Pink Stuff on Instagram

27 novembro, 2016

Óleo Essencial da Árvore do Chá ( Tea Tree Oil )


Para quem é fã dos óleos essenciais , sabe que existem dois óleos que são os mais utilizados , os "óleos básicos" - absolutamente úteis e agradáveis. O primeiro é o óleo essencial de lavanda (já falei deste óleo Aqui ) , e o outro é o da Árvore do Chá .
O óleo essencial da Árvore do Chá , também conhecido por Tea Tree , de facto oferece um dos óleos essenciais mais versáteis e conhecidos . A substância apresenta inúmeros benefícios e , na indústria cosmética ,é utilizado em cremes , produtos para o tratamento de acne , shampoos para a prevenção da caspa e seborreia , além de desodorizantes , já que o seu aroma é forte e refrescante .

Propriedades do Óleo Essencial Tea Tree 

- Antibiótico , anti-viral , balsâmico , bactericida , cicatrizante , revigorante , expectorante , fungicida , insecticida , estimulante e sudorífero . E o aroma é delicioso ! 



- Devido a estas propriedades de apoio ao sistema imunológico , o óleo de tea tree é conhecido por ajudar no tratamento de problemas respiratórios , incluindo dores de garganta , tosse , asma , bronquite , entre outros . Também ajuda a combater vários tipos de vírus , tais como varicela , gripe , sarampo , herpes e verrugas . O óleo de tea tree costuma ser combinado com o de lavanda proporcionando uma forte acção bactericida .

Em que situações pode ser usado o Óleo Essencial Tea Tree ?

Problemas Respiratórios -   Constipações , gripes infecções de garganta , dos brônquios , sinusite , dores de ouvidos , asma , bronquite , catarro , tosse e tuberculose .
Cuidados Íntimos - Candidíase , herpes (labiais , genitais e zoster) , infecções vaginais , urinárias , leucorreia . Pela sua propriedade fungicida , ajuda a tratar inflamações vaginais causadas por fungos . Além de ser útil no tratamento de infecções vaginais em geral , Também é um anti-séptico do aparelho urinário , que alivia problemas como a cistite .
Tratamentos Bucais - Gengivas inflamadas , úlceras bucais , aftas e dor de dentes .
Tratamentos da Pele - Psoríase , abcessos , acne , pele inflamada , erupções cutâneas , pé -de-atleta , vesícula , bolhas , queimaduras , esfolados , frieiras , calos , furúnculos , pele oleosa , manchas , verrugas , feridas infectadas , urticária , cortes , feridas . Alivia pruridos anais e genitais e pode ser usado no combate à comichão em geral , da varicela e erupções por picadas de insectos .
Tratamentos de Cabelos - Seborreia , caspa , além de dar brilho aos cabelos secos e danificados .
Fortalecimento do Sistema Imunológico em geral - Uma massagem com o óleo de tea tree antes de uma cirurgia ajudará a fortalecer o organismo . A planta também é eficaz na redução de choques pós - operatório . As suas excelentes propriedades anti-virais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrentes de viroses . Também actua como revigorante nos períodos de convalescência .
Inflamações e Infecções - Ajuda a amenizar a otite , uma infecção no ouvido médio , normalmente associada a problemas nas amígdalas . Também pode atenuar inflamações nos intestinos , como a entrite , e ajuda a expelir parasitas intestinais .
 - Além disso acredita-se que proporcione protecção contra o efeito da terapia de raios X no tratamento do cancro da mama . Parece reduzir as marcas da cicatriz quando aplicado antes do tratamento , pois a sua película protectora forma uma espécie de barreira contra a profunda penetração desses raios .
Factores Emocionais - Estados obsessivos , depressão , medo , ansiedade , preocupação excessiva , sensação de vazio , cansaço , fadiga crónica , acalma choques , indecisão , apatia , timidez e tristeza .
     


Uso e Precauções : 

- Os óleos essenciais são muito versáteis e o da Árvore do Chá não é diferente . Este óleo pode ser usado puro na pele , mas deve-se observar com atenção , pois pode causar irritação nalgumas áreas mais sensíveis .

Como Usar o Óleo Essencial Tea Tree : 

Para o Acne -  Com um cotonete , passar o óleo directamente sobre as espinhas . Pode ser usado também com um óleo vegetal : a cada 3 gotas de óleo vegetal (abacate , coco etc ) , colocar 1 gota de óleo de tea tree . Podem também usar algumas gotas em base de gel neutra . 

Lavagem Bucal - Podem optar por fazer um gargarejo para tratar uma dor de garganta ou de dentes . Mas cuidado : não ingerir o liquido ! Prepara uma garrafa de 500ml com uma colher de mel e uma , no máximo 2 gotas de óleos essenciais . Usar óleo Tea Tree e Eucalipto : ambos são imuno-estimulantes e bactericidas . Irá aliviar e colaborar com o tratamento . 

Máscara Facial para controlar a Oleosidade - As máscaras com óleos essenciais podem ser feitas com argila (branca ou verde) . Para a máscara use 3 a 5 gotas de óleo essencial de tea tree . 

Caspa - Pingar uma gota de óleo Tea Tree no shampoo de uso diário . Ou misturar 4 gotas a 200ml de shampoo de base neutra , de preferência .

Imunidade Baixa - Usar uma gota de Tea Tree duas vezes ao dia no aromatizador .

Micoses - Diluir 5 gotas de óleo Tea Tree em 5ml de óleo vegetal de copaíba e aplicar na forma de curativo sobre a micose .

Pele - Adicionar o óleo no gel de limpeza facial que usam diariamente ou no hidratante . Algumas gotas de óleo Tea Tree podem ser adicionadas ao hidratante ou gel de limpeza para ajudar a combater as espinhas mais difíceis . Aplicar 2 a 6 gotas , dependo do quão forte o querem . Apenas tenham cuidado para que o produto não entre para os olhos !!

Loção de Limpeza para a Pele - Usar uma colher de sopa de mel e 4 gotas de óleo essencial . Misturar tudo e aplicar uma camada fina na pele (evitando a área dos olhos) . Fazer uma massagem leve , deixar agir na pele por alguns minutos e depois enxaguar . É uma excelente loção de limpeza para a pele oleosa ou com acne .

Artrite - Para ajudar a reduzir a dor associada com o inchaço da artrite , adicionar 20 gotas de óleo essencial orgânico de Tea Tree para 60ml de óleo de semente de uva ou outro óleo . Massajar a área afectada 2-3 vezes ao dia . 

Tosse - Usar como indicado para as infecções nos brônquios . Num vaporizador , adicionar 10 gotas de óleo e aspirar por 5-10 minutos . 

Unhas com Fungos - Adicionar 1-2 gotas de óleo directamente para a unha e no tecido ao seu redor . Deixar secar completamente antes de tocar em alguma coisa . Repetir de manhã e à noite durante uma semana .

Onde comprar ? 

Podem encontrar este e outros óleos essenciais , bem como os óleos vegetais , em lojas de produtos naturais , tanto nas lojas físicas como online .
Atenção : Comprem apenas neste tipo de lojas e tenham atenção ao grau de pureza do óleo , vejam se não qualquer outro tipo de substâncias adicionadas . O Óleo Essencial Tea Tree deve ser 100% puro .

Cuidado : Os Óleos Essenciais não são medicamentos , e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes . Os óleos essenciais não podem ser ingeridos . 

Espero que tenham gostado !
Beijinhos ! 💋             
  

9 comentários:

  1. Não fazia ideia que este óleo existia! Adoro que tenha tanta versatilidade :) Beijinho.
    Review: Velvet Passion Matte Lipstick // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este tipo de oleo , mas gostei do que ele faz, beijinhos <3

    http://andreiaseraos.wixsite.com/blog

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia. Mas parece-me bem, por dois motivos: ajuda para quem tem o sistema imunitário mais baixo e para quem sofre de tosse, o que nesta época é a fruta da mesma. :) Tenho de experimentar!
    Obrigada Carla pelas informações sempre tão utéis!
    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Já oiço falar do Tea Tree há muito tempo, acho que é desta que vou comprar!
    Hortelã Pimenta | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Muito versátil... Uso produtos de pele à base deste óleo e são muito bons no combate à oleosidade e imperfeições.

    ResponderEliminar
  6. Ouço Falar Muito bem do cha verde, e apesar de nao conhecer nem 1/4 dos seus beneficios ja sabia q era bom.
    Sem dúvida que este post é muito util!

    ResponderEliminar
  7. Já ouvi falar muito dos óleos essenciais mas confesso que não me atrai. ?'beijinho

    ResponderEliminar
  8. Deve ajudar imenso a minha tosse que começa a irritar :(

    ResponderEliminar
  9. Olá, Carla! Desconhecia por completo este óleo e as suas variadas propriedades. É de grande utilidade valor a todos os níveis. Vou guardar religiosamente e partilha com amigas, porque penso ser muito útil. Obrigada mais uma vez pelo fabuloso post. Beijinhos

    ResponderEliminar