Pink Stuff on Instagram

22 outubro, 2016

Cuidados com a Pele Sensível


Como se sabe a pele sensível exige cuidados redobrados , pois é uma pele muito fina , frágil e delicada . É uma pele com pouca oleosidade e , por isso , adquire uma aparência áspera e com tendência à formação de rugas .

Outra das características da pele sensível é a irritabilidade : este tipo de pele é muito sensível ás mudanças climáticas e ao uso de cosméticos . Normalmente , desenvolvem , vermelhidão , ardor , prurido e manchas - além de também serem muito propensas à descamação .
Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar a ocorrência de alergia ou intolerância aos cosméticos . De um modo geral as peles claras têm maior tendência a apresentar sensibilidade .

Cuidados com a Pele Sensivel 

- Na altura de limpar , utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis - jamais usar sabonetes comuns . Para secar a pele , passar a toalha com delicadeza , nunca esfregar com força .

- Evitar usar muito esfoliante , pois pode agredir a pele . Quando for para usar esfoliante , lembrem-se de não esfregar com muita força .

- O tónico deve ser suave , sem álcool . A hidratação deve ser feita com produtos especiais , já que os produtos normais podem causar alergias .

Cuidados pela manhã : 

A dica é hidratar bem a pele para que esta suporte as acções externas sem ficar mais sensível ainda ao longo do dia .

. Limpar bem a pele com fluído de limpeza , para não causar irritações 
. Depois um hidratante . Produtos com chá verde ou chá branco na sua fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido .
. Aplicar um protector solar de fórmula leve , se vão usar maquilhagem , prefiram a do tipo mineral , que não irrita a pele.

Cuidados à noite :

       . Limpar a pele com uma loção ou fluído de limpeza .
. Esqueçam os adstringentes ; a vossa pele é muito sensível mesmo para fórmulas com pouco ou nenhum álcool .
. Passar um hidratante à base de água , que deixa a pele hidratada sem deixá-la oleosa .
. Caso tenham algum produto de tratamento para a descamação ou outro problema , a noite é a melhor altura para aplicá-lo e deixar actuar durante o sono .
 . Utilizar sempre produtos específicos para pele sensível .

Dicas para peles sensíveis :

- Na altura da maquilhagem dar preferência ao pó facial e mineral . Este tipo de maquilhagem ajuda a remover o brilho . e não tem químicos e conservantes o que diminui o rosco de uma possível irritação .
- Evitar os cosméticos resistentes à água . Estes produtos necessitam de um solvente para removê-los mas que também remove sebo , a substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele . Sem esta barreira de protecção natural da pele , esta fica exposta a potenciais agentes irritantes causadores das irritações e alergias .

- Nunca utilizar produtos cosméticos fora do prazo . Os produtos fora de prazo podem deteriorar-se ou ficar contaminados .

- Cuidado com o protector solar . Para peles sensíveis os produtos contidos nos protectores (óxido de zinco e dióxido de titânio) podem irritar a pele .

O uso de Ácidos deixa a pele mais sensível ?

- A pele fica sensibilizada com o uso de ácidos , fica vermelha , com comichão e descama . Geralmente ocorre em quem está começando a usar o ácido retinoico  . Mas se costumam usar o ácido retinoico há um tempo e só agora ficaram com a pele sensível , o culpado pode ser o exagero na quantidade aplicada ou o clima frio .
No frio a pele resseca mais e pode dificultar o uso de ácidos .

- A pele sensível , que arde e inflama ao entrar em contacto com substâncias fortes demais , funciona como um alerta do organismo . O seu oposto , a pele resistente , é mais difícil de tratar . Como tem uma barreira sólida contra os agentes externos , tolera bem qualquer produto .
Mas poucos cremes e loções são concentrados o suficiente para penetrar neste tipo de pele e produzir o efeito desejado , seja hidratar , seja atenuar as rugas 

Produtos para a Pele Sensível 

Água Termal 

. Água Thermal Avéne
. Acqua terapia chá verde Racco

Sabonete

 . Eucerin Ph5 - Gel de limpeza para peles sensíveis 
. Sabonete de limpeza sem sabão para pele sensível Avéne   

       Máscara 

    
. Máscara hidratante p/pele sensível Aquasource Marque Biotherm
. Máscara Gel calmante de tília Plus Vitaderm

Tónico


. Loção tónica Compose peles sensíveis da Dermage
. Physiologique tónico suavizante La Roche

Hidratante

      
. Normaderm , tratamento hidratante pele sensível com tendência acneica , Vichy
. Emulsão ultra suavizante Sensi Solution Adcos 
. Hidratante Calmance Roc
. Eau Thermale Avéne Hydrance Optimale Rich Hydrating Cream
. Gel calmante e suavizante Regenerage Dermage 

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 

6 comentários:

  1. Tenho a pele sensível, foi muito util este post , sao produtos que deverei experimentar !

    ResponderEliminar
  2. adorei, a minha pele é muito sensível. Muito boas dicas :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Carla. Tenho pele sensível e tenho mesmo de seguir à regra o que a dermatologista me recomendou e o que escreveste enquadra-se perfeitamente. Mas é sempre bom actualizarmo-nos sobre novos produtos e ajudaste-me muito a isso. Obrigada Carla :)

    Beijinhos,

    Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla! Este post parece que foi feito para mim. A minha pele é extremamente sensível e reactiva. Muito obrigada pelas dicas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A minha pele.... bem... às vezes nem sei que lhe faça, apesar de usar cremes às vezes olho-me ao espelho e parece que os resultados que pretendemos custam a aparecer :)

    ResponderEliminar