Pink Stuff on Instagram

06 outubro, 2016

As 10 Peças Básicas - Que não podem faltar no guarda-roupa

Não sei se é da aproximação do meu aniversário , ou se tem a ver com a mudança de idade . Mas ao estar prestes a entrar nos 40 , tenho pensado bastante na minha roupa , a maneira como me visto , o meu estilo . E fico com a cabeça ás voltas , cheia de questões e dúvidas :
- Aos 40 temos que nos vestir de forma diferente ?
- Existe um estilo adequado para os 40 ?
- O que posso ou não vestir aos 40 ? 
- O que é apropriado para os 40 ?
- O que não é apropriado para os 40 ?...
E dei por mim um bocado (para não dizer muito !) confusa , então fiz uma pesquisa sobre o assunto e eis os resultados , sobre as peças básicas que devemos ter no nosso guarda-roupa .
Escolhi 10 peças básicas que todas combinam entre si e são ideais para serem combinadas com muitas outras peças menos básicas e que seguem a moda .
Esta lista dos 10 itens básicos é popular no mundo inteiro e foi organizada por Tim Gunn no seu livro "Tim Gunn's Guide of Style" , um guia de estilo .
O estilista norte-americano é um consultor de moda mundialmente famoso e foi por 24 anos , professor na Parsons School of Design de Nova York .


1 - Vestido preto básico (LBD) 
- Um vestido que pode ser usado tanto de dia como à noite , conforme são combinados os acessórios . Para ser básico , o vestido não deve ser muito curto nem muito decotado , pois assim poderemos usá-lo em qualquer ambiente . A peça básica que todo o guarda-roupa deve ter . É imbatível .


2 - Gabardine 
- Este modelo de casaco é básico porque pode ser usado sobre qualquer peça de roupa - mas é necessário saber escolher conforme ela cai no nosso corpo . A gabardine simplesmente combina com tudo . Perfeita para os dias de chuva , óptima para ser usada em dias de tempo indeciso ou mesmo quando arrefece mais . No Inverno rigoroso , vai bem sobre camisolas de lã , acompanhada de um cachecol quentinho . Protege o corpo de mudanças de temperaturas entre ambientes , sem aquecer demasiado , já que o seu tecido costuma ser fino e leve . O clássico mesmo é na cor caqui , mas nada impede de escolher em vermelho ou azul escuro .



3 - Calças Clássicas 
- Podemos até trabalhar num ambiente informal e não precisar de usar roupas sociais , mas vamos lembrar-nos delas quando tivermos uma entrevista de emprego ou não quisermos usar saias nalguma festa um pouco mais formal . As calças clássicas (calças de alfaiate) ficam muito elegantes combinadas com uma camisa ou uma blusa de tecido nobre . Mas também podem ser usadas num visual mais despojado . Nunca comprar sem experimentar . Repara sempre se o tecido revela as marcas da roupa interior na pele - este é um erro muito grave que compromete a elegância . Lembrem-se de que esta peça não deve ficar muito justa ao corpo . Sejam elas pretas , marinho , cinza chumbo , ou castanho chocolate , uma calça com fios de lã ou seda com um caimento recto desde a parte mais larga do quadril é uma peça essencial no guarda-roupa .

 

4 - Saia 
- Nada mais feminino e característico do guarda-roupa da mulher do que uma saia . Prefira um modelo versátil , que vista bem no seu corpo e que combine com diversas peças que já tenham no guarda-roupa . A bainha não deve ir além do meio do joelho e nem ser mais curta do que logo acima dos joelhos . Dependendo do complemento superior , a saia assume diversos estilos . Vista-a com uma camisa , uma blusa mais chique , uma gola alta , com um cinto e vejam como é possível criar vários looks .



5 - Blazer 
- A peça mais clássica do guarda-roupa masculino é também um item básico para as mulheres . A versão feminina é cintado e o comprimento ideal fica na linha dos ossos da bacia . Prefira um modelo básico , com dois bolsos discretos na parte da frente , uma lapela fina , um ou dois botões .
Ao experimenta-lo ainda na loja , feche o botão da frente para verificar se não fica apertado nos seios e cintura , tentar mover os braços para a frente e para trás para ver se não fica muito apertado nos ombros , bloqueando os movimentos . Reparem também se a costura da linha dos ombros não deve ficar sobrando nem descendo para o braço . Nenhum único item do vestuário complementa melhor um look do que um blazer .



6 - Camisa Branca 
- A camisa , por mais básico que seja  o seu corte , se for bem passada e num tecido de qualidade é sempre elegante , um investimento que vale a pena . Pode salvar a sua pele num dia importante no trabalho . Combine com jeans , calças clássicas , saias ou mesmo calções . Jamais deixe o sutiã aparecer . Se a camisa ficar semitransparente , vista uma regata branca com alças finas por baixo . E nada de camisa encardida ! Apenas lembrem-se de fazer a manutenção apropriada da peça .



7 - Vestido para o dia 
- Um vestido básico para ser usado durante o dia , num comprimento adequado serve para diversas ocasiões . Vai muito bem para o trabalho , assim com a um almoço de família no fim de semana ou num passeio com as amigas . Existem vários estilos : o clássico shift dress  , o chemisier (vestido-camiseiro) que nunca falha e o envelope , criação da estilista Diane Von Furstenberg , aquele que se usa cruzado na frente . A duquesa de Cambridge , ajudou a popularizá-lo ainda mais ao usar um destes vestidos no anuncio do seu noivado .



8 - Camisola de Cashmere 
- Uma blusa de malha fina de manga comprida , para ser usada sobre uma regata ou segunda - pele e por baixo de casacos mais pesados . Vai bem em quase todas as estações . Cashmere é uma lã muito fina , mas pode adaptar esta sugestão de peça de roupa noutro tecido da vossa preferência . Este é o único item de vestuário a que se pode atribuir uma textura luxuosa , porque a cashmere se tornou um bem acessível e pode durar anos se for lavada e tratada propriamente .



9 - Jeans que assentem na perfeição 
O modelo tradicional é o mais indicado : corte recto e cor escura , quase sem lavagem . Com o cós não muito alto que vá até à cintura , nem muito baixo que quase aparece a roupa interior . Um meio termo entre estas duas medidas é de dois a três dedos abaixo do umbigo . A tarefa de encontrar uns jeans que vistam perfeitamente não é fácil , mesmo para quem tem um corpo de revista , acreditem ! Por isso não desistam , e procurem em lojas e marcas diferentes , que acabam por encontra o par que lhes assenta na perfeição .




10 - Blusa Básica 
Qualquer uma que combine com o vosso estilo de vida e que pareça casual com sofisticação . Tenham pelo menos uma blusa que vista perfeitamente o vosso tipo de silhueta , que não seja muito justa ao corpo nem muito larga , que não apareça a barriga , e nem muito decotada . Melhor ainda se a peça for lisa e da vossa cor preferida , que combine melhor com o vosso tom de pele e cabelo .



11 - Peça Bónus - Casaco Biker 
Como peça bónus escolhi , uma peça trendy , que é o must have desta estação , o casaco biker , que é uma peça intemporal e um excelente investimento . Esta estação eles vêm com o visual refrescado , com novas cores bastante apelativas , azul royal , vermelho , laranja entre outras .
O preto é sempre um clássico .


E já está , espero ter sido útil e que tenham gostado !
Beijinhos !!

5 comentários:

  1. Adorei! Também estou quase com um pé nos 40 e cheia de vontade de redefinir o meu estilo :)

    Beijinho

    Lina Soares
    https://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. hoje faço 44 e o meu estilo é mesmo este. sou um pouco ecletica e depende muito de meu estado de espírito, mas elegância e conforto é mesmo o meu look. bjs

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou longe de chegar aos 40, mas adoreii o estilo *-*
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tenho poucas dessas peças confesso, mas há algumas que gosto muito como os blazers!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar