Pink Stuff on Instagram

23 setembro, 2016

Cuidados com a pele mista





A pele mista possui uma oleosidade excessiva na chamada zona T ( testa , nariz e queixo ) . Nesta área , os poros apresentam uma dilatação maior . No restante rosto , a pele apresenta características de desidratação , ou seja , é seca .


A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas . A pele possui uma espessura fina , cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação . Em certas áreas ( secas ) , é necessário um cuidado maior com a hidratação .


Por ser o tipo de pele mais comum , as industrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para este tipo de pele , ou seja , produtos de dupla acção : hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa .


Características da Pele Mista

Nem oleosa nem seca . A sua principal característica é de ser uma pele brilhante , com poros dilatados e excesso de oleosidade , principalmente na zona T ( região da testa , nariz e queixo ) e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas do rosto .


    

Limpeza :

 Este tipo de pele deve ser higienizada duas vezes por dia , com gel , espuma em mousse ou leite de limpeza . Para controlar a oleosidade , recomenda-se aplicar um tónico ou adstringente na zona T . O ideal é que o adstringente seja sem álcool , para não irritar a pele .


Hidratação :

O uso de hidratantes estimulam a renovação celular , protegendo a pele do envelhecimento precoce . Aplicar o hidratante próprio para peles mistas duas vezes ao dia , espalhar com movimentos circulares e delicados até que seja completamente absorvido . O ideal é aplicar produtos específicos para pele mista ou oil-free . Na ausência de ambos , é necessário aplicar um para a pele oleosa na zona T e outro para pele seca no restante rosto .


Protecção :

A causa número um do aparecimento de rugas é a exposição solar . A radiação solar destrói as fibras de colagéneo  , responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele , além de provocar manchas , sardas e até cancro da pele . Por isso , o protector solar é indispensável, mesmo quando não há exposição directa ao sol . No mínimo factor 15 para usar em casa ou no trabalho . Se houver qualquer exposição solar o factor deve ser pelo menos 30 . É indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou que tenham um toque seco ou matte .


Esfoliação :  

Deve ser realizada apenas 1 vez por semana , e somente na região da testa , nariz e queixo . Se aplicarmos nas regiões mais secas , a pele ficará mais sensível e ressecada , podendo até magoar .


Máscaras Faciais :

Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo as manchas de acne , além de absorverem a oleosidade do rosto . Para preparar a máscara , misturar argila natural e água filtrada , aplicar na pele e deixar actuar por 20 minutos . Este processo deve ser repetido a cada 15 dias .


Como cuidar da pele mista ?

Quem tem pele mista , deve dar preferência aos produtos específicos para pele mista ou que não contenham óleo na sua composição . Para encontrarem o equilíbrio adequado precisam primeiro de  determinar o grau de oleosidade e secura da vossa pele nas diferentes zonas do rosto . Na maior parte dos casos , as maçãs do rosto são secas e a zona T é mais oleosa . Se a intensidade de ambas as zonas é moderada , uma limpeza facial diária adequada para o vosso tipo de pele pode ser o suficiente para equilibrar a pele . No entanto , se as partes secas são mais intensas irão necessitar de um hidratante . Se a zona T é especialmente oleosa , pode ser necessário adicionar um adstringente .


       

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!    

9 comentários:

  1. Apesar de não ter pele mista é sempre bom saber :*
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A minha pele é seca mas gostei do post. Bom saber mais.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante deste post, tenho pele seca mas é sempre bom aprender :)

    Beijinhos

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Do tipo de pele mais difícil de aconselhar produtos... falando por experiência profissional primeiro que se acerte na rotina ainda é preciso tempo e alguma paciência.

    Cumprimentos
    Ricardo Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Do tipo de pele mais difícil de aconselhar produtos... falando por experiência profissional primeiro que se acerte na rotina ainda é preciso tempo e alguma paciência.

    Cumprimentos
    Ricardo Rodrigues

    ResponderEliminar
  6. A minha pele é mista e gostei imenso das preciosas dicas, obrigada!

    ResponderEliminar