Pink Stuff on Instagram

19 dezembro, 2016

5 Dicas de Dieta que Funcionam Realmente


Não , não são dicas "milagrosas" que fazem desaparecer o peso da noite para o dia , mas sim concelhos básicos que devemos seguir quando fazemos uma dieta . Estas regras básicas foram me dadas a conhecer por uma nutricionista à uns anos quando resolvi perder os quilos que tinha a mais , nunca fui de dietas "loucas" , nem de fazer muito exercício físico , mas ao longo dos anos fui ganhando peso a mais e já não me sentia bem comigo própria , procurei ajuda e com um plano alimentar à minha medida passei dos 85kg para o meu peso actual que varia entre os 62 a 63 kg .
O essencial é manter o foco e seguir estas regras básicas ainda mais porque a cada nova estação do ano aparece uma dieta diferente que está "na moda" (dieta sem glúten , dieta Dukan , por exemplo) , cada uma restringindo certos alimentos e valorizando outros . 

- A ideia aqui não é julgar se esse tipo de dietas funcionam ou não , e sim apresentar princípios básicos universais , que vão fazer a dieta funcionar , independente de qual seja o tipo de dieta . 

5 - Passar mais tempo na cozinha :

- Uma pergunta comum quando se está em dieta é : qual a proporção de tempo e esforço que devemos investir em alimentação /exercícios físicos ? Hoje em dia , já existe um consenso quanto a isto , e a resposta pode surpreender : devemos investir 80% dos esforços em alimentação e apenas 20% em exercícios físicos . 

-  Sendo assim , temos que assumir o controle sobre a nossa alimentação ; e isso invariavelmente passa por fazermos mais comida em casa . Pratos do restaurante , na maioria das vezes , vêm carregados de ingredientes indesejados e de qualidade duvidosa . Programar o tempo e marcar um encontro com o supermercado e principalmente com a cozinha .
Agendar um dia , como uma tarde de Domingo , por exemplo , para pré-cozinhar para a semana toda . Lavar todos os vegetais , enfim , investir um tempo a organizar as refeições e a programar tudo para a falta de tempo durante a semana . Não vejam o tempo passado na cozinha como um "tempo perdido" , e sim como um investimento na vossa saúde . 

4 - Beber sempre muito líquido :

- Todas nós sabemos que beber água ao longo do dia é essencial para a saúde , para qualquer tipo de dieta . Falando em ganho de peso especificamente ; quanto menos água bebemos , mais ganho de peso temos por retenção de líquidos , pois o nosso corpo faz reservas de água quando esta é escassa . 

- Além disso a desidratação muitas vezes engana o cérebro , fazendo-nos acreditar que estamos com fome , e não com sede (este é um dos principais tipos de falsa fome) . Uma excelente opção de líquido para ir bebendo ao longo do dia é o chá , que além de hidratar contem outros ingredientes saudáveis (nem pensem em refrigerantes ! ) . 


3 - Invistam no vosso sono : 

- A cada ano que passa , a população dorme menos horas por dia . Excesso de estímulos e luminosidade , ruídos nocturnos , enfim as causa são várias . Isto é alarmante , pois dormir bem é o factor primordial para a nossa saúde em geral . 

- Especificamente quanto à dieta , o sono de baixa qualidade impacta directamente na absorção de nutrientes e no ganho de peso . Estudos recentes compararam dois grupos durante uma semana um dos grupos , com deficiências de sono , ganhou cerca de 1,5kg de peso a mais que o grupo que dormiu normalmente . Então , dar prioridade e melhorar o sono só traz benefícios . 

2 - Comer Conscientemente (até mesmo as "porcarias")

- Um dos maiores segredos de quem come bem é não tratar a comida com ansiedade . Saborear os pratos lentamente , prestando muita atenção no sabor e textura da comida . E isso vale não somente para os alimentos saudáveis , mas também para as delícias "proibidas" : quando forem comer um gelado ou sobremesa que gostam , parem e apreciem o alimento com todos os vossos sentidos . Mastigar com calma , não comer de qualquer maneira ao mesmo tempo que fazem outra coisa qualquer , sem prestar atenção ao que estão a comer . Além de evitarem o exagero (com este método apercebem-se muito antes que estão saciadas) vão apreciar muito mais o alimento ! 

1 - Nunca ficar muitas horas sem comer : 

- Quando estão com muita fome , não estão em condições de tomar decisões inteligentes . A fome é um desejo primordial que se sobrepõe ao pensamento racional . Portanto , quando estamos famintos , é difícil pensar em alimentos saudáveis : o nosso corpo só quer saber da maneira mais rápida de matar a fome , e essa maneira é , quase sempre , através de alimentos que depois nos vamos arrepender de ter comido . 

- Para evitar este problema , o ideal é planear sempre as refeições intermediarias opções saudáveis , para que não sejam apanhadas de surpresa pela fome , que quando chega para valer tem o poder de se sobrepor a qualquer boa vontade . 

Espero que tenham gostado ! 
Beijinhos 💋           

6 comentários:

  1. hahaha concordo com todas <3
    adorei o post
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Dormir bem, não durmo as horas que devia
    Às vezes como tarde e a más horas
    Água só bebo quando tenho sede... Tenho de mudar maus hábitos!

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso tenho sorte...pois apesar de comer muito não engordo :)
    Ja o meu namorado pronto :x estamos a morar à dois anos juntos e ja engordou 13kilinhos

    ResponderEliminar
  4. Amei o post, mas como uma educadora física, saliento que exercícios físicos são muito importantes! Além de ajudar a emagrecer, ele previne diversos tipos de doenças e/ou reabilita as que já ocorreram ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Olá, Carla! Bem na verdade o meu estilo de vida baseia-se em quase todos os pontos que mencionas-te. Já é um hábito, que surge involuntariamente. Obrigada adorei o post, beijinhos

    ResponderEliminar