Pink Stuff on Instagram

10 junho, 2016

Maquilhagem permanente ou definitiva .






A maquilhagem permanente ou definitiva , é um tipo de procedimento estético que envolve o uso de uma pistola de tatuagem (por isso também conhecida como tatuagens cosméticas) para injectar um corante na pele . Como em qualquer procedimento cosmético , tem que se pensar antes de aplicar e ter a certeza da decisão .
A maquilhagem permanente ou micro-pigmentação é uma arte destinada a embelezar o rosto e corrigir imperfeições , é uma técnica que harmoniza e destaca de forma duradoura os lábios , olhos e sobrancelhas . Para além disso , corrige pequenos defeitos e imperfeições , nomeadamente sobrancelhas e pestanas pouco definidas , sobrancelhas excessivamente depiladas , contorno de lábios pouco delineados , entre outras . Esta técnica já era utilizada na antiguidade , através da coloração de partículas de diversos materiais debaixo da superfície cutânea com o objectivo de obter desenhos permanentes . Aproximadamente 8.000 AC já se faziam adornos pessoais com pinturas . Podemos considerar a tatuagem moderna como a evolução deste modo de desenhar o corpo com intenções de camuflagem ou místico - religiosos  . Foi em 1944 que se começaram a realizar as primeiras tatuagens médicas em enxertos de pele  . Nos anos da década de 1970 , esta técnica começou a ser utilizada na cirugia cosmética graças à melhoria do material utilizado e ao aparecimento de pigmentos anti - alérgicos  de uso médico .


De que forma reage a pele aos pigmentos ?



1 - Fase de inflamação : Depois da realização do tratamento , ocorre uma inflamação dos tecidos , provocada pela penetração repetida das agulhas na camada córnea e pelo próprio pigmento . É provocada uma vaso dilatação , fazendo com que os glóbulos brancos entrem logo em acção . É a resposta do organismo ao intruso (pigmento) .

2 - Fase de cicatrização : A cicatrização inicia-se com a formação de uma pequena crosta a nível superficial  . A formação da micro crosta , que dura cerca de três a quatro dias (depende do tipo de demógrafo utilizado) , dá a impressão de que a cor escurece , mas esta apreciação enganadora desaparece com o cair da crosta .

3 - Fase de reparação : Começa por volta do décimo dia após o tratamento . Neste período , dá-se a reparação da epiderme , a remodelação do colagénio da derme e a redistribuição das partículas do  pigmento eliminando os grânulos que se tinham depositado nas camadas superiores da epiderme pela renovação celular . Nesta fase , ocorre a diminuição da tonalidade porque o pigmento das primeiras camadas da epiderme é eliminado , consequência da renovação celular e perda da crosta .

4 - Fase final : Passados 28 dias , ocorre a reparação total da derme . As partículas de pigmento distribuem-se entre as fibras de colagénio e à volta dos capilares da derme .


Conselhos de segurança :

- De acordo com a legislação vigente , os pigmentos para micro-pigmentação , devem cumprir os seguintes requisitos :

- A composição (que deve ser conhecida) , o lote , a data de validade , a empresa e o fabricante devem vir especificados no rótulo .

- No que se refere ás propriedades químicas , é essencial que não sejam tóxicas , nem irritantes , sejam estéreis , não apresentem alterações de densidade , as partículas devem ser superiores a seus micrones (micro-partículas de cor/pigmento) para que permaneçam mais tempo na zona tratada , e devem ter pouca solubilidade .

- Estes tratamentos devem ser sempre feitos por profissionais certificados , em ambientes e com objectos esterilizados .


Lábios :

- Lábios volumosos sempre foram um símbolo de sedução e beleza , mas nem todas as mulheres são abençoadas com lábios volumosos . Diversas técnicas , como a aplicação de linhas de cor no rebordo dos lábios têm sido usadas para obter lábios mais volumosos . No entanto , porque estes resultados são apenas temporários , a necessidade de uma forma mais permanente tem sido elevada e por conseguinte , a maquilhagem lábio permanente evoluiu . Esta técnica consiste em tatuar o contorno dos lábios para criar um efeito completo e natural , enquanto permanente , com um pigmento semelhante aos lábios . As vantagens são que os lábios ficam aparentemente mais cheios , as desvantagens é o facto de desaparecer a cor ao longo do tempo , de modo que devem ser ajustados e a área dos lábios é muito sensível , por isso a dor para fazer maquilhagem permanente parece ser evidente .

Olhos :

- Este tipo de maquilhagem é muito popular entre as mulheres que gostam de ter o olho bem definido , uma vez que a técnica consiste em aplicar o pigmento desejado sob a pele , assim como se faz com o eyeliner perto da linha dos cílios . A linha pode ser criada para se ajustar à forma do olho , mas pode ser formada mais grossa ou subtil , dependendo do gosto pessoal , os pigmentos podem também ser adaptados ás necessidades pessoais . As vantagens de ter um delineado permanente é ter olhos bem definidos dia e noite , sem manchas ou sem ter que constantemente retoca-los . A s desvantagens são despigmentação a curto prazo e não só isso , se têm pele sensível podem aparecer hematomas em redor dos olhos .

Sobrancelhas :

- Este tipo de tatuagens ou micro-pigmentação , foi criado com o intuito de tratar pessoas com alopécia ou que foram submetidas a quimioterapia , mas hoje em dia a escultural definição das sobrancelhas tem se tornado popular entre as mulheres que querem as sobrancelhas sempre intactas . Existem várias técnicas , a mais recente e natural é a técnica que imita os pelos das sobrancelhas , mas podem escolher uma tatuagem ou revestimento em pó texturizado   depende dos resultados que procuram . As vantagens das sobrancelhas permanentes é aquela que sempre perfeitamente simétrica pode realizar sem necessidade de fixar completamente . Além disso , podem escolher a cor que quiserem , se é a cor cor natural do cabelo , um tom semelhante ou um tom colorido . As desvantagens são que podem sofrer efeitos despigmentares ou acabar o trabalho e ter de repetir o processo em breve . Além disso dói tanto como fazer tatuagens .




Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

17 comentários:

  1. Não conhecia :x mas achei super interessante este post referente a este assunto. Muitooo obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos esclarecimentos acerca deste tema que é tão pouco abordado

    ResponderEliminar
  3. Olá! Aprendi bastante com o post. Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Nas sobrancelhas até gosto :) excelentes dicas. Obrigada .

    ResponderEliminar
  5. o post está fantástico.. quando a estas técnicas, acho que não o era capaz de fazer.. ao longo do tempo aprendi a gostar de mim como sou e a usar apenas a make up que me apetece.. acho que por isso não arriscava

    ResponderEliminar
  6. Um tema tão pouco abordado... Ainda bem que o trouxeste. Pessoalmente não me vejo a fazer uma maquilhagem definitiva, gosto de a cada dia criar e tanto no início como ao final do dia, limpar bem o rosto e cuidá-lo. Obrigada por trazeres este tema e esclareceres muitas dúvidas :)
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Gostava de fazer nos olhos, mas tenho algum receio. Conhece algum profissional a nível nacional que seja confiável????

    ResponderEliminar
  8. Já tinha ouvido falar disto, mas não sou capaz. Prefiro maquilhar-me quando necessário e assim sempre dá para variar. :)

    ResponderEliminar
  9. Bem já tinha ouvido falar, mas esta é uma moda, ao qual penso nunca aderir, pois apesar de ter tatuagens, o que é completamente diferente e ao mesmo tempo não é, fazer algo, permanente no rosto, não me agrada, gosto eu de decidir que cores usar, e quando usar, não quero parecer uma boneca de porcelana todos os santos dias com a maquilhagem na cara sem poder retirar... Definitivamente moda que para mim não me serve.... beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar, mas nunca me informei sobre o assunto, mas mesmo assim não convenceu... prefiro dar-me ao trabalho todos os dias :P

    ResponderEliminar
  11. Bastante interessante e informativo, obrigada por teres partilhado connosco

    ResponderEliminar
  12. Muito bom, mas nao sou adepta, gosto de tudo ao natural hehe

    ResponderEliminar