Pink Stuff on Instagram

22 maio, 2016

A importância da esfoliação .





A esfoliação traz muitos benefícios para a pele , mas deveríamos tentar usar produtos naturais para este fim , para evitar danos ambientais . 
Como todos sabemos a pele é o maior órgão do corpo humano , merecendo portanto um cuidado especial e uma maior atenção . Estamos diariamente expostos aos ataques dos raios solares , vento , poluição e resíduos que ficam suspensos no ar , esses agentes acabam por prejudicar a saúde e beleza da pele . Camadas de células mortas ficam acumuladas na superfície da pele , como se fossem "escamas" , pequenas partículas de poluição ambiental ficam depositadas nos poros , formando os pontos negros , caracterizando-se por uma aparência áspera , seca , cansada , sem luminosidade , dando destaque ás rugosidades , é desagradável ao toque , criando uma camada que impede a acção eficiente dos cremes e cosméticos .
Estes factos são agravados por um conjunto de acções naturais , raios solares , poluição e resíduos , juntamente  com a falta de cuidados necessários para manter a pele saudável .Muitas de vós já ouviram certamente falar na esfoliação  e muitas de vós fazem-na regularmente , mas sabem da sua real importância e dos benefícios que ela traz ?!? 

- O Que É :

- A esfoliação é um tratamento facial ou corporal que ajuda a renovar a pele  eliminando células mortas e as impurezas que deixam a pele envelhecida , seca e desidratada .
A eliminação dessas células mortas remove as impurezas , libertando os poros e , em consequência , melhora a "respiração cutânea" permitindo que a pele possa absorver mais eficazmente os cremes e cosméticos aplicados posteriormente . A particularidade da esfoliação facial é a sua acção de limpeza profunda que desintoxica a pele , tornando-a nitidamente mais lisa , suave e luminosa ,devolvendo o seu aspecto natural .
A esfoliação corporal ajuda no combate à celulite , gorduras localizadas e afina a pele das partes mais grossas do corpo  , como os cotovelos , joelhos e pés .
Normalmente os esfoliantes apresentam uma textura granulada , sendo que para cada parte do corpo devera ser usado um tipode esfoliante especifico . Os esfoliantes corporais devem ser mais consistentes e com a granulação mais grossa , já os esfoliantes faciais devem ser mais suaves e com uma granulação mais fina para não irritar a pele sensível do rosto . 

- Benefícios :

- A esfoliação é um tratamento muito importante para a nossa pele , pois elimina as impurezas que a deixam com um aspecto danificado e pouco saudável . Sendo vários os benefícios que esta acção promove , entre eles estão :

- Melhora a textura da pele , deixando-a mais suave , uniforme e tonalizada .
- Melhora a circulação sanguínea . 
- Remove as células mortas expelidas pelo nosso organismo . 
- Desobstruí os poros , limpando profundamente .
- Atenua e combate as rugas e linhas de expressão .
- Combate o aparecimento de acne e pontos negros .
- Estimula a produção de células novas com mais colageno .
- Evita a oleosidade excessiva . 
- Deixa a pele pronta para a hidratação , aumentando a capacidade de absorção dos cremes hidratantes .


   

No corpo , além de ser eficaz contra a celulite e a gordura localizada , a esfoliação evita os pelos encravados . A esfoliação é por isso recomendada três dias antes da depilação para remover as células mortas e afinar a  pele e, três dias depois para evitar que os pelos encravem . Quando é feita no Verão , a esfoliação, assegura um bronzeado natural , uniforme e duradouro , pois a pele está bem preparada , ficando sem defeitos ou manchas .
Pode ser feita na forma de massagem corporal , pois tem características relaxantes e revigorantes  , dependendo também dos ingredientes e técnica utilizada .

- Como Utilizar :

- Peles normais a secas : Para as pessoas com este tipo de pele , a esfoliação é recomendada uma a duas vezes por semana . As peles secas renovam as células mais lentamente e acumulam uma grande quantidade de "escamas" na superfície . Duas esfoliações por semana conseguem diminuir a espessura da camada córnea , reactivando a renovação celular . 

- Peles oleosas e mistas : Estes tipos de peles podem ser esfoliadas duas a três vezes por semana , quando são usados esfoliantes normais . Com activos mais suaves , pode-se fazer mais vezes . O mais importante  é que os poros não fiquem obstruídos , reduzindo assim a existência de pontos negros . 

- Peles sensíveis : Podem ser submetidas a uma esfoliação muito suave a cada 15 dias .

- Peles maduras : Em função da menor taxa de renovação , é recomendado esfoliar duas vezes por semana , sempre com esfoliantes suaves . 

- Peles com acne :  Evitar a esfoliação em casos de acne moderado a grave , já poderá acontecer a ruptura das borbulhas , havendo um risco de infecção nas glândulas sebáceas , agravando assim o problema . Já o acne ligeiro pode beneficiar com uma esfoliação suave , sob orientação médica .

A aplicação deve ser feita com os dedos , em movimentos suaves e circulares , fazendo uma pequena pressão enquanto espalha o produto pelo rosto . Nas regiões mais ásperas , deve -se aumentar um pouco a pressão da esfoliação . Deixar o esfoliante actuar por alguns minutos e depois tirar  com agua morna . 
No rosto , a esfoliação pode ser seguida de algum outro procedimento como , extracção de pontos negros , mascara facial ou massagem . O importante é sempre finalizar a esfoliação com um creme hidratante , um óleo vegetal (óleo de coco , abacate , etc) ou , caso a esfoliação seja feita de manhã , aplicar um protector solar antes da exposição ao sol . É fundamental uma boa hidratação após a esfoliação . 
No Verão , esfolie o corpo uma vez por semana para garantir um bronzeado perfeito . Nunca se deve apanhar sol logo após uma esfoliação , dar sempre o espaço de um dia .
No Inverno , deve ser realizada com menor frequência , para que a pele não perca a camada de gordura natural que a protege do frio .
Nos pés , pode ser feita mais do que uma vez por semana , a fim de evitar que a pele resseque e apareçam rachaduras  . Existem esfoliantes específicos para os pés , aplicar o produto apenas nas plantas dos pés , nunca na região superior do pé .
Atenção - nunca façam este procedimento em peles com acne , feridas , dermatites ou queimadas , pois o atrito provocado pela esfoliação poderá irritar a pele e agravar o problema . Os olhos e boca não devem ser esfoliados , pois são regiões extremamente sensíveis , para os lábios , existem esfoliantes próprios .
Tenham sempre atenção ao tipo de esfoliante mais indicado para o vosso tipo de pele e nunca utilizem um produto de esfoliação corporal no rosto !! Para cada região existem produtos específicos .


Meio Ambiente :

- Como foi dito no inicio , a esfoliação é muito importante para a nossa pele , já que os esfoliantes trazem muitos benefícios . Porém , existe um grave problema relacionado com estes produtos , que está prejudicando o meio ambiente e a vida aquática . Muitos deles são compostos por substâncias granulométricas  responsáveis pela esfoliação proporcionada à pele , mas essas pequenas bolinhas coloridas , são micro-esferas de polietileno , os populares micro-plásticos , altamente poluentes e que contaminam as aguas de mares , rios e lagos . Todas estas bolinhas vão parar aos rios e oceanos depois de utilizadas , pequenos crustáceos e peixes acabam por se alimentar com elas e consequentemente ficam contaminados com estas substâncias perigosas , devemos sempre conferir os rótulos antes de comprar um esfoliante . Evitar sempre aqueles que contém polyethylene ou polypropylene na sua composição . Alguns deles também podem conter substâncias nocivas à saúde sendo que as principais encontradas são  os parabenos . Portanto , o melhor é optar pelos cosméticos orgânicos e naturais , que não prejudicam a saúde nem o meio ambiente . Os esfoliantes caseiros  também são uma boa opção . Basta escolher o granulado adequado dependendo da região do corpo que vai ser aplicado . As argilas também são uma óptima opção , pois têm as mesmas propriedades dos esfoliantes e são naturais .
Espero que tenham gostado ! Deixem os vossos comentários.
Beijinhos !!   

  

16 comentários:

  1. Eu devia esfoliar a pele do corpo e rosto regularmente mas sou muito preguiçosa, de qualquer forma ficam as dicas :)

    ResponderEliminar
  2. Eu faço esfoliaçao algumas vezes nem sempre....boas dicas

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler, eu costumo esfoliar! obrigada pelas dicas excelentes.

    ResponderEliminar
  4. eu faço exfoliaçao de vez enquando

    ResponderEliminar
  5. Ola Linda:)
    Tudo Bem?
    Adoro O post:)Excelente dicas:)
    Novo Post:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/sushi-design-restaurant.html#comments
    SnapChat:OpnKloset
    Instagram:@openklosetfashion

    ResponderEliminar
  6. Eu não faço nada!!! E resultado: minha pele está terrivel. A ver se tomo juizo e começo a me tratar. Obrigada pelo post...serviu para eu abrir as pestanas... :)

    ResponderEliminar
  7. Eu não faço nada!!! E resultado: minha pele está terrivel. A ver se tomo juizo e começo a me tratar. Obrigada pelo post...serviu para eu abrir as pestanas... :)

    ResponderEliminar
  8. Aos anos que faço esfoliação tanto facial como corporal e noto bastantes diferenças na minha pele. Para além de estar mais macia, noto-a mais limpa. As linhas de expressão não ficam tão visíveis e os pontos negros vão desaparecendo. Obrigada por este post. :)

    ResponderEliminar
  9. eu ando a precisar tanto de uma esfoliação geral. ando tão desleixada.
    adorei este tópico

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelas dicas, pois gosto muito de fazer esfoliação.

    ResponderEliminar
  11. Raramente faço, mas tenho noção que é muito importante :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto do post e acredito que esfoliar a pele é muito importante pelo menos uma vez por semana :)

    ResponderEliminar