12 maio, 2016

Os benefícios do mel para a pele


Muitas pessoas desconhecem que o mel é um dos ingredientes naturais mais preciosos no mundo da cosmética . Por ter grande riqueza em vitaminas e enzimas naturais , dá-lhe o poder de renovar as células da pele , deixando-a mais bonita , hidratada e com um aspecto mais saudável . Ao incluir o mel na nossa rotina de cuidados de beleza , podemos comprovar que a nossa pele se renova e começa a ficar mais nutrida e hidratada . O mel é um ingrediente importante que oferece uma profunda acção de limpeza , pois graças ás suas enzimas naturais é o ideal para limpar a pele de forma a eliminar toxinas . As empresas especializadas em cosméticos conhecem bastante bem os benefícios do mel , pois muitos dos seus sabonetes , géis e desmaquilhantes , possuem mel como ingrediente principal .
É também um ingrediente muito eficaz e benéfico para a pele como esfoliante natural . A sua composição rica em açúcares , com substâncias como a frutose , glucose e alfa-hidroxiácidos , permite uma excelente  esfoliação , deixando a pele revigorada e muito macia . Actua como regenerador de células mortas , além de não ser agressivo para a pele ainda a deixa hidratada . Outro dos grandes benefícios do mel para a pele é a hidratação extrema que proporciona , pois contém muitos dos minerais e das vitaminas indispensáveis para manter a pele hidratada durante todo o dia , fazendo com que a longo prazo a pele fique mais flexível e conserve a sua elasticidade natural .
Para quem tem acne ou manchas na pele , o mel contém peróxido de hidrogénio e outras substâncias que ajudam no tratamento das peles acneicas , reduzindo as impurezas e evitando o aumento de bactérias  e tudo isto sem secar a pele !
Por muito que se tente evitar o envelhecimento da pele , é inevitável , mas existem hábitos e formulas que ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele . Entre os ingredientes naturais que existem , para lutar contra os sinais do tempo na pele , está também o mel , que contém propriedades antioxidantes e é altamente benéfico para evitar as rugas prematuras e a manter a pele firme e lisa por mais tempo .
Podemos também utilizar o mel juntamente com outros ingredientes naturais e fazer mascaras para o rosto , estas mascaras são ideais para restaurar a derme da cútis , deixando-a nutrida e macia .
Deixo aqui alguns exemplos de como usar o mel nos cuidados de beleza :
- Para quem quer limpar a pele e eliminar a gordura acumulada a mascara de mel e limão é o ideal . Adicionar 3 colheres de sopa de mel num recipiente e aquecer durante alguns segundos no micro ondas (para o mel suavizar) e misturar por fim o sumo de meio limão . Aplicar no rosto com movimentos circulares ascendentes e deixar ficar por 20 minutos . Ao retirar a mascara (com agua ) notarão a pele bem mais suave e limpa .
- Outra mascara também bastante eficiente é a mascara de mel e aveia , perfeita para esfoliar , suavizar e nutrir a pele , para esta mascara é necessário meia chávena de farinha de aveia , meia chávena de agua e 2 colheres de sopa de mel . Misturar tudo até obter uma mistura homogénea , depois é só aplicar no rosto e deixar ficar por 15 minutos . Retire a mascara com agua morna , esfregando suavemente com movimentos circulares , ao retirar a farinha fará a esfoliação na pele . Esta mascara natural é altamente recomendada par quem sofre de acne .
- Se pretendemos uma mascara poderosa de limpeza , juntando o mel com óleo de amêndoas doces obteremos resultados espantosos . Misturar 2 colheres de sopa de mel com 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doces , aplicar no rosto com movimentos circulares ascendentes durante 2 minutos . Deixar actuar por 20 minutos e depois é só retirar com agua morna . Ficarão com certeza com uma pele mais bonita e macia em poucos minutos .
- Para que tem constantemente os lábios secos , desidratados ou gretados , deve passar semanalmente com uma mistura de mel e açúcar nos lábios . Misturar 1 colher de sopa de mel  com 1 colher de sobremesa se açúcar , misturar tudo muito bem e aplicar bem nos lábios com o dedo esfregando com muito cuidado , deixar ficar cerca de 10 minutos , retirando depois . Vão ver que os lábios ficam muito mais suaves e hidratados .


        

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!!  

<a href="http://www.bloglovin.com/blog/14490905/?claim=5eupdcaahha">Follow my blog with Bloglovin</a>  

27 comentários:

  1. adorei...alem de ser docinho ainda nos deixa maravilhosas

    ResponderExcluir
  2. Só se for mesmo para cuidados da pele , porque não gosto de mel

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar de mel tenho de reconhecer os benefícios do mesmo

    ResponderExcluir
  4. Espetacular a considerar, e é Natural, gostei da descrição.Beijokas :)
    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderExcluir
  5. Adoro uso muito na minha pela. Parabens pelo post esta excelente, ganhou nova seguidora. :)
    Beijinho do Canada, se gostar do meu cantinho seja bemvinda em seguir.
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje mesmo eu disse ao meu marido isso... "preciso de mais mel!!" Ando no vício da limonada, e com mel sempre parece mais saudável que com açucar. Ainda mais porque gosto da limonada docinha...lol então, encho de mel e acaba rápido. Vou tentar essa máscara que você disse... ando com a pele do rosto muuuuuuito seca... e ja se notam rugas (gigantes) na testa. A ver se hidratando resolve... beijinhos!!!

      Excluir
    2. Hoje mesmo eu disse ao meu marido isso... "preciso de mais mel!!" Ando no vício da limonada, e com mel sempre parece mais saudável que com açucar. Ainda mais porque gosto da limonada docinha...lol então, encho de mel e acaba rápido. Vou tentar essa máscara que você disse... ando com a pele do rosto muuuuuuito seca... e ja se notam rugas (gigantes) na testa. A ver se hidratando resolve... beijinhos!!!

      Excluir
  7. Adorei o post :) Obrigada pelas dicas !!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Faço um esfoliante de mel e açúcar mascavado que deixa a pele como pele de bebé! :P

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!!
    Vou experimentar a máscara de mel e limão :) Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante! E conveniente, uma vez que tenho sempre mel em casa ;) Conhecia os benefícios do mel com limão para a tosse, mas não sabia que tinha efeitos tão positivos na pele... vou experimentar, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Adoro mel e confesso que alem de me deliciar com ele, também o uso como máscara de cabelo e de pele.O meu corpo agradece.Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post :) Obrigada pelas dicas !!

    ResponderExcluir
  13. Não fazia ideia que era tão versátil!

    ResponderExcluir
  14. Já sabia de algumas das propriedades do mel, alarguei mais o meu conhecimento, obrigada por este poste, são dicas e aprendizagens fantásticas.

    ResponderExcluir
  15. Já sabia de algumas das propriedades do mel, alarguei mais o meu conhecimento, obrigada por este poste, são dicas e aprendizagens fantásticas.

    ResponderExcluir
  16. Informações muito interessantes, desconhecia algumas delas.

    ResponderExcluir
  17. Muitos benefícios do mel que eu nem sabia, muito interessante!

    ResponderExcluir
  18. Mas acho que qualquer dia utilizo o mel para um destes truques que disseste

    ResponderExcluir
  19. Para além da pele, dizem que o mel faz bem á garganta, principalmente quando se está com ela "arranhada"

    ResponderExcluir
  20. não sou grande fã mas reconheço os beneficios ;)

    ResponderExcluir
  21. O milagre do mel, sem divida um optimo aliado :)

    ResponderExcluir