Pink Stuff on Instagram

24 maio, 2016

Tudo o que precisamos saber sobre a hidratação da pele .





Eu sempre fui uma pessoa um pouco preguiçosa para estas coisas dos rituais de beleza , até há pouco tempo atrás uma embalagem de creme durava-me uma eternidade . Só que a idade não perdoa e as coisas mudam ... e muito ! De há uns tempos para cá , apercebi-me que tinha a pele muito seca , com uma péssima aparência , um tom meio acinzentado , estava tão seca que ficou super sensível . 
Então andei a ler umas coisas , a procurar informação , entretanto comecei a hidratar a pele todos os dias , coisa e tal , esfoliação duas vezes por semana e .... que diferença !!! A minha voz continua a mesma , mas a minha pele ... parece outra , as diferenças são enormes ! 
Com isto eu quero consciencializar vocês que estão a ler este post , para a importância da hidratação da pele , principalmente com este clima louco que estamos a viver nos últimos tempos .
A pele normal possui um percentual de hidratação para que ela possa exercer as suas funções adequadamente . Vários factores podem influenciar este percentual , fazendo com que a pele resseque .

São vários os factores responsáveis :

- Factores climáticos , como o vento , o sol , o frio e o ar seco , favorecem a evaporação da agua através da pele diminuindo o grau de hidratação .
- Substâncias químicas , como sabões e detergentes , eliminam a gordura natural da pele , afectando o manto lipídico  que ajuda a reter a humidade natural da pele , deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação .
- Com o processo de envelhecimento , o teor de agua diminui . Por isso é comum que as pessoas com mais idade apresentam uma pele mais seca .
- Algumas doenças como a dermatite atópica , psoriase e ictiose , provocam alterações na pele que alteram a sua hidratação natural . 
- As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele , o foto-envelhecimento , também favorecem a sua desidratação .

A pele desidratada fica com a sua função de protecção comprometida , além de ficar com um aspecto opaco , áspero , sem elasticidade e com tendência à descamação . A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações .

Para evitar que a pele resseque é importante :

- Beber bastante agua , cerca de dois litros por dia .
- Proteger a pele de agressões externas , evitando o sol em excesso e sem protecção solar .
- Nas áreas de pouca oleosidade , não se deve usar um sabonete ou gel demasiado abrasivo nem agua muito quente , para que o manto lipídico não diminua ainda mais nessas áreas . 
- Evitar produtos que contenham álcool na sua composição , pois também ressecam a pele .
- Usar sempre hidratante logo após o banho . 

No Inverno ocorre uma diminuição da transpiração e maior humidade no ar , levando a uma menor hidratação natural da pele . Além disso , nesta época , é comum tomarmos banhos mais quentes , que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa , diminuindo o manto lipídico que retém a humidade da pele . O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa .

Vou deixar uma foto dos três hidratantes que tenho usado nos últimos tempos , a titulo de exemplo , eu pessoalmente tenho me dado muito bem com estes , são os indicados para o meu tipo de pele . Já referi mais acima e volto a dizê-lo , o hidratante certo varia consoante o tipo de pele de cada pessoa .
Existe no mercado uma variedade imensa de hidratantes de várias marcas , o leque de oferta é bastante extenso só têm que escolher o mais adequado ao vosso tipo de pele e toca a hidratar ! Uma pele hidratada , é uma pele saudável .




Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

   

8 comentários: