

    ResponderEliminar
  6. Nunca usei e não sabia que tinha tanto benefício. Só uso a verde, mas vou ver desta.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Carla! Nunca usei, mas gostei da informação que passas-te no post. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca usei argila vermelha, uso a verde, mas fiquei curiosa. Agora devido ao teu post me lembrei que a L'Oreal lançou 3 argilas no mercado, a verde, a vermelha e a preta. Mas vou seguir o teu conselho e ir ao celeiro! :)
    Obrigada Carla :)
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  9. Nunca usei argila vermelha, só verde mas agora que li fiquei com o bichinho para experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar