Pink Stuff on Instagram

24 outubro, 2016

Pincéis de Maquilhagem - Como lavar , secar e arrumar


Hoje em dia , praticamente quase todas as mulheres que gostam de se maquilhar , utilizam pincéis para aplicar a maquilhagem .
Há quem diga que gosta de aplicar a maquilhagem com os dedos , mas não é a mesma coisa que usar um pincel , o toque profissional com pelos .
Limpar os pincéis é uma tarefa simples , sabem porque devemos lavar os pincéis ? 

- Um dos pontos importantes é que acumulam poeira e o pincel entra em contacto directo com o produto e a pele . Pode-se desenvolver alergias e diversos micro-organismos podem atacar a pele ao usarmos pincéis sujos . E se ficam expostos de alguma forma , mais um motivo para manter a rotina da limpeza.

- Outro ponto é a mistura dos produtos . Chega a uma altura que de tanto usar o mesmo pincel para tantas cores diferentes , que elas acabam por se misturar e no final o efeito no rosto não é o desejado .
Limpar , é portanto , ajudar a ter um rosto com uma maquilhagem muito melhor . A "maquilhagem perfeita" é também uma questão de manter o equipamento e os produtos num estado de conservação perfeito .


A mistura de produtos também poderá causar na pele . Uma substância química de uma linha de produtos pode não causar nenhuma reacção , mas a mistura de todas enquanto se usa o mesmo pincel pode causar algum tipo de reacção nada agradável . Limpar os pincéis garante que não ocorra nenhum tipo de reacção , ao mesmo tempo que ajuda na limpeza da pele e conservação .

- As cerdas dos pincéis duram muito mais tempo quando estes são bem conservados com limpeza . Ao deixar as cerdas dos pincéis sujas , estas irão endurecer e quando for para espalhar os produtos não será a mesma coisa que seria com os pincéis limpos .
Por isso uma limpeza constante é recomendada , de pelo menos 2 em 2 semanas , quem tiver bons pincéis pode fazê-lo semanalmente . Para quem usa muita maquilhagem misturada , sempre que veja necessidade de levar . Eu pessoalmente , como me maquilho poucas vezes , lavo sempre que utilizo os pincéis . 

- Todos os tipos de pincéis devem ser lavados ?
- Sim . Nem todos são iguais , mas os resultados de longo uso são os mesmos .

  Como lavar os pincéis com shampoo : 

 
- Para quem não tem produtos específicos para lavar os pincéis , uma boa dica é usar shampoo de bebé , ou produtos não gordurosos para a pele . Um dos mais indicados é o Johnson's Baby , por ser suave , não deixa um aroma forte nos pincéis e não agride as cerdas .

- A maneira certa para limpar os pincéis é através da lavagem com água corrente e a seguir enxaguar . Há quem ainda use sabonete anti-bacteriano e amaciador para finalizar . Se os pincéis são de cerdas naturais , o uso de amaciador  vai ajudar o pincel a manter a suavidade nas cerdas . Mas ambos , tanto o shampoo como o amaciador devem ser para bebé , pois estes não são agressivos para as cerdas dos pincéis .



 Como lavar passo a passo 

Para uma limpeza profunda e adequada basta :

1 - Passar o pincel por água morna , deixando-o sempre na posição vertical , apontando para baixo , até sair a maioria da sujidade . É importante não usar água quente , nem molhar a fivela de metal do pincel , pois isso vai danificar a cola que une as cerdas .



2 - Num recipiente , colocar 4 colheres de sopa de água morna , 1 colher de chá de shampoo para bebé , e misturar a fazer bolhas .


3 - Mergulhar e mexer o pincel no recipiente , mas apenas até metade das cerdas , para evitar que a água entre em contacto com a cola do pincel .

4 - Tirar o pincel do recipiente , esfregando muito ao de leve com muita delicadeza com os dedos a fim de tirar todos os vestígios de sujidade .

5 - Enxaguar as cerdas com água corrente morna , enquanto vai esfregando com muita suavidade até retirar toda a sujidade e espuma .


6 - Com uma toalha de rosto ou um pano de algodão  , enxugar o excesso de água . Neste momento as cerdas devem estar todas desarrumadas , arranjá-las com cuidado com os dedos . Não podem ficar cerdas dobradas !



7 - Deixar secar naturalmente sobre uma toalha seca , na sombra , de preferência na vertical com as cerdas viradas para baixo até secar muito bem e pronto , pincéis lavados ! 
É só esperar que sequem muito bem e estão prontos para ser usados .


Pincel antes de ser lavado (esq) . Pincel depois de ser lavado (dir)
Nunca guardem os pincéis húmidos , pois irão criar mofo .

Onde guardar os pincéis 

O melhor local para guardar os pincéis , são no estojo próprio para pincéis pois ficam protegidos do pó , da sujidade e de bactérias . Deixar os pincéis expostos tem os seus riscos e não são dos mais agradáveis para a saúde da pele .
O ideal é que mesmo guardando no estojo ou numa caixa própria , manter as capinhas protectoras transparentes das cerdas dos pincéis.
    


 O local da casa onde são guardados também deve ser definido . A casa de banho é sempre o lugar mais usual , mas não é o mais indicado porque a humidade pode ficar retida nos pelos e diminuir o tempo de durabilidade dos pincéis , eles também podem criar mofo e deste modo estaremos a colocar fungos em contacto com a nossa pele . Assim como vem indicado nas embalagens , conservar em local fresco e arejado .

Qual é o momento certo para trocar os pincéis ?

Não existe uma validade para os pincéis de maquilhagem , a troca é algo pessoal , depende do uso e do estado de conservação . Há quem conserve bem os seus pincéis , necessitando de trocar de ano a ano , há quem troque de 6 em 6 meses porque já estão gastos e com as cerdas ásperas , dificultando a aplicação dos produtos .
A dica , é observar o estado das cerdas . Se elas ainda estão macios e os pelos não caíram , dá para prolongar o uso por mais tempo .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!    

 


 

11 comentários:

  1. é fundamental a lavagem dos pincéis, um post bem interessante e util :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia como lavar corretamente os pincéis! Excelente dica!!

    ResponderEliminar
  3. Que óptimo post! Nem sempre tenho comigo produtos específicos para lavar os meus pinceis! Adorei a dica do champô Johnson's Baby! ;)
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos,

    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Fantásticas dicas! ;)
    Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post, não fazia ideia de que o champô de bebé era adequado.

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Heeya, adorei o post, foi super útil, vou já lavar os meus eheh :)
    Beijos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei a dica, embora não tenha bebés, vou comprar o champo, obrigada pelo post.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Carla! Este post é um must para mim, pois elucidou-me para muitos aspectos que nunca tinha pensado. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu lavo todas as semanas, é muito importante lavá-los bem

    ResponderEliminar
  10. Também lavo os meus todas as semanas. Sou muito cuidadosa com a minha pele.

    ResponderEliminar