Pink Stuff on Instagram

02 dezembro, 2016

Argiloterapia Capilar


A argila é um ingrediente que , devido ás suas propriedades , tem se tornado bastante comum nas clínicas de estética e spas , no tratamento da pele e cabelos . Recolhida directamente a partir do solo , a argila é o resultado da mistura de elementos como ; derivados de alumínio , silicatos e hidróxidos coloidais , possuindo na sua composição  ferro , potássio , boro , alumínio , enxofre e cálcio .

- A  argila é um absorvente de toxinas e impurezas , possui também propriedades cicatrizantes , anti-inflamatórias , purificantes , adstringentes , reminerilizantes  e anti-sépticas . Promove a cicatrização e a reconstrução dos tecidos , estimula a circulação sanguínea e linfática e tem efeito tensor imediato e anti-séptico . A argila pode ser usada no cabelo , rosto e corpo . 

  Argila no Tratamento Capilar

Já usaram argila no cabelo ? Além de ser óptima para a pele , a argila também trás benefícios inegáveis para os cabelos . 

- A argila possui elementos eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados .  O tratamento com a máscara de argila ajuda a purificar , eliminar oleosidade e fortalece o couro cabeludo . Auxilia no crescimento saudável dos cabelos , repondo as proteínas e selando os fios .

 A Argila age como um Shampoo Anti - Resíduos 

- O tratamento com argila desintoxica o couro cabeludo , diminui a oleosidade e esfolia o couro , removendo as impurezas . Para quem usa muitos cremes , leave-in , silicone , etc , é excelente a cada 15 dias usar argila como shampoo . A argila ajuda a limpar e eliminar todos esses resíduos que se vão acumulando no couro cabeludo . Digamos que a argila faz uma esfoliação no couro cabeludo . 

- Desta maneira , antes de lavar os cabelos normalmente , preparar a argila (deixar a preparação mais liquida do que o habitual) , passar no couro cabeludo , pode ser com os dedos ou um pincel , eu pessoalmente acho que fica melhor com um pincel , fazendo leves massagens com os dedos no couro cabeludo durante uns dois minutos , de seguida enxaguar e usar o shampoo e o amaciador como habitualmente .

 Como usar a Argila nos Cabelos 

- Colocar a argila num recipiente de vidro , cerâmica ou plástico (nunca usar recipientes de metal ou inox) , e acrescentar água (filtrada , fervida ou desmineralizada) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve . Nem muito liquida nem muito grossa (se não vão ter dificuldades ao aplicar) . Nunca utilizar objectos de metal para misturar a argila .


- Com os cabelos húmidos , espalhar a pasta de argila sobre todo o couro cabeludo com o pincel , e depois massajar levemente o couro com a ponta dos dedos em movimentos circulares durante alguns minutos . Não esfregar a argila nos fios , pois pode causar atrito forte , e danificá-los e também evitar passar a argila no comprimento dos fios . Deixar actuar por 20 minutos . Enxaguar abundantemente com água morna . Podem aplicar a argila nos cabelos secos também . A argila pode ser usada nos cabelos a cada 15 dias .
A argila pode ser combinada com o uso de óleos vegetais e óleos essenciais , específicos para cada tipo de cabelo e suas necessidades .

- O vinagre de maçã é um aditivo comum aos tratamentos de argila . Existe uma boa sinergia entre os dois . Logo , em vez de água podem usar vinagre de maçã , para o tratamento de caspa e seborréia , ou para aumentar o brilho dos cabelos . Ajuda também a diminuir o pH da argila .

Tipos de Argilas

    
- A argila branca , verde e preta , são as mais indicadas para os cabelos . A branca é mais leve e suave ; a verde indicada para cabelos normais que apenas precisam de tonificação , estimulação do couro cabeludo e limpeza ; e a preta é mais indicada para quem possui excesso de oleosidade do couro e queda de fios . Na altura de comprar a argila , verifiquem se está esterilizada . Se for orgânica ainda melhor !

Argila Branca -  Rica em silício e alumínio e vários oligoelementos . Aumenta a oxigenação das áreas congestionadas , regula a queratinização em distúrbios do couro cabeludo .  

Argila Verde - Rica em magnésio , manganês , silício e vários oligoelementos . Anti-inflamatória , esfolia , regula a produção sebácea e tem efeito desintoxicante e adstringente .

Argila Cinza - Rica em alumínio e silício . Melhora a circulação sanguínea e linfática , efeito anti - inflamatório e cicatrizante , melhora olheiras , varizes e queda de cabelo . 

Argila Amarela - Rica em silício e alumínio . Acção calmante e regeneradora dos tecidos . 

Argila Vermelha - Rica em ferro e silício . Usada no tratamento de celulite , gordura localizada , pálpebras caídas , papada e inchaço . 

Argila Preta - Elevado teor de titânio , alumínio e silício (argila rara) . Activador da circulação , adstringente , contribui para a renovação celular , efeito cicatrizante , desintoxicante , anti-inflamatório e combate a queda de cabelo provocada pelo avançar da idade .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos 💋      

8 comentários:

  1. uau, existe tanto tipo de aegila! não conhecia!
    adorei saber os seus beneficios. Obrigada pelo post, esta muito bom! :)

    ResponderEliminar
  2. Ola Linda:) Adoreiii:) vou esprementar:)
    Obrigada Bjs Open Kloset By Karina
    Novo:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/12/adlib-restaurante-and-art-de-noel.html?m=1#more

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Ai desconhecia por completo. Adorei e aprendi imenso. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla. Nunca usei argila para o cabelo mas ouvi falar de um champo para residuos da linha argiloterapia da Boticário... Mas ainda estou por o experimentar.
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Uau adorei, não fazia ideia que podíamos colocar argila no cabelo nem dos seus efeitos no mesmo. Que óptimas dicas.
    Sou nova seguidora por aqui.
    beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas, estou tentada a experimentar.

    ResponderEliminar
  7. Nem sabia que se podia usar deste modo, mas acho que já usei champôs de argila...

    ResponderEliminar