Pink Stuff on Instagram

02 janeiro, 2017

Tratamentos Naturais para a Caspa


Estamos no Inverno e este tem sido um Inverno bastante frio , com temperaturas muito baixas , criando assim as condições propícias para que os problemas com a caspa se agravem . 

- A caspa é a descamação do couro cabeludo causada pela quantidade excessiva de produção de óleo das glândulas sebáceas . Além de provocar muita comichão , este problema pode ficar visível nas roupas de forma constrangedora , pois a imagem da caspa é quase sempre associada à má ou falta de higiene ou falta de cuidado . 

O Que Causa a Caspa ? 

- Não é possível determinar um factor exacto como causador da caspa , porém eles usualmente estão associados à produção exagerada de sebo no couro cabeludo . Os primeiros sintomas da caspa a serem observados é a descamação do couro cabeludo , produzindo uma quantidade problemática de flocos esbranquiçados . Em alguns casos , pode haver lesões no couro cabeludo devido à comichão proveniente do sebo . 

- Entre as causas iniciais mais comuns estão : 

- Produtos químicos
- Fungos
- Alterações hormonais 
- Stress (provoca a produção excessiva de sebo) 
- Alimentação inadequada
- Oleosidade excessiva no couro cabeludo 
- Clima frio 

Tratamentos Naturais para a Caspa : 

  - Para o tratamento da caspa , além dos shampoos específicos , podemos também experimentar outros tratamentos mais naturais . Estes podem ser bastante úteis isoladamente (para casos leves) ou como coadjuvantes em casos mais graves . 

Receitas para ajudar a melhorar a caspa   

- Uma colher de sopa de óleo de amêndoas 
- 2 gotas de óleo essencial de limão 
- 2 gotas de óleo essencial de cedro 
- 2 gotas de óleo essencial de alecrim 

- Misturar muito bem todos os ingredientes , e passar no couro cabeludo , massajando cuidadosamente . Deixar actuar por 2 horas e por fim lavar os cabelos como habitualmente . 

Limão contra a caspa : 

- O limão tem um poder adstringente que ajuda na eliminação da seborreia e caspa . Basta esfregar a casca do limão no couro cabeludo . Massajar com suavidade , deixando agir por 30 minutos . Lavar e enxaguar normalmente . 

Opção 2 : 

- Preparar uma pasta de argila e colocar umas gotas de óleo essencial de limão . Passar no couro cabeludo e deixar agir por 20 minutos . Lavar e enxaguar como normalmente . 

Opção 3 : 

  - Aquecer óleo de coco até ficar liquido , passar no couro cabeludo e massajar . Colocar uma toca de banho para aquecer um pouco . Deixar actuar por 1 hora . Em seguida , aplicar sumo puro de limão no couro cabeludo , esperando 15 minutos antes da lavagem .
O óleo aquecido vai amaciar a caspa , e o sumo de limão vai limpá-la . Em casos mais sérios esta receita deve ser repetida a cada 2 semanas . 

Vinagre de Maçã : 

- Um remédio caseiro muito popular no tratamento da caspa é baseado no vinagre de maçã . 
Para prepara-lo , devemos diluir o vinagre de maçã com a mesma proporção de água . 
Colocar a mistura num pulverizador e aplicar nos cabelos e couro cabeludo . Deixar agir durante 40 minutos . Lavar e enxaguar normalmente . 

Aloe Vera (Babosa) :     

- Além de ser um excelente fortalecedor , a babosa age no couro cabeludo expulsando as bactérias e os depósitos da gordura que obstruem os folículos pilosos , sendo muito efectivo no tratamento da caspa e seborreia , que se não for tratada a tempo levará inevitavelmente  à queda do cabelo . Os componentes da babosa estimulam a regeneração e nutrição capilar , favorecendo a recuperação do cabelo . 

- Ao obter a polpa ou o sumo da babosa , a forma mais correcta de utilização , é passa-la sobre a cabeça , massajando um pouco , para que penetre tanto no cabelo como no couro cabeludo . Deixar agir por 20 minutos . Lavar e enxaguar normalmente . 

 

Óleos Vegetais e Óleos Essenciais : 

- Os óleos vegetais e essenciais têm propriedades muito benéficas , para tratar problemas no couro cabeludo . Fazer massagens circulares com as pontas dos dedos levemente no couro cabeludo : 1 a 2 vezes por semana com óleos vegetais e óleos essenciais específicos . A receita pode ser uma colher de sopa de óleo vegetal específico para a caspa e 6 gotas de óleo essencial . Estas são as proporções de óleos a utilizar . 

Óleos Vegetais Específicos Indicados Contra a Caspa : 

- Óleo de Amêndoas Doces 
- Óleo de Semente de Uva 
- Óleo de Coco 
- Óleo de Oliva 
- Óleo de Copaíba 
- Óleo de Rícino 

Óleos Essenciais Específicos Indicados Contra a Caspa : 

- Óleo de Tea Tree 
- Óleo de Patchouli 
- Óleo de Lavanda 
- Óleo de Alecrim 
- Óleo de Copaíba 
- Óleo de Tomilho 
- Óleo de Laranja 
- Óleo de Limão 
- Óleo de Litsea Cubeba
- Óleo de Cedro 
- Óleo de Eucalipto 
- Óleo de Salvia 

Espero que tenham gostado ! 
KissKiss 💋           

5 comentários:

  1. muito aprendo neste blog, :D obrigada Carlinha

    ResponderEliminar
  2. fantástico... felizmente so tive caspa 1 vez

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Confesso que não conhecia nenhum dos tratamentos que recomendas. Realmente estamos sempre a aprender. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia nenhum dos tratamentos, mas até podem funcionar melhor que alguns champôs comercializados... Acho que vou anotar alguns, se alguma vez vier a ter esse problema.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla, como estás?
    Feliz 2017! :)

    Agora não, mas quando era mais nova, houve um período em que tive alguma caspa. Não sei se por andar nervosa com a faculdade, com o excesso de trabalho, ou mesmo do champô que usava na altura. A verdade é que o meu cabelo com determinados champôs fica com caspa. O que uso actualmente nem é um anti caspa e não me tenho caspa nenhuma.
    O óleo de amêndoas doces é muito bom, já o usei :)

    Beijinhos Carla,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar