Pink Stuff on Instagram

08 novembro, 2016

Estrias - Como prevenir


As estrias são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras estilísticas e de colagénio . Estas fibras estão localizadas na camada mais profunda da pele . As estrias iniciam-se com um processo inflamatório , por isso surgem primeiro as linhas vermelhas .
O organismo passa a produzir colagénio mais espesso e a marca fica semelhante a uma cicatriz com coloração esbranquiçada ; a melanina , pigmento que dá cor à pele , desaparece .

As estrias são lesões lineares , geralmente paralelas , que podem variar de um a vários centímetros de extensão . Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas , evoluindo mais tarde para a tonalidade esbranquiçada . Em pessoas com pele morena , as estrias podem ser mais escuras do que a pele saudável . A pele na área afectada tem uma consistência frouxa . Algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele ; outras não desenvolvem estrias nem mesmo durante a gravidez - quando a distensão da pele é enorme .

Alguns factores que contribuem para que surjam estrias :

   Alterações de peso - Emagrecer ou engordar de forma rápida e excessiva pode provocar a distensão da pele , causando estrias .
Problemas hormonais - O aumento da produção de estrógenio e progesterona podem fragilizar as fibras de colagénio e elastina , tornando-as mais fáceis de serem rompidas .
Genética - A elasticidade e a resistência da pele dependem das características hereditárias .
Gravidez - Se não houver controlo de peso a pele pode estalar e ficar com estrias .

Prevenção 

- Manter o corpo bem hidratado , sempre .
- Beber em média 2 litros de água por dia , sempre .
- Fazer a hidratação da pele com cremes e loções  hidratantes , estes cremes devem ser ricos em emolientes à base de colagénio , elastina , liposomas , uréia e óleos vegetais . A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras .
- Praticar exercício físico regularmente .
- Evitar a ingestão de doces e gorduras em excesso .
- Alimentar-se bem ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos . A vitamina C presente nestes alimentos é um importante anti-oxidante e ajuda na formação das proteínas da pele .

 Tratamento 


A maioria dos tratamentos visa à renovação da pele e ao aumento de produção de colagénio . O resultado é melhor em estrias recentes . A esfoliação serve para fazer a descamação da pele superficial , promovendo o crescimento de uma nova pele . Outra forma de fazer esfoliação é através de um aparelho que tem a função de lixar a pele com uma lixa de cristal ou diamante . Ocorre a descamação da pele que recobre a estria , estimulando a sua regeneração . Uma grande vantagem desta técnica é que ela estimula também a produção da elastina , que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele .

O resultado da esfoliação é o aumento do estimulo para a formação de colagénio e elastina , melhorando a qualidade da pele . Existem várias técnicas eficientes contra as estrias , e a maioria dos médicos recomenda pelo menos a utilização de duas delas em combinação , pois assim os resultados são superiores aos conseguidos com técnicas isoladas . Uma excepção é em alguns casos de estrias recentes , quando o uso de apenas uma técnica pode ser eficaz .

Alem da esfoliação , outra forma de tratamento é a injecção de substâncias que estimulem a formação de uma nova pele - como o ácido glicólico , a vitamina C e outras . A injecção é feita ao longo de toda a estria , com agulhas muito finas , melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele . Consegue-se com isto a redução da altura e espessura das estrias . São necessárias várias sessões , e a aplicação pode ser dolorosa . Assim como nos casos anteriores , a exposição ao sol deverá ser evitada .

A aplicação de laser também leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias , reduzindo a sua coloração avermelhada ou rósea . Ela leva também ao aumento de proteínas na pele . São feitas várias sessões , com intervalo de 15 dias . Conseguindo-se assim atenuar bem a aparência da estria .

Cremes para a prevenção de estrias : 

   

Creme Anti-Estrias St . Ives
Avon Solutions Strech Mark
Prevenção de Estrias Mamie Bella O Boticário 
Creme p/prevenção de Estrias Vitaderm
Striactive - Prevenção de Estrias e Cicatrizes Dermage
Creme para Estrias Bio Medicin

Adcos Elastcream 


Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 



   

5 comentários:

  1. Cometo alguns erros :x desde comer muitos doces e beber pouca água , a ver se mudo isto :x

    ResponderEliminar
  2. Tenho algumas estrias e não gosto nada

    ResponderEliminar
  3. Felizmente não tenho estrias. Tenho os cuidados que escreveste. :) Desde que mudei a minha alimentação sinto-me bem melhor. :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho estrias e surgiram ainda cedo, devido a um problema de saúde. Não deu como as evitar. Nem na altura sabia o que eram, era demasiado nova :(
    Mas mesmo assim faço por cuidar da pele de modo a que me sinta o melhor possível :)

    Beijinhos,
    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  5. Depois da gravidez fiquei com bastantes mas aplico um creme que as vai atenuando. Os que mencionaste não me são familiares.

    ResponderEliminar