Pink Stuff on Instagram

16 dezembro, 2016

Óleo de Prímula : Um poderoso aliado na Saúde Feminina


Vocês conhecem o óleo de prímula ? Mesmo para quem já conhece , geralmente , quando se pensa neste óleo vem logo à ideia o alívio dos sintomas da TPM e da menopausa . Mas o óleo de prímula vai muito além disso .

- O óleo de prímula é extraído das sementes desta planta nativa da América do Norte . É conhecido por regular as hormonas femininas , em destaque para os períodos pré-menstruais e na menopausa . Esta planta arbustiva é conhecida na sua região natal como "evening primerose" o nome é dado porque as suas flores amarelas delicadas tendem a abrir ao anoitecer . O óleo extraído das sementes é comercializado por todo o mundo . 

- O óleo de prímula é rico em ácidos graxos essenciais (como o ácido gama-linoleico) , que não são produzidos pelo corpo naturalmente . 

- O óleo de prímula é rico num tipo de ômega6 , o ácido gama linoleico (GLA) . É considerado um ácido graxo essencial , já que não é produzido normalmente no corpo . No caso do GLA , o corpo o utiliza para produzir uma prostaglandina (E1) , que alivia inflamações e fortalece o sistema de defesas do organismo . 

Como Actua o Óleo de Prímula na TPM ? 

Muitas mulheres sofrem com as alterações causadas por causa da tensão pré-menstrual . Em função do óleo de prímula ser rico em ácido linoleico GLA , interfere na produção de prostaglandinas inflamatórias libertadas durante a menstruação , por isso também é muito útil a diminuir as cólicas menstruais . 

- O óleo também pode minimizar a sensibilidade mamária pré-menstrual , cólon irritável , compulsão por carbohidratos e ajudar a controlar a inflamação associada à endometriose . Na menopausa , é amplamente relatado que o óleo de prímula reduz afrontamentos e aumenta a sensação de bem-estar . 

- Além de acalmar as hormonas femininas , a ácido linoleico é também responsável pela produção da prostaglandina que ajuda a favorecer a pele com isto é possível usar o óleo de prímula para tratar inflamação , fortalecer o sistema imunológico , combater o envelhecimento precoce e alguns estudos até sugerem que pode actuar no combate ao cancro da mama . 

   Mais Benefícios do Óleo de Prímula : 

- É fornecedor dos ácidos dos ácidos LA e GLA , responsáveis pela boa manutenção do organismo .
 - Actua como regulador da temperatura do corpo , regulando também a energia gasta pelo organismo nas actividades diárias . 
- Contém fenilanina , composto que alivia a dor e está cada vez mais sendo usada para tratar as dores crónicas . 
- Previne o envelhecimento precoce e ajuda a manter a pele saudável e bonita . 
- Ajuda a diminuir a dor da artrite e a reduzir a inflamação especialmente nos casos de artrite reumatóide . 
- Os ácidos graxos essenciais no óleo de prímula podem reduzir o risco dos poros entupirem de desenvolver lesões . Ajuda a tratar a rosácea , reduzindo inflamações e controla a proliferação do acne . 
- Possui prostaglandinas que reduzem inflamações e fortalecem o sistema imunológico do organismo 

Como consumir o óleo de prímula ? 

Normalmente encontramos o óleo de prímula na forma de cápsulas . A dose diária recomendada fica entre 500mg e 1000mg , mas pode variar de pessoa para pessoa . Ao tomar o óleo de prímula , seria bom incluir também o consumo de ômega3 , já que o óleo de prímula contém ômega6 e é importante manter o equilíbrio . 
Idealmente , antes do uso é aconselhável procurar orientação de um nutricionista para indicar a dose diária adequada . Para aproveitar melhor os benefícios é melhor tomar as cápsulas diariamente . 

Contra-Indicações e Efeitos Secundários da Prímula : 

A prímula não deve ser utilizada durante a gravidez . É contra-indicada para as pessoas que sofrem de epilepsia , distúrbios hemorrágicos e esquizofrenia . É muito raro apresentar efeitos secundários . 

Onde comprar ? 

Ao comprar o óleo de prímula , confiram bem a procedência do produto , infelizmente existem muitos produtos falsificados ou duvidosos no mercado . Prefiram as embalagens mais escuras , o que evita a oxidação do óleo . E , se possível , prefiram um óleo orgânico (são mais caros , porém mais confiáveis) . Podem encontrar as cápsulas de óleo de prímula em farmácias e lojas de produtos naturais . Se optarem por comprar numa loja online , eu recomendo o Celeiro  , com uma rica e variada selecção de produtos . 

Espero que tenham gostado ! 
Beijinhos 💋             

4 comentários:

  1. Olá, Carla! Muitíssimo obrigada por este post. Achei de extrema importância, pelo menos pela parte que me toca, uma vez que já me encontro nos entas e não tarda nada na menopausa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar, mas é um post interessante!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar deste óleo! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  4. Sinto-me burra :O Não conhecia nada disso!
    Obrigada por partilhares.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar