Pink Stuff on Instagram

15 novembro, 2016

Condicionador ou Máscara Capilar ? Vejam as diferenças .


Aposto que muitas de vocês , assim como eu , têm dúvidas : o que aplicar no cabelo após a lavagem ? Condicionador ou máscara capilar ? Ou os dois ? Quais são as diferenças ?

Há quem diga que a máscara pode perfeitamente substituir o condicionador . Os profissionais dizem que cada produto tem o seu momento para ser usado .
O condicionador serve para finalizar a função do shampoo . É feita uma hidratação externa nos fios , deixando-os maleáveis para pentear . Já a máscara faz uma hidratação externa e interna , carregando o cabelo , positivamente , com queratina e os restantes ingredientes contidos na sua fórmula . Ambos selam as cutículas que foram abertas com o uso do shampoo .

Condicionador X Máscara 


Condicionador - O condicionador tem como função devolver o óleo natural , fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protectora essencial para o brilho e a nutrição . Devolve a maleabilidade , diminui o trauma durante a escovagem e fornece brilho aos fios . O condicionador possui também uma acção anti-estática (reduz a electricidade estática no cabelo) , e um pH ligeiramente ácido , que equilibra o Ph dos fios .
- Os shampoos abrem as cutículas do cabelo e o condicionador , além de facilitar na altura de desembaraçar , também sela as escamas , protegendo os cabelos dos agentes externos como o sol , o vento e a poluição . 
- Outra vantagem do condicionador é que possui cargas eléctricas positivas que , ao reagirem com as cargas negativas do shampoo , promovem ainda mais maleabilidade .
- O condicionador deve ser usado apenas do comprimento para as pontas : nada de aplicar na raiz ! A acumulação do produto no couro cabeludo pode originar caspa e outros problemas do género . O uso do condicionador pode ser diário .

Máscara - A função das máscaras capilares sempre foi a de recuperar os cabelos danificados e ressequidos . As máscaras hidratam , amaciam , proporcionam brilho e protegem os fios .
- As máscaras são indicadas para os cabelos danificados e enfraquecidos por vários factores externos , sendo a sua função tratar os fios de cabelo com um resultado instantâneo fazendo com que fiquem nutridos , hidratados e com muito mais brilho e movimento .
- A máscara de hidratação deve ser aplicada uma vez por mês , no caso de fios saudáveis  , e a cada 15 dias ou semanalmente quando o cabelo passou por procedimentos químicos como descoloração ou alisamento . 
- Para cada tipo de cabelo há uma máscara capilar ideal , escolham sempre uma máscara de acordo com o vosso tipo de cabelo . 

Resumo 

Condicionador :
- Uso diário 
- Sela escamas 
- Proporciona maleabilidade 
- Ajuda a desembaraçar os fios 
- Age no fio externamente 
- Protege os fios do sol , do vento e da poluição 
- Equilibra o pH  dos fios 
- Consistência fluída 

Máscaras :
- Uso semanal ou quinzenal 
- Sela escamas 
- Proporciona hidratação 
- Trata os cabelos danificados 
- Age nos fios interna e externamente 
- Fornece nutrição , força e brilho 
- Ajuda a reconstruir a textura dos fios 
- Consistência mais grossa 

 O uso da Máscara como Condicionador :

     - A substituição até pode ser feita , mas não diariamente . Quando a máscara é usada por poucos minutos , tem a acção de um condicionador , e quando é usada durante o tempo indicado pelo fabricante , tem um efeito de hidratação profunda . O condicionador deve ser usado diariamente e a máscara em intervalos de dias , como uma vez por semana . O uso diário da máscara compromete as condições do cabelo , deixando-o seco e desnutrido .

Qual a ordem dos produtos ?

Diariamente :
1 - Shampoo
2-Condicionador

Semanalmente :
1 - Shampoo
2 - Máscara
3 - Condicionador

- Para aproveitar ainda mais os benefícios da máscara de hidratação , a dica é aplicá-la logo após o shampoo , pois como as cutículas estão abertas , os seus nutrientes penetram com mais facilidade no interior da fibra capilar , passando , logo depois de enxaguar , o condicionador .

Espero que tenham gostado ! 😍         
               Beijinhos !! 💋💖                             

                                                       

                                                                                                        

                                

 

 

5 comentários:

  1. Olá, Carla! Gostei do post. Normalmente não uso condicionador, mas a máscara é uma rotina semanal. Obrigada , beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não uso máscara, mas a ver se começo a usar :D

    ResponderEliminar
  3. Uso tudo! O meu cabelo só "sobrevive" se lhe aplicar uma boa máscara e um bom condicionador. Tenho o cabelo muito rebelde e se não usar estes produtos, dificilmente conseguirei fazer alguma coisa dele.

    ResponderEliminar