Pink Stuff on Instagram

07 outubro, 2016

Como tratar as marcas do Acne



Quem sofre ou já sofreu com o acne , sabe que depois que a espinha desaparece fica sempre uma marca .
O acne pode aparecer por diferentes causas e em diferentes zonas do corpo . Esta condição de pele não provoca danos à saúde , mas pode afectar a auto-estima , pois aparece com lesões cheias de pus sobre a pele e quando desaparecem , deixam cicatrizes bastante visíveis . As cicatrizes do acne podem ser manchas castanhas escuras ou buracos na pele . As manchas do acne podem ser removidas com remédios caseiros , os buracos no entanto são quase impossíveis de remover .

 As manchas das espinhas são causadas por uma inflamação chamada hipercromia pós-inflamatória que acaba sendo agravada pela manipulação das lesões , ou seja quando a espinha é espremida ou pela exposição solar . Para evitar que as manchas das espinhas apareçam é importante adoptar alguns cuidados diários como , por exemplo , lavar o rosto diariamente com sabonetes neutros ou de enxofre que ajudam a limpar a pele e amenizar a oleosidade .

 Acne : A origem do problema 

- Ter um pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis (principalmente para adolescentes , com mais espinhas por causa das grandes alterações hormonais) . As manchas das espinhas são um problema que afecta a auto-estima de muitas pessoas , pois a região afectada escura ou avermelhada .

- Usar produtos adstringentes e exfoliantes que fazem uma limpeza profunda evitando acumular resíduos que possam entupir os poros e consequentemente causar espinhas . Usar diariamente protector solar para evitar que as manchas e as espinhas se agravem . E lembrar que os cuidados com a alimentação também são muito importantes , pois os alimentos muito gordurosos consumidos em excesso desregulam o organismo deixando a pele mais oleosa , o que acaba sendo propicio a espinhas .
    

Tratamentos Naturais Para as Manchas de Acne  

 

Exfoliação da pele - Exfoliar a pele a cada 2 semanas ajudará a 
eliminar as manchas do acne .
- Colocar uma colher de açúcar no creme hidratante que utilizam diariamente e aplicar com movimentos delicados e circulares . Enxaguar com água fria logo de seguida . Existem outros produtos naturais que podem ser usados como exfoliantes para o rosto , como o mel , aveia , fubá e até argila . Para fazer uma exfoliação com argila , basta preparar uma pasta um pouco mais liquida , passar no rosto em movimentos circulares e suaves e depois enxaguar .




Vinagre de Maçã - Cortar uma cebola ao meio e mergulhá-la em meia chávena de vinagre de maçã . Deixar ficar até que a cebola absorva bem o vinagre (mais de 10 min) . Após este tempo , esfregar a cebola em cima das manchas e deixar agir por 10 minutos . Enxaguar com água . Os resultados devem aparecer em 2 semanas , fazendo 1 vez por dia todos os dias .


Aloe Vera (Babosa) - A aloe vera é um poderoso hidratante e um grande regenerador da pele , portanto ajuda a combater o envelhecimento precoce e deixa o rosto belo e luminoso . A aloe vera é capaz de remover qualquer cicatriz , por isso , contra as manchas de acne funciona muito bem . Colocar a polpa da babosa num recipiente de madeira ou plástico e adicionar sumo de limão . Misturar muito bem e aplicar no rosto , sempre para cima com movimentos circulares suaves . Deixar agir por 20 minutos e retirar com água morna . Podem também usar o óleo de aloe vera na pele .




 
 Azeite e Bicarbonato de Sódio - O azeite , pele sua grande concentração de vitaminas e antioxidantes , acaba por se tornar um bom aliado para eliminar as manchas do acne . Além disso possui um efeito desintoxicante , removendo todas as impurezas , deixando o rosto liso e brilhante . Aplicar sobre a marca com um algodão embebido numa colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água mineral . Massajar a área delicadamente por 1 minuto , depois lavar o rosto . Após a exfoliação , aplicar azeite na área e deixe que ele penetre nas camadas mais profundas da pele para actuar directamente sobre a marca , enquanto alisa e regenera a derme . Deixar actuar por 20 minutos e lavar o rosto normalmente .



 Tomate - O tomate é maravilhoso para a saúde e a sua vitamina A pode também ajudar a reparar e a rejuvenescer a pele . Os tomates podem ajudar a solucionar problemas comuns de pele como manchas , pontos negros , pele oleosa , poros dilatados , erupções cutâneas , queimaduras solares , descoloração , pele seca e até ajuda a reduzir e tratar o aparecimento do acne , deixe esta máscara agir durante 30 minutos e enxaguar com água morna .






Mel e Limão - Tanto o mel  como o maravilhoso limão são alimentos apropriados para manter uma pele saudável e sem manchas , pois possuem propriedades  nutritivas e clareadoras . O mel , com as suas muitas propriedades nutritivas , contém vitaminas e minerais que proporcionam à pele propriedades hidratantes , anti-bacterianas e anti-sépticas . Além disso , suaviza e regenera a pele . O limão tem propriedades adstringentes e clareadoras . Misturar o sumo de limão com 2 colheres de mel 100% natural e aplicar na região com manchas . Deixar agir por 30 minutos e enxaguar bem .



Porquê optar por um tratamento natural ? 

- É claro que existem outras formas de amenizar estas manchas . Estas técnicas normalmente são peelings , ácidos , laser , cremes específicos , etc . Porém , estas nem sempre são tão agradáveis . Elas podem nos livrar do problema , mas em contrapartida podem causar outros . Estes tipos de procedimentos agressivos , na maioria das vezes , deixam a pele muito frágil e sensível , o que pode acabar ocasionando outras manchas , como as causadas pelo sol .

 - Por isso mostro aqui estes "remédios" , feitos com ingredientes naturais , e que geralmente temos em casa . Eles possuem a vantagem de não terem efeitos secundários e costumam ser bastante eficazes também ! Mas é preciso entender que eles possuem resultados gradativos e a longo prazo ! Então ... paciência queridas e não desistam !! 

Espero que tenha sido útil para vocês e que tenham gostado !
Beijinhos !!      
      

2 comentários:

  1. Felizmente não tenho muitas marcas, mas este post é super útil, gostei imenso! Beijinhos :)

    NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  2. Achei muito interessantes este post, pois infelizmente sofro deste problema e tenho algumas marcas que já nem com aleo vera vão embora , :c
    Obrigada Carlinha

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar