Pink Stuff on Instagram

19 outubro, 2016

Maquilhagem Waterproof


Cada vez mais procurada e usada pelas mulheres , a maquilhagem à prova de água (waterproof) , foi concebida para não manchar , nem escorrer mesmo quando a pele está húmida ou molhada .
Um dos primeiros produtos foi a máscara para pestanas , ideal para usar em casamentos ou outras situações em que seja difícil conter as lágrimas , contudo hoje em dia existem inúmeros produtos à prova de água que nos permitem fazer uma maquilhagem perfeita e duradoura mesmo em situações extremas .
Este tipo de maquilhagem é muito utilizado pelas atletas de alta competição , incluindo nadadoras , que gostam de estar impecáveis perante o público mesmo dentro de água ou em provas em que a maquilhagem normal seria totalmente arruinada pela transpiração 

O que é a maquilhagem waterproof ? 

- Os produtos waterproof são constituídos por polímeros e silicones que formam uma camada invisível sobre a pele , garantindo a fixação dos pigmentos de cor mesmo quando a pele está molhada . Para além das máscaras de pestanas , existem sombras , lápis para os olhos , batons , correctores de olheiras , bases , etc , todos formulados para resistirem ás mais variadas situações com um efeito de quem acabou de se maquilhar .
- Existem ainda os chamados produtos "resistentes à água" que são menos eficazes que os waterproof , sendo estes no entanto , menos prejudiciais pois não tapam os poros na totalidade , permitindo que a pele respire .

Como aplicar ?

- Não existe nenhum segredo especial . Deve ser aplicada com a pele limpa e devidamente hidratada , exactamente como a maquilhagem normal .
Neste caso aplica-se a velha máxima "menos é mais" . A maquilhagem waterproof deve ser aplicada sem exagero , para garantir um look natural , é importante adaptar a maquilhagem à ocasião e manter um ar natural .

A maquilhagem waterproof é prejudicial à pele ?

- Por muito que os representantes das marcas digam que é totalmente segura , a verdade é que a maquilhagem waterproof  pode ser prejudicial se usada todos os dias . Devido aos seus componentes , os produtos à prova de água tapam os poros , não deixando a pele cumprir as suas funções naturais . Assim sendo , se for usada em demasia , é natural que entupa os poros dando origem a borbulhas . Além disso , é necessário o uso de um desmaquilhante especifico para remover a maquilhagem waterproof , pois os normais não são suficientemente fortes , não cumprindo portanto eficazmente a sua função de remoção .
- Estes desmaquilhantes específicos  são normalmente mais oleosos , de modo a eliminar mesmo os resíduos mais difíceis . No entanto , no processo de remoção , removem também a camada lipídica natural da pele , tornando-a mais seca e mais frágil . Além da irritação da pele , estes desmaquilhantes podem causar  danos mais profundos , embora invisíveis , se usados continuadamente . Assim sendo o uso da maquilhagem waterproof  diariamente é desaconselhado . Reservem este tipo de maquilhagem apenas para festas ou ocasiões em que precisem manter o look perfeito , como se tivessem acabado de maquilhar .

- Eu pessoalmente não gosto , nem uso maquilhagem waterproof . Todas as vezes (poucas) que usei este tipo de maquilhagem , ao retirar custou-me sempre imenso , demoro muito tempo a limpar os resíduos todos o que origina a ter que passar muitas vezes com o algodão nos olhos , tendo quase que esfregar o que me deixa os olhos super irritados , muito vermelhos e a doer e fico sempre com a sensação que ainda tenho restos de rimel . Usei duas ou três vezes e desisti , nunca mais voltei a usar , aliás nem tenho nenhum produto de maquilhagem waterproof . 

- Deixo aqui algumas imagens de produtos waterproof  :


 
     

   
 


Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

5 comentários:

  1. Tenho a mesma opinião , tenho uma pele super sensível,já experimentei e a minha pele não gostou nada, por isso não uso mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Waterproof só mesmo a máscara. Não passo sem ela, até porque uso lentes de contacto e ajuda a manter as pestanas no lugar. A da Kiko é muito boa.

    ResponderEliminar
  3. Eu só uso máscara de pestanas waterproof muito raramente.

    ResponderEliminar
  4. Waterproof só tenho mesmo o eyeliner, mas é muito raro usar eheh

    ResponderEliminar