Pink Stuff on Instagram

22 outubro, 2016

Outubro Rosa


A história do Outubro Rosa remonta à ultima década do século 20 , quando o laço cor -de - rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen For The Cure é distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura , realizada em Nova York em 1990 e , desde então , promovida anualmente nesta cidade . Entretanto , somente 7 anos mais tarde , em 1997 é que as entidades das cidades de Yuka e Lodi , também nos Estados Unidos , começaram a promover actividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença , escolhendo o mês de Outubro como epicentro das acções . Hoje em dia o Outubro Rosa é realizado em vários locais do mundo .

- Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama . - Entre os sinais do cancro da mama estão ; o aparecimento de um nódulo na mama ou perto da mama , na zona da axila , alterações na forma ou aparência da mama , como retracção do mamilo , pele da mama ou aureola , mamilo com aparência escamosa , vermelho , inchada ou com saliências e reentrâncias , ou ainda sensibilidade no mamilo e secreção ou perda de liquido pelo mamilo . Em pessoas com doença já disseminada pode também verificar-se dor óssea , gânglios linfáticos inchados , falta de ar e icterícia . Entre outros factores de risco para o desenvolvimento do cancro da mama estão , o sexo feminino , a idade , obesidade , falta de actividade física , o consumo de álcool , a terapia de reposição hormonal , radiação ionizante , idade precoce da primeira menstruação , ter filhos em idade tardia ou não ter tido filhos , entre 5 e 10 % dos casos são causados por genes herdados dos pais da pessoa , entre os quais BRCA1 e BRCA2 .


- Em 2012 o cancro da mama foi responsável por 1.68 milhões de casos e 522 000 mortes !
Sendo mais comum nos países  desenvolvidos .


         
- Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de Outubro e tem como símbolo o laço cor-de-rosa . Em geral , a campanha é feita em meios publicitários ou em actividades dentro de empresas , promovidas pelas mesmas , tem um foco grande no auto-exame , mas especialistas do ramo médico alertam que o auto-exame não suficiente para a detecção precoce da doença . Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde , mas não substitui a mamografia .
é muito importante fazer este rastreio , fazer uma mamografia a partir dos 40 anos ( ou antes caso existam indicações médicas para tal ) e todas as mulheres entre os 50 e 74 anos de idade devem fazê-lo de 2 em 2 anos .

- A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita , elegante e feminina , motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa . O cor-de-rosa assume um papel muito importante , pois tornou-se uma leitura visual , compreendida em qualquer parte do mundo !

O laço cor-de-rosa que caracteriza esta campanha do Outubro Rosa .
No próximo mês de Novembro , celebra-se o Novembro Azul , com o objectivo de consciencializar os homens sobre a prevenção e diagnóstico do cancro na próstata e outras doenças .
Eu não podia deixar de assinalar esta data aqui no Blogue , é muito importante que nós mulheres estejamos atentas aos sinais , fazer auto-exame , fazer a mamografia na altura adequada , prevenir e diagnosticar ! Porque a nossa saúde é o nosso bem mais valioso , a nossa vida !
Espero que tenham gostado !
Beijinhos rosa !!     

2 comentários: