Pink Stuff on Instagram

16 junho, 2016

Qual é a diferença entre "desmaquilhar" , "lavar" e "tonificar" a pele ?





Todas nós sabemos que a limpeza do rosto é um dos conselhos de beleza mais frequente e serve para qualquer tipo de pele . Limpar é fundamental ! Só assim podemos remover impurezas , produtos e o excesso de oleosidade , evitando assim as espinhas e pontos negros . Todas as peles precisam de limpeza , de manhã e à noite . Uma vez que todas já sabemos a importância da limpeza da pele , será que sabemos que tipo de produtos usar e a ordem correcta para usa-los ? 
A ordem é muito simples : de manhã , sabonete ou gel de limpeza facial e um tónico facial . À noite , desmaquilhante , gel de limpeza facial ou sabonete e tónico , todos estes produtos serão de acordo com as necessidades do vosso tipo de pele .

Desmaquilhante : 

- O desmaquilhante é um produto que remove os resíduos de poluição , células mortas , oleosidade , maquilhagem , protectores solares , BB creams e impurezas que ficam na pele . A principal função do desmaquilhante é retirar o excesso de maquilhagem que é mais difícil de tirar da pele . O desmaquilhante é mais eficaz que o sabonete . Além disso , não agride a pele .
Existem produtos específicos para retirar a  maquilhagem dos olhos e do rosto . A área dos olhos é mais sensível e mais seca que o resto do rosto , mesmo no caso das peles oleosas . Muitos desmaquilhantes para o rosto causam ardor e irritação na área dos olhos , que pedem produtos mais cremosos s sem álcool . O ideal é usar um desmaquilhante especifico para os olhos .

Óleo de Limpeza :

- Os óleos de limpeza são ainda mais eficientes que os desmaquilhantes na remoção de impurezas e maquilhagem . O óleo de limpeza faz a função de desmaquilhante , deixando a pele limpa e macia .
A maioria dos óleos de limpeza não contém solventes ou detergentes . Prefiram os produtos com óleos minerais que são mais apropriados para peles sensíveis . Além de retirarem os protectores solares , BB creams e maquilhagem , o óleo de limpeza é bom para peles oleosas , pois ajudam também a remover , sem ressecar , os óleos residuais produzidos pela pele e outros sebos que se acumulam no interior dos poros , que são diluídos e removidos . 

Sabonete de Limpeza :

- A limpeza com sabonete de limpeza facial serve para retirar as sujidades mais superficiais como , poluição , impurezas , restos de cremes , maquilhagem que o desmaquilhante deixou para trás  , além do excesso de oleosidade .
Um dos principais componentes de uma lavagem eficiente é acrescentar algum tipo de massagem . A massagem é importante para drenar vasos linfáticos e para aumentar a circulação sanguínea , ajudando na oxigenação da pele . Fiquem também atentas na escolha de um produto que seja adequado ao vosso tipo de pele .

Esfoliação Facial :

- A esfoliação facial ajuda a remover a camada de células mortas na superfície da pele , deixando-a mais fina e macia . A pele fica com um toque aveludado , lisa e sedosa , este processo renova a pele , estimula a circulação e ajuda a clarear manchas .
Para não obter o efeito inverso e ficar com uma pele áspera , o ideal é fazer esfoliação apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias . Em excesso e sem hidratação , a esfoliação pode levar a um quadro de pele ressequida e com prurido . Aproveitem para hidratar a pele logo após a esfoliação .

Tónico Facial :

    - A loção completa a limpeza , retirando todos os resíduos de produtos  que usaram . Ajuda a retirar completamente toda a sujidade que fica acumulada nos poros . Ao tonificar , evitamos ao máximo a obstrução dos poros e a formação de irregularidades como as espinhas e pontos negros . O uso de tónico é importante , pois ele refresca e suaviza a pele . Ajuda a fechar os poros e remover a oleosidade excessiva , além disso , a limpeza possibilita a correcta renovação celular , estimulando a circulação superficial da pele e permitindo a melhor absorção dos produtos para tratamento cutâneo .



    

Para uma limpeza eficaz e completa a ordem é :


1 - Desmaquilhante ou Óleo de limpeza - Escolham de acordo com o vosso tipo de pele , para peles secas , desmaquilhantes cremosos ou em creme , para peles mistas , demaquilhantes em mousses , para peles oleosas , leite de limpeza ou espumantes em gel . Normalmente vamos usar estes produtos com algodão , nunca esfreguem , pois o atrito pode magoar a pele , causando danos . Passem o algodão levemente em movimentos de baixo para cima . Em seguida enxaguar o rosto .

2 - Sabonete de limpeza : Todas as peles precisam de limpeza , de manhã e à noite . Pele seca , usar um creme de limpeza ou sabonete suave com hidratante . Peles normais /mistas e oleosas , produtos leves , como gel ou espuma de limpeza . No dia que usam o esfoliante , podem usa-lo em vez do sabonete de limpeza facial .

3 - Tónico facial : Depois destas acções de limpeza prévias , vem a tonificação , que complementa a limpeza , removendo células mortas , vestígios de maquilhagem e gel de limpeza . Além disso , a tonificação devolve a pH natural e assim não só se mantém a hidratação e consistência , como também protege a pele contra micro organismos .





Com a pele limpa , os tratamentos - como a hidratação e protecção - ficam mais eficientes, pois penetram na pele com mais facilidade .

E vocês , cuidam da limpeza da vossa pele todos os dias ? 

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !! 

18 comentários:

  1. Para ser sincera não tenho esses cuidados todos mas depois de ler este post magnífico vou tentar ter mais esse cuidado com a limpeza da minha pela......
    Obrigada querida odorei o post :-) bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Para ser sincera não tenho esses cuidados todos mas depois de ler este post magnífico vou tentar ter mais esse cuidado com a limpeza da minha pela......
    Obrigada querida odorei o post :-) bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post , tento cuidar da minha pele todos os dias , mas à um dia ou outro que pronto , :x , não é por esquecimento , é mesmo por malandrice as vezes ehehe :$

    ResponderEliminar
  4. Apenas sigo alguns dos passos dia a dia

    ResponderEliminar
  5. Há dias em que uso leite de limpeza e tónico, outros uso sabonete de limpeza e uma a duas vezes por semana, uma esfoliação ou máscara faço.
    Beijinhos
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  6. Todos os dias, deite-me a que horas deitar, aplico desmaquilhante, tónico e creme de noite. Uma vez por semana faço máscara de argila e uso esfoliante facial e corporal. A minha pele agradece. :) Nunca usei sabonete de limpeza, mas é um produto a comprar. :)

    ResponderEliminar
  7. hum ....so aplico desmaquilhante...sou um pouco preguiçosa , e as vezes quando chego a casa tarde do trabalho ate me esqueço.....mas assim é que deveria ser ..termos cuidados com a pele

    ResponderEliminar
  8. Gostei não sabia bem a ordem de uso tinha uma vaga ideia! E limpo a pele sim mas faço apenas um passo o último não uso maquilhagem logo desnecessário desmaquilhar uso o tônico para peles oleosas para limpar sujidade e impurezas e a poros! Por fim aplico ainda que não falaste aqui a água termal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas, gosto muito da vichy, pena não poder comprar agora.

    ResponderEliminar
  10. eu alguns destes passos faço... outros desleixo-me um pouco

    ResponderEliminar
  11. Sou um pouco preguiçosa nesse aspeto. Normalmente, uso o Desmaquilhante e o tónico de limpeza

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ficar a saber embora use pouca maquilhagem!

    ResponderEliminar