Pink Stuff on Instagram

29 abril, 2016

Pincéis de Maquilhagem - Conheça os pincéis e a função de cada um .

Olá !
Eu fiz este post sobre pincéis ,para que consigam montar um bom kit básico para o dia a dia , ( sei que muitas de vocês já devem conhece-los todos ,mas para quem tiver dúvidas, aqui fica) , eu tenho alguns , confesso que não uso muito , uso mais o pincel para aplicar as sombras . 
Os pincéis são praticamente obrigatórios , no que toca a maquilhagem . Mas com tantas opções , tamanhos , utilidades  e feitios , por vezes acabamos por fazer tudo manualmente (eu faço !) . Entre as perguntas e dúvidas que surgem com maior frequência acerca deste assunto , a mais frequente é : Como montar um kit de pincéis ? Quais os pincéis essenciais para o dia a dia ? E para que serve cada pincel ? 
Vamos então conhecer os pincéis e qual é a função de cada um  : 


  

Pincel para Base :

- Como é : Os pincéis para a base são , normalmente , de formato chato e fino para conseguir um acabamento uniforme , tanto com bases cremosas  como liquidas .
- Como aplicar : Colocar um pouco de base nas costas da mão e molhar apenas a ponta do pincel . Ao aplicar , começar pela zona central do rosto (nariz , queixo e bochechas ) , sempre do centro para as extremidades , dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme . A diferença entre estes dois pincéis é que o primeiro serve para qualquer base e o segundo é perfeito para quem gosta de misturar diferentes formulas : fluídas , emolientes e em pó  .



Pincel para Pó :

- Como é : Ao contrario dos pincéis da base , os de pó são grandes e redondos para conseguirem cobrir , de uma só vez , as áreas maiores do rosto , ideais para pós compactos e bases em pó .
- Como aplicar : Encostar o pincel no pó , dar uma batida nas costas da mão ou soprar para tirar o excesso e começar pela zona T - a testa , o nariz e o queixo são as áreas do rosto que costumam acumular mais oleosidade e pedem , sempre , uma aplicação de pó . Pode-se também aplicar sob os olhos , nas laterais do nariz e em redor da boca. 


Pincel para aplicar a Sombra de olhos :

- Como é : Os pincéis para aplicar sombras têm pontas finas e arredondadas e os seus pelos são suaves , mas firmes para conseguir um acabamento intenso nas pálpebras .
- Como aplicar :  Estes são os pincéis normalmente usados na primeira camada de sombra ou em pigmentos . Aplica-se na região dos olhos com pequenas batidas .


Pincel para delinear a Sombra dos olhos :

- Como é : Tem forma angular e pelo bastante denso para se conseguir delinear e marcar o côncavo .
- Como aplicar ; Humedecer a ponta do pincel , passar na sombra e fazer um traço rente à linha das pestanas . Embora estes dois tipos de pincel consigam cumprir o seu propósito , o primeiro é perfeito para delinear e o segundo para intensificar e puxar o traço para o canto externo dos olhos .



Pincel para esfumar a Sombra de olhos :

- Como é : Tem uma forma oval e com grande quantidade de pelos finos .
- Como aplicar : Além de perfeito para esfumar sombras em pó  , este pincel também é o certo para quem gosta de usar sombras em creme porque o resultado é transparente e ligeiro , deixando uma capa suave de cor sobre a pálpebra . Para esfumar , fazer movimentos curtos e leves de vaivém , quase sem pressionar , para deixar a sombra natural .


Pincel para Eyeliner : 

- Como é : Este pincel tem uma ponta fininha e pelos juntos .
- Como aplicar : Para quem prefere eyeliner em boião (não em caneta ou stick) , este é o pincel certo a comprar . Molha.se a ponta do pincel no boião e desenhar o traço rente á linha das pestanas , da mesma forma que usaríamos a caneta ou o stick . 



Pincel para Sobrancelhas : 

- Como é : Os pelos deste pincel formam um ângulo perfeito e têm cerdas finas e duras , também chamado de pincel chanfrado .
- Como aplicar : Humedecer a ponta do pincel , passar no pó próprio para as sobrancelhas e corrija as imperfeições e as falhas com leves batidas . 



Pincel para Lábios :

- Como é : Os seus pelos são firmes e a ponta arredondada para definir o contorno dos lábios com precisão .
- Como aplicar : São ideais para quem não gosta de aplicar o batom directamente nos lábios ou não tem muito jeito para o aplicar - os pincéis ajudam a delinear os lábios e a garantir um resultado perfeito . Passar o pincel no batom e definir o contorno do lábio superior . Em baixo , fazer um traço no meio do lábio e espalhar o batom em direcção ás extremidades , preenchendo ambos os lábios .



Pincel para pequenas correcções :

- Como é : É um pincel com cerdas suaves e em formato bicudo que não absorve muito produto .
- Como aplicar : Este pincel é o ideal para aplicar o corrector na zona dos olhos ou em várias zonas do rosto que precisem de pequenas coberturas ( borbulhas , manchas , irregularidades ) . Passar a ponta do pincel no produto corrector e aplicar com pequenas batidas na zona . 



Pincel para Blush :  

- Como é : Este é um pincel menos volumoso que o pincel para o pó , mas também tem um formato redondo para marcar as maçãs do rosto .
- Como aplicar : Passar o pincel no blush e retirar o excesso com um sopro para o resultado ficar mais natural . Se não sabem em que zona devem aplicar o blush , sorrir ajuda a encontrar o local . Depois , aplica-se o blush a partir das maçãs do rosto até ás orelhas com movimentos leves para não marcar .

Com estes pincéis , ficarão com kit básico para o dia a dia , porque ter pincéis para as zonas certas do rosto é meio caminho andado para uma maquilhagem perfeita . Mas , atenção , não é só comprar os pincéis e usar eternamente .
Eles também requerem cuidados , devem ser lavados frequentemente , por exemplo , uma vez por semana , com agua e sabão de PH neutro ou champô . Depois deve-se deixa-los a secar na vertical com os pelos virados para baixo ou , coloca-los de forma horizontal até secar os pelos . Nunca devemos deixa-los num copo com agua , porque a humidade acumula.se na madeira e podem perder os pelos . Se formos cuidadosas  na hora de utilizar e limpar , um bom pincel pode durar quase uma vida inteira . O importante é que mantenham a forma original e não tenham perdido pelos . 
Espero que tenham gostado ,deixem os vossos comentários !
Beijinhos !!

9 comentários:

  1. uso um desses.. oh ceus que sou mesmo básica

    ResponderEliminar
  2. nao sabia q tinham essas "funiconalidades" todas, é um excelente post

    ResponderEliminar
  3. Amei o post. Eu sempre esqueço para que serve esses pinceis menores, os maiores a gente sempre sabe melhor para que é. Obrigada pelas explicações.bjsss
    www.katiamagal.com

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post. Ofereceram-me recentemente um conjunto de pincéis e apesar de serem muito bonitos, eu estava com bastantes duvidas de como os usar, este post ajudou-me muito.Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. E há pinceis que fazem toda a diferença. Obrigada pela identificação e explicação das funções de cada pincel

    ResponderEliminar
  6. Por vezes é difícil de perceber qual usar e como, este post ajudou-me bastante.

    ResponderEliminar
  7. Os pincéis fazem muita diferença, um bom pincel deixa um trabalho impecável, não são todos iguais!
    E os da Mac... Eu devo ser dos casos raros de pessoas que não têm ainda nada da MAC! :(
    Beijinhos

    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar