Pink Stuff on Instagram

18 novembro, 2016

Cremes anti-idade - São mesmo eficientes para eliminar rugas ?


Os cremes anti-idade são mesmo eficientes a eliminar as rugas ou não ? Vamos directos ao assunto : Não . Nenhum creme elimina rugas - e nem sequer as suavizam . Bom , pelo menos eu não conheço nenhum que faça isso . Desde que comecei a notar as minhas ruguinhas , nunca consegui fazê-las desaparecer na totalidade , e olhem que eu já usei muitos cremes ! 
Por vezes , pagamos "pequenas fortunas" em produtos e não notamos resultados nenhuns . Ficamos frustradas e desanimadas para cuidar da nossa pele . Tudo isto porque existem muitos anúncios de publicidade enganosa que prometem eliminar todas as rugas quase da noite para o dia . Se existisse uma forma assim tão simples de acabar com as rugas , não existia ninguém com rugas , não acham ? 

O que é a ruga ? 

- As rugas são sinais naturais da pele , que aparecem inevitavelmente conforme os anos passam . Por motivos estéticos , a busca por procedimentos que atenuam ou eliminem a presença delas é cada vez maior . Mais eficiente que é o tratamento , porém , é a prevenção . Por isso , o ideal é usar protector solar diariamente , seja de Verão ou de Inverno (usar todos os dias , todo o ano) e manter uma alimentação equilibrada . A ruga é um processo de degradação das células que formam a nossa pele . Se estas células morrem , elas deixam um espaço , que com o tempo vai ressaltando com a morte de mais células .

E o que faz um creme anti-idade ?

- Como vimos , os cremes anti-idade provavelmente não eliminam rugas . No entanto , isso não faz com que sejam inúteis . Eles possuem , sim , uma série de propriedades que ajudam a manter a pele saudável e bonita .

- Uniformiza a tonalidade da pele 
- Estimula a produção de colagénio 
- Restaura a firmeza e elasticidade da pele 
- Rejuvenesce a pele seca e sem brilho 
- Hidrata proporcionando a maciez
- Retarda o aparecimento natural das rugas 

- A maioria dos cremes anti-rugas (assim como alguma maquilhagem) vem com substâncias como o retinol (que promete o rejuvenescimento da pele) , hidroxiácidos (também responsáveis pelo rejuvenescimento) , enzima Q10 (que estimula o crescimento de células novas na pele) , além de outras . Porém , ainda não foi provado cientificamente o poder destes cosméticos .

 E o que funciona realmente para eliminar rugas ? 

Rugas não se eliminam , porém existem tratamentos como a toxina botulínica que ajudam a disfarça-las . No entanto , a toxina botulínica é um método invasivo e não natural : minimiza as rugas porque paralisa o músculo . Tem que ser reaplicada a cada seis meses ou um ano , e torna os músculos cada vez mais flácidos , pois causa atrofia muscular .

- A cirurgia plástica é o método mais eficiente (porém altamente invasivo) . Existem outros tratamentos que podem ajudar (como por exemplo , Co2 fraccionado) . Para que conheçam as opções que mais se adaptam a cada caso , o mais recomendado é sempre a consulta de um especialista .


Qual é a melhor forma de prevenir as rugas ?

O nosso dia-a-dia reflecte-se na pele . São dois os principais factores que podem prevenir as rugas 
 
Estilo de vida - Pessoas saudáveis terão pele saudável . É necessário alimentar-nos de forma correcta , beber bastante água , fazer exercício regularmente e dormir bem . Uma dieta à base de anti-oxidantes é capaz de reduzir os sinais da idade da pele . Evitar o açúcar , pois contribui muito para o envelhecimento da pele .

Cosméticos - Usar sempre protector solar , Também como vimos , o uso de bons cremes anti-idade funcionam sim , mas na prevenção , e podem ajudar a manter a pele mais saudável e evitar que novas rugas apareçam . Também é necessário ter um cuidado especial com a limpeza da pele : retirar toda a maquilhagem à noite é fundamental para manter a pele saudável .

Por quanto tempo devo usar um creme para notar o seu efeito ?

Não adianta começar a usar um produto hoje e querer ver efeitos positivos logo no dia seguinte . Geralmente , a suavidade e maciez são logo sentidas assim que o hidratante é aplicado . Alguns activos que podem estar presentes nas fórmulas , como vitaminas C e E , o DMAE e outros podem demorar até um mês para causar efeitos . O ideal será usar o mesmo produto pelo período de pelo menos três meses . Por outro lado , existem substâncias que se usadas por muito tempo podem causar efeitos secundários , ou então podem não fazer mais efeito , nestes casos , é importante mudar o tratamento .

- Enfim , a minha intenção é a de deixar bem claro que existe muita publicidade enganosa e que não existe nenhum produto que elimine rugas , o que não vai tirar ou invalidar o mérito dos cremes anti-idade .
E se alguém já usou algum produto que de facto eliminou as rugas , faz favor avise-me , ok ?!?! 😄

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 💋💋                  

7 comentários:

  1. De vez em quando uso cremes da Lierac. De vez em quando porque são caros, mas os resultados são bastante bons!

    ResponderEliminar
  2. Eu por vezes uso, de momento estou a usar um da Lierac, pois apesar de nova, os cuidados têm que começar cedo!
    Adorei o post e achei muito util

    ResponderEliminar
  3. Olá, Carla! Adorei o post todos os factores que referis-te para combater ao aparecimento de rugas. Do meu ponto de vista o factor genético é extremamente importante, no que diz respeito às rugas. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu usava, mas deixei-me disso, porque uma dermatologista me disse que é só a partir dos 30 que se deve usar cremes anti-idade ou anti-rugas. Cremes de dia e de noite tudo bem, mas esses não.

    ResponderEliminar
  5. Temos mesmo que apostar na prevenção porque já se sabe milagres não acontecem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Texto muito claro e elucidativo, sem lentes cor de rosa, como eu costumo dizer.

    ResponderEliminar