Pink Stuff on Instagram

21 setembro, 2016

Rugas - Conheça as caracteristicas dos 4 géneros existentes

Olá !
Para muitas mulheres as rugas são um inimigo , uma pele perfeita é o desejo de muitas mulheres .
Começa cada vez mais cedo a luta contra o envelhecimento cutâneo e evitá-lo ou atrasá-lo ao máximo tem-se tornado uma obsessão . Por muito que o ser humano queira ser jovem , estas dobrinhas fazem parte de uma fase inevitável , é importante aceitá-las . Para retardar a chegada das temidas rugas bem como tratá-las adequadamente é necessário conhecer bem as suas características .
Primeiro , as rugas são pregas na pele causadas , principalmente , devido ao envelhecimento e consequente perda de tonicidade e elasticidade  dos tecidos tanto na camada superficial como nas mais profundas . Efectivamente , as glândulas sudoríferas e sebáceas  que hidratam a pele vão diminuindo com o tempo , a pele torna-se menos húmida e as fibras elásticas ficam debilitadas .


A pele acaba assim por perder a sua sustentação , ou seja , de lisa passa a enrugada e flácida . Este processo fisiológico ocorre naturalmente de forma progressiva e irreversível em todas as pessoas . No entanto , factores externos podem acelerar o processo , provocando o aparecimento de rugas precoces .
Estes agentes são a exposição aos raios solares , tabaco , o consumo excessivo de bebidas alcoólicas , a poluição , o vento , uma alimentação desequilibrada , o stress , bem como alterações hormonais . As primeiras marcas são mais lisas e discretas que as segundas , a saber causadas por factores ambientais , que são mais marcadas e deixam a pele áspera .

É importante conhecer os diversos tipos de rugas . Segue abaixo as características dos 4 géneros existentes :


Rugas de Expressão ou Dinâmicas :

- Resultam da contracção muscular . Para comunicar mexemos e contraímos os músculos  faciais com muita frequência , portanto a pele acaba por enrugar . Estas rugas formam-se principalmente entre as sobrancelhas , na testa , no lábio superior e no canto externo dos olhos , são os chamados pés de galinha . 


     

Rugas Gravitacionais :

- Como o nome indica , surgem devido à gravidade bem como a flacidez dos tecidos . De facto , durante toda a vida a pele é puxada ligeiramente para baixo , chegando a uma altura em que parece que temos demais em certas regiões . São mais evidentes a partir dos 50/60 anos , no pescoço , nos lados do queixo e à frente das orelhas .




Rugas Superficiais ou Finas :

- São as mais simpáticas e fáceis de amenizar , já que não se vêem normalmente , e só afectam a camada superficial da pele , a epiderme . No entanto , devido ao cansaço ou à contracção dos músculos quando sorrimos , podem ficar perceptíveis . Note-se que são mais frequentes nas mulheres com pele clara na casa dos 30 .





Rugas Estáticas ou Profundas :

- Visíveis principalmente a partir dos 45 anos , são definitivas e , obviamente , profundas , por isso ficam expostas mesmo em repouso , ou seja , notam-se constantemente . Estas meninas embirrantes aparecem tanto devido a agentes externos , como ao envelhecimento natural da pele , mais precisamente à perda de colagénio , que dá resistência e tonicidade à pele , e ao afinamento da derme , por outras palavras , a camada da pele subjacente à epiderme . No entanto , também podem resultar de rugas de expressão muito acentuadas . 


     

Agora que sabem quase tudo sobre as rugas , com os gestos correctos , podem manter a pele jovem por mais tempo atrasando o seu aparecimento . Se as dobrinhas já estão presentes , não se preocupem , podem sempre recorrer a tratamentos para atenuá-las . Contudo , lembrem-se que é impossível evitá-las , por isso sejam optimistas e aproveitem a vida ao máximo .
As rugas não escondem a beleza , elas exalam sabedoria e contam a história das nossas vidas !
  
Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!   

3 comentários: