Pink Stuff on Instagram

28 outubro, 2016

Babosa (Aloe Vera) - Conheça os benefícios para a saúde e beleza


Provavelmente já ouviram falar da Babosa (mais conhecida por Aloe Vera) . Ela está presente em fórmulas de shampoo , amaciador , loções pós-sol , hidratantes , etc . Porém a verdade é que a maioria das pessoas não sabe a forma correcta de utilizar a babosa e nem quais os benefícios que de facto oferece .

O que é a Babosa e quais são os seus benefícios :

- A babosa é uma planta medicinal , também conhecida como Aloe Vera , que cresce espontaneamente e pode chegar a 1 metro de altura . É cultivada para fins medicinais , cosméticos e ornamentais .
É conhecida como a "planta da beleza" , pois é muito completa , possui 18 aminoácidos  essenciais à formação da proteína . Além disso é rica em vitaminas A , C , E , B1 , B2 , B3 , B6 , B12 e B13 . Possui propriedades hidratantes , com acção regeneradora , desintoxicante e revigorante . 
Tem ainda propriedades cicatrizantes e anti-microbianas , o gel que se encontra na parte interna das folhas tem poder acelarador e regenerativo das células da pele . Por isso , a planta é muito utilizada em cremes , loções e pomadas , já que os seus activos potencializam a hidratação e cicatrização , actuando contra o envelhecimento precoce da pele .
Os nutrientes presentes no gel da babosa tÊm grande valor nutricional e na sua composição contém : magnésio , manganés , cálcio , ferro , zinco , selénio , vitaminas (complexo B, C e E) - com propriedades anti-oxidantes .

Sumo de Babosa 

 
- Além de ser usada em cremes e loções de uso tópico , de estar presente nas fórmulas dos shampoos e amaciadores , o gel de babosa pode ser utilizado como sumo , oferecendo , inclusive , óptimos benefícios para a saúde :

Ajuda na perda de peso - Com o consumo de sumo de babosa , existe uma melhor absorção dos nutrientes e uma maior eliminação de toxinas , além do efeito anti-inflamatório - que faz com o corpo desinche .

Melhora o sistema imunológico - A babosa dá ao organismo as reservas necessárias para que ele as utilize de acordo com as suas necessidades . Ou seja , consumir o sumo de babosa com certa regularidade reforça o sistema imunológico .  

Contribui para a saúde bucal - O consumo de sumo de babosa contribui de forma excelente para a saúde dos dentes e das gengivas .

Auxilia na digestão - O sumo de babosa oferece a manutenção de um tracto digestivo saudável , assegurando que os nutrientes provenientes da alimentação sejam bem absorvidos pelas células . A babosa tem ainda propriedades desintoxicantes , ajuda a manter a flora intestinal em equilíbrio e o seu consumo ajuda no alivio da indigestão e de outros problemas digestivos .

Combate o envelhecimento precoce - O consumo do sumo de babosa também colabora para a manutenção de uma pele mais saudável e bonita , já que , utilizando-se dos nutrientes da babosa , a pele combate de forma mais eficiente os efeitos do envelhecimento precoce .

Contribui para a beleza - Como o sumo da babosa proporciona um bom funcionamento do organismo , não só a pele , mas cabelos e unhas também ficam mais bonitos e saudáveis .

Ajuda a manter o coração saudável - Alguns estudos recentes apontam que o sumo de babosa pode ajudar a aumentar a circulação , reduzir o colesterol , as triglicérides e os níveis de lípidos da gordura no sangue . Também pode oferecer alivio de tensões , ajudando a reduzir a pressão e a manter o coração saudável . 

Não é recomendada a ingestão de mais de 100ml por dia , porque contém substâncias que podem alterar o funcionamento digestivo . Este sumo só deverá ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes de confiança !!

11 usos surpreendentes da Babosa 

    
1 - Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares - Como o gel tem um efeito refrescante , hidratante e cicatrizante , só é preciso abrir uma folha e esfregar o seu interior sobre a pele para obter alivio imediato . É realmente uma óptima loção pós-sol .

2 - Alivio nas picadas de insectos - Os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam muito a aliviar a comichão das picadas dos insectos .

3 - Massagem relaxante - Presentei-se com uma massagem corporal relaxante . Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho .

4 - Esfoliação para os pés - Misturar meia chávena de farinha de aveia , meia chávena de farinha de milho , quatro colheres de sopa de gel de babosa e meia chávena de loção corporal sem cheiro . Massajar bem os pés com esta mistura e enxaguar .

5 - Alivio para as bolhas - Passar um pouco de gel de babosa sobre as bolhas que se formam , por exemplo , nos pés , para um alivio e cicatrização mais rápida .

6 - Hidratação da pele - O gel de babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem pele seca .




7 - Prevenção de cicatrizes e estrias - Basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso , como pernas , barriga e glúteos .
8 - Tratamento de verrugas - Em alguns casos , aplicar o gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga .
9 - Ajuda no crescimento do cabelo - Basta massajar o gel de babosa no couro cabeludo , deixando actuar por 30 minutos e , depois , enxaguar .
10 - Remoção de maquilhagem - Aplicar um pouco de gel no rosto , tomando cuidado com os olhos , depois enxaguar .
11 - Alivio nos sintomas da asma - Ferver um pouco de água com gel de babosa numa panela e respirar o vapor para aliviar os sintomas da asma . 
Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!    
            
      

11 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar dos benefícios mas agora fiquei muito mais esclarecida :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Desde que fiz a depilação definitiva fiquei fã do gel de aloe vera! Acalma imenso a pele, é brutal!

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia por completo. Quando li ajuda na perda de peso, fiquei logo em alerta. Tudo o que nos ajude a nível de saúde é mais que bem vindo e pelo que li do post são vários os aspectos em que actua e ajuda. Bendito Aloé Vera! :)
    Obrigada pelo post e pelas infos que nos deixas :)

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Uso esta planta maravilhosa para imensa coisa, mas tem mais utilidades do que conhecia.

    ResponderEliminar
  5. já conhecia alguns dos beneficios desta planta! :D muito util este post

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Olá, Carla! Xiii ... Tantos benefícios, desconhecia muitos deles. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro aloe vera e tenho vários vasos em casa desta planta :) Faz milagres

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante de produtos à base de aloe vera.Uma vez queimei-me e usei a planta em cima da queimadura. Ajudou bastante a cicatrizar.

    ResponderEliminar