Pink Stuff on Instagram

17 setembro, 2016

Conheça os 20 alimentos que previnem o envelhecimento precoce da pele .




É sabido que uma dieta equilibrada diminui até 80% a mortalidade por doenças em geral , ou seja existe uma relação directa entre a alimentação e uma vida longa . Ninguém quer envelhecer rapidamente , quanto mais tempo conseguirmos nos manter com uma aparência jovem melhor .

Envelhecimento Precoce 

O envelhecimento precoce é um processo degenerativo que aparece antes da idade biológica efectiva do organismo . Acontece em função de uma alimentação desequilibrada , falta de actividade física , poucas horas de sono , bebidas alcoólicas , tabaco , entre outras . Estas situações estimulam um processo oxidante  celular crónico , o que causa o envelhecimento antes do tempo .

Os alimentos e o envelhecimento 

Todos os alimentos têm a função de fornecer energia ao organismo e participar directamente como cofactores das reacções metabólicas . Portanto , todos eles - se ingeridos de forma equilibrada - actuam em conjunto para garantir uma maior longevidade . No entanto , alguns alimentos são considerados funcionais e têm maior capacidade de protecção no organismo humano por apresentarem na sua composição mais compostos bioactivos .
Alguns alimentos - quando ingeridos frequentemente - ajudam na formação de músculos , melhoram a função cerebral , reduzem rugas , fortalecem o coração , protegem os ossos , reforçam o sistema imunológico e combatem inflamações .




1 - Abacate :

Fruto cheio de gorduras monoinsaturadas , o abacate ajuda a reduzir o colesterol LDL . O abacate é também rico em ácido fólico , uma vitamina B  solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína , um aminoácido que pode dificultar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos .

     2 - Cúrcuma (Açafrão-da-Terra) :

Cucurmina é o polifenol que dá a tonalidade amarela ao açafrão , tem propriedades anticancerigenas e efeitos anti-inflamatórios . A cúrcuma é um "tempero milagroso" e ajuda a deter a acumulação de placas amiloídes no cerebro , bloqueios minusculos que podem causar a doença de Alzheimer .

3 - Maçã :

Uma simples maçã por dia reduz inchaços de todos os tipos , graças à quercetina , um flavonoide que também se pode encontrar na casca da cebola roxa . A quercetina reduz o risco de algumas alergias , ataques cardíacos , Alzheimer , Parkinson , cancro da próstata e pulmão .

4 - Couve :

A couve é rica em cálcio para a constituição dos ossos , bem como vitaminas C , ácido fólico , ferro , beta-carotina e potássio . O potássio mantém os músculos e nervos em ordem enquanto baixa a pressão arterial . Estudos sugerem que a beta-carotina pode reduzir o risco de cancro do pulmão e da bexiga .

5 - Azeite :

A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos . Os ácidos gordos e polifenóis do azeite reduzem inflamações nas células e articulações .

6 - Alho :

O alho reduz o risco de cancro na próstata e melhora o funcionamento sexual . Contém tiamina , riboflavina , cálcio e potássio , sendo também rico em ácido fólico , um tipo de vitamina B  que , segundo estudos , baixa o nível do amioácido homocisteína .

7 - Alcachofra :

A alcachofra é rica em fibras e contém potássio e magnésio para a formação dos ossos que qualquer outro vegetal . As folhas da alcachofra são igualmente ricas em flavonoídes e polifenoís , anti-oxidantes que reduzem o risco de acidentes cérebro-vasculares e em vitamina C , que ajuda a manter o sistema imunitário saudável .

8 - Gengibre :

    O gengibre é um alimento fantástico : com a substância chamada gingerol (dotada de propriedades anti-oxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos) , ele também é rico em substâncias termogénicas que activam o metabolismo do organismo e potencializam a queima da gordura corporal .

9 - Canela :

A canela é rica em anti-oxidantes que inibem a coagulação do sangue e o desenvolvimento bacteriano (que inclui o mau hálito) . Estudos também sugerem que a canela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue , reduzindo o risco de diabetes tipo 2 .

10 - Ovo :

O ovo é um super-alimento . Rico em ácido fólico , ferro , zinco , proteína , fósforo , magnésio , potássio ... a lista é enorme . A presença em destaque é a colina , uma das vitaminas do complexo B . O ovo actua na redução da absorção do colesterol LDL , e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular .

11 - Amêndoas :

As amêndoas , ricas em energia , diminuem o colesterol , graças a esteróides vegetais e ajudam os diabéticos , diminuindo o açúcar no sangue . As amêndoas são ricas em aminoácidos que reforçam o crescimento muscular . São também ricas em vitamina E , que reforça as defesas dos raios solares . A vitamina E é um oxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos . Baixa níveis de vitamina E também são associados com o fraco desempenho da memória e declínio cognitivo .

12 - Sementes de Linhaça :

Os benefícios das sementes de linhaça incluem a defesa do organismo e retarda o envelhecimento das células . A semente de linhaça é fonte de ómega 3 e o uso frequente proporciona a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida .

13 - Tomate :

Rico em licopeno , o tomate ajuda a reduzir o cancro da bexiga , nos pulmões , na próstata , na pele e no estômago , bem como reduz o risco de doença arterial coronária e ajuda a eliminar da pele os radicais livres e o envelhecimento causado pelos raios ultra-violeta .

14 - Batata Doce :

A batata doce ajuda na prevenção dos diabetes . Contém glutationa , um anti-oxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo , reforça o sistema imunológico , bem como protege de várias doenças . A batata doce está carregada de vitamina C (que suaviza as rugas estimulando a produção de colagénio) .

15 - Alecrim :

O alecrim actua como um anti-inflamatório , relaxante muscular , fortificante , cicatrizante , anti-séptico e bactericida . Outra boa noticia é que esta erva possui grandes quantidades de substâncias anti-oxidantes capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas do nosso organismo .

16 - Mirtilo :

Este pequeno fruto pode ajudar a prevenir uma série de doenças , desde cancro a doenças cardíacas . Além de serem ricos em fibras e vitaminas A e C , também contém anti-oxidantes , aliás é riquíssimo em anti-oxidantes .

17 - Chá Verde :

O chá verde tem catequina , um anti-oxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas . O chá verde também contém outro anti-oxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG) , que pode aumentar a saúde cardiovascular e reduzir o risco do aparecimento da maior parte dos tipos de cancro .

18 - Cacau :

O cacau é riquíssimo em anti-oxidantes . Possui flavonóides , um nutriente natural do cacau , melhora o fluxo sanguíneo no cérebro , ajudando a aumentar a função cognitiva . Contém também polifenóis , anti-oxidantes , catequinas , e epicatequinas , além de vitaminas e minerais .

 19 - Cenoura :

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de betacaroteno . Eficaz em combater radicais livres , protegendo a visão , evitando o aparecimento de doenças como a cegueira nocturna e a xeroftamina . A sua carência contribui para que se apresente pele seca e áspera , fissuras nos lábios , dores de cabeça , dores nos ossos e até mesmo dores articulares . A cenoura também contém boas doses de vitaminas C , K e minerais .

20 - Ameixas Secas :

As ameixas são ricas em cobre e boro , substâncias que ajudam a prevenir a osteoporose . Contém também uma fibra chamada inulina que , quando processada pelas bactérias intestinais , contribui para um ambiente mais ácido no tracto digestivo que , por sua vez , facilita a absorção do cálcio .   


Hoje foi assim , um post diferente do habitual , eu penso que nunca é demais o conhecimento acerca destes assuntos , porque nem sempre os cremes e tratamentos faciais resultam . E porque muitas vezes o problema vem de dentro , devido a uma alimentação desequilibrada , e isso vai reflectir-se por fora , na pele .
Quando estamos bem por dentro , nota-se cá fora os resultados !
Espero que tenham gostado .
Beijinhos !!  

                              

     

4 comentários: