Os cabelos oleosos normalmente são gordurosos , pesados , finos e sem volume . Chegam ao fim do dia "colados" na cabeça e com aspecto sujo . Para um bom cuidado com este tipo de cabelos , o primeiro passo importante é a limpeza : deve ser feita diariamente e com muito critério para não comprometer ainda mais a função equilibradora das glândulas .
O excesso de oleosidade ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade de oleosidade maior que a necessária . Este problema pode ficar ainda pior devido a alterações hormonais e stress .
A oleosidade capilar excessiva tem sido apontada com frequência como uma das principais causas da queda do cabelo . A limpeza adequada e a correcta estimulação do metabolismo capilar são aliados fortes no combate à queda .
Cuidados com os cabelos oleosos
Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo . Com algumas mudanças de hábitos , podem notar as diferenças :
- Procurar manter os cabelos sempre soltos , evitando o uso de boinas , lenços , toucas ou chapéus , que possam impedir a ventilação do couro cabeludo .
- Não passar as mãos ou escovar muito os cabelos . Evitar também massagens no couro cabeludo . Estes são hábitos que estimulam a produção de óleo .
- Lavar os cabelos diariamente , a limpeza é fundamental .
- Usar shampoo adstringente , com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos . O ideal será alternar .
- Usar shampoo anti-resíduos ou esfoliante capilar uma vez por semana .
- Ao usar máscaras hidratantes , amaciadores e leave-in , passar sempre da metade da raiz até às pontas , nunca passar no couro cabeludo .
- Evitar água quente , pois a temperatura alta resseca os cabelos e , por isso , estimula a produção de mais oleosidade .
O ideal é usar um produto que trate da raiz ás pontas , contribuindo para a desobstrução de pequenas partículas de gordura acumulada no folículo piloso , e que nutra adequadamente o bulbo capilar . A fórmula dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos .
Causas da Oleosidade
A causa deste problema é de ordem genética , mas alterações hormonais e stress podem agravar o problema . A oleosidade dá-se pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperactividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo um processo de actividade exacerbada por factores genéticos .
Tratamento
Para se livrar deste incomodo constante e diário , o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamentos capilares para que um terapeuta possa analisar o couro cabeludo . A oleosidade excessiva , quando genética , não tem cura : por isso é recomendado um tratamento para controlá-la .
No mundo da cosmética já existem shampoos e loções indicadas para este tipo de cabelos . Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os cabelos . Shampoos anti-caspa também ajudam e , se o caso for grave , o dermatologista poderá também indicar medicamentos via oral .
Pré - Shampoo
- O pré - shampoo é nada mais que um shampoo de acção adstringente usado na primeira lavagem . É indicado para todos os tipos de cabelos , mas os que mais beneficiam dele são os cabelos oleosos , pois também serve para proteger os fios de cabelo . Então , para quem lava os cabelos todos os dias , usar pré - shampoo ajuda na protecção dos fios , evitando assim a quebra .
O pré - shampoo vai fazer a "limpeza pesada" , remover resíduos e oleosidade em excesso , o que nem sempre o shampoo de tratamento consegue fazer . É um produto com propriedades nutritivas que preparam o cabelo para receber o shampoo , desembaraçando os cabelos . Evita a quebra , deixa o cabelo mais maleável , macio e brilhante .
Existem versões , mais transparentes que ajudam na limpeza extra , e a versão em creme e óleo que tem a função de proteger os fios de cabelo .
1 - Nativa Spa Pré-Shampoo - Boticário
2 - Pasta Pré-Shampoo Ekos Murumuru
3 - Elseve Reparação Total 5+ L'oréal Paris Pré-Shampoo Reparador
4 - Pré-Shampoo Esfoliante Limpeza Profunda Plant
5 - Detox Proteína - Pré-Shampoo Cadiveau
Shampoo Para Cabelos Oleosos
Shampoos específicos para cada tipo de cabelo não é um mito , há estudos para desenvolver cada produto , e eles realmente tendem a ser melhores para aquele tipo de cabelo especifico . Os para cabelos oleosos possuem tenso-activos , ou seja , substâncias encarregadas de se ligarem a gorduras e sujidade e levá-las embora no enxaguamento .
O lauril sulfato de sódio (ingrediente comum nos shampoos) é um tenso-activo que age como um potente agente desengordurante . Para quem tem cabelos muito oleosos , o lauril sulfato de sódio , proporciona limpeza e a remoção do óleo dos cabelos .
Porém é importante lembrar que da mesma forma que o tenso-activo remove a oleosidade dos cabelos , também acaba "limpando" a gordura natural que mantém os cabelos mais hidratados . Ao remover estes componentes , os cabelos podem ressecar . Para opções mais suaves , uma boa ideia são os shampoos sem sulfato .
1 - Ice - Shampoo K Pro
1 - Ice - Shampoo K Pro
Shampoo a Seco
O shampoo a seco é uma espécie de talco que ajuda a retirar o excesso de sebo do couro cabeludo . É o melhor amigo dos cabelos oleosos . Mas atenção , só deve ser usado em emergências ou compromissos de última hora . O uso do shampoo a seco nunca deve ser estimulado como um hábito de vida diário . A substância utilizada para a sua fórmula é o amido de alumínio , que ajuda a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos , mas não substitui uma lavagem para remover a sujidade .Usar este tipo de produto constantemente também irá gerar resíduos que podem contribuir para a obstrução dos poros de oleosidade , o que iria piorar o quadro .
Ideal para ser usado entre as lavagens normais , elimina o excesso de oleosidade da raiz . O shampoo a seco ajuda a disfarçar a oleosidade , deixando o cabelo com aparência de limpo , solto e volume natural . Neutraliza ainda os maus odores e dá sensação de frescura ao couro cabeludo
Como usar ?
- Agitar o frasco e borrifar o shampoo nas raízes do cabelo seco , a cerca de 30 cm de distância . Com as pontas dos dedos massajar , e , depois , pentear como de costume . Não utilizar o shampoo a seco por mais de 1 dia seguido , deve ser usado somente em ocasiões especiais .1 - Original Dry Lee Stafford - Shampoo a Seco
Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!
Obrigada pelas dicas. Isto vai dar-me um jeitão. O meu cabelo está sempre oleoso. :( Tenho de o lavar todos os dias e sei de amigas que não lavam com tanta frequência e está sempre espectacular.
ResponderEliminarBem , já percebi porque tenho o cabelo oleoso :x
ResponderEliminarmuitoo obrigada pelo post , muitoooooooo util!
beijinho grande
Boas dicas, mas não tenho cabelo oleoso, antes pelo contrário é muito seco
ResponderEliminarObrigada pelas dicas e pelas sugestões!
ResponderEliminarSou super fã do shampôo seco e uso o da batiste!! 5 estrelas: um salvador autêntico!;)
ResponderEliminarGostei das dicas e dos produtos indicados, vou tentar experimentar alguns deles pois o meu cabelo é oleoso e às vezes é difícil encontrar produtos que ajudem a combater isso. Beijinhos
ResponderEliminarOlá, Carla! Como tenho o cabelo oleoso algumas das dicas já conhecia.Gostei bastante do post. Obrigada, beijinhos
ResponderEliminarGostei, apesar de não ter cabelo oleoso
ResponderEliminarBoas dicas!
ResponderEliminarGostava de experimentar o shampo a seco!
ResponderEliminar