Pink Stuff on Instagram

30 outubro, 2016

Dia das Bruxas - Halloween


O primeiro registo do termo " Halloween " é de cerca de 1745 . É uma contracção do termo escocês All Hallows'Eve , que significa véspera (do Dia de) Todos os Santos , data comemorativa do calendário cristão . Embora existam várias teorias sobre a sua origem , a mais difundida aponta para o festival celta Samhain , celebrado na Irlanda , Escócia e Ilha de Man .

O Dia das Bruxas é uma celebração comemorada em vários países, principalmente no mundo anglófono , a 31 de Outubro , véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos . Esta festa começa com a vigília de três dias do Allhallowtide , o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos , incluindo santos (hallows) , mártires e todos os fiéis falecidos .

Acredita-se que muitas tradições de Halloween têm origem no antigo festival celta da colheita , o Samhain , e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela igreja primitiva . O Halloween e outras festas também podem ter tido raízes pagãs  . Alguns , no entanto apoiam a ideia de que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs .

Entre as actividades de Halloween mais comuns , estão as festas de fantasia , com os mais variados disfarces , bruxas , fantasmas , mortos-vivos , monstros , etc , praticar o "doce ou travessura " (trick or treat ) , decorar a casa , fazer lanternas de abóbora , fogueiras , jogos de adivinhação , ir a atracções "assombradas" , contar histórias assustadoras e assistir a filmes de terror . É a única noite do ano em que se abre o portal do mundo dos mortos , e estes por uma noite podem caminhar entre os vivos . Em muitas partes do mundo , as vigílias religiosas cristãs de Halloween , como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos , permanecem populares , embora noutros lugares esta seja uma celebração mais comercial . Alguns cristãos abstêm-se de comer carne no Dia das Bruxas .

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje , veremos que pouco já tem a ver com as suas origens , só restou uma alusão aos mortos , , mas com um carácter completamente distinto do que tinha no inicio . Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos .
Vemos , portanto , que a actual festa de Halloween é produto de uma mescla de muitas tradições , trazidas pelos colonos no século XVII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura . Muitas delas já foram esquecidas na Europa , onde hoje , por colonização cultural dos Estados Unidos , aparece o Halloween , enquanto que as tradições locais desapareceram .

Deixo-vos algumas imagens de maquilhagem alusivas ao Halloween para vos servir de inspiração para a festa !










Espero que tenham gostado !
Um Halloween assustador para todos !
Beijinhos !!         

8 comentários:

  1. Já conhecia a história, adoro o Halloween. As maquilhagens estão lindas. jinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. O pior é quando confundem Halloween com Carnaval. Há gente que devia ler isto a ver se ganhava um bocado de inteligência.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a história, mas foi bom ficar a conhecer :D
    é uma data que gosto de sair à rua ^^ comemorar

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla! Não conhecia história. Não sou grande fã do Halloween. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso das sugestões de maquilhagem que apresentas-te

    ResponderEliminar
  6. Gostava de fazer algumas destas maquilhagens mas os miúdos iriam assustar-se bastante :)

    ResponderEliminar