Pink Stuff on Instagram

22 setembro, 2016

A Importância de Usar um Creme de Contorno de Olhos



O nosso olhar diz muito sobre nós : stress , insónias , problemas de saúde e falta de ânimo podem reflectir na pele em redor dos olhos . Por isso esta é uma área que merece toda a nossa atenção e cuidados especiais .
A zona de contorno dos olhos é sem dúvida a parte mais delicada do nosso rosto . Trata-se de uma pele umas 5 vezes mais fina que a do resto da face ( entre 0,33 , 36 mm contra 1- 1,6 mm ) . Nesta pequena zona estão contidos 22 músculos , 14 deles estão encarregados do acto de piscar , ou seja , é uma área em constante actividade . Além disso está provida de mastácitos que sintetizam e armazenam histaminas , células responsáveis  pelas reacções alérgicas , o que torna esta área muito propícia a irritações ou intolerância a certos cosméticos .
As glândulas sebáceas que rodeiam os olhos são menos activas que em outras partes do corpo estando assim mais desprotegida ; é mais fina e irrita-se com mais facilidade .
A grande vantagem que esta área nos oferece é que os produtos penetram melhor e mais rapidamente . É uma área muito frágil mas uma das mais agradecidas do corpo quando recebe os cuidados necessários .

Factores que prejudicam o contorno dos olhos :

- Por ter uma circulação sanguínea e linfática mais pobre , a pele do contorno dos olhos está menos nutrida e oxigenada que a do resto do rosto , por isso a idade e factores genéticos não são os únicos factores responsáveis pelas rugas desta área . A falta de sono , cansaço , stress , associados a uma má alimentação , fumo , álcool em excesso favorecem o aparecimento de olheiras , rugas , bolsas e flacidez . Ao mesmo tempo , o excesso de sol , poluição e o ritmo de vida actuais acentuam consideravelmente estes sinais .
Por isso é muito importante levar uma dieta saudável e equilibrada e descansar adequadamente .


Saber escolher os melhores produtos :

- Um erro muito comum é que ás vezes compramos um creme novo para o contorno dos olhos pensado que o anterior não apresentou o efeito desejado , mas nem sempre a culpa é do produto e sim de quanto tempo foi utilizado e como foi aplicado .
Os cremes e géis específicos , formulados sem perfume reduzem as reacções alérgicas . Além disso é aconselhado que contenham ingredientes calmantes associados a um activo especifico para o que se pretende ( rugas , olheiras , flacidez , etc ) e é recomendado que não se esfregue muito energicamente esta área que , por ter uma pele muito fina , tem grande tendência à flacidez .
Procurem sempre produtos indicados por dermatologistas , de laboratórios confiáveis e que tenham sido testados dermatologicamente  e oftalmologicamente .
 

Como aplicar ?

- Ás vezes não damos a importância que merece , mas a forma de aplicarmos o creme em redor dos olhos é tão importante quanto o produto em si .
O primeiro passo é limpar a pele com produtos adequados . Em seguida colocamos uma pequena quantidade de produto no dedo anelar e aplicamos na zona do contorno com pequenos e leves toques de fora para dentro para favorecer a penetração do produto e activar a irrigação sanguínea para obtermos o melhor resultado possível  . Massajamos também a área externa dos olhos , onde se formam os pés de galinha , com bastante cuidado para que não entre produto nos olhos e os irrite .
Os toques devem ser feitos pela polpa dos dedos anelar e mínimo por serem os que têm menos força mas ainda assim garantem uma suave e efectiva massagem . Deve-se aplicar o produto delicadamente nas pálpebras superiores somente à noite pois durante o dia , o produto pode escorrer e cair nos olhos causando irritações .
O uso continuado e constante é muito importante . Devemos usar produtos indicados pela manhã e à noite , sempre antes de termos aplicado o creme habitual em todo o rosto .


Conselhos :

- Hábitos saudáveis , alimentação correcta , descanso são a chave para uma pele iluminada e fresca . Beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia favorece a eliminação de toxinas e ajuda a prevenir a acumulação de líquidos que provocam o aumento das bolsas debaixo dos olhos .
A remoção da maquilhagem é fundamental . Jamais podemos esquecer de retirar a maquilhagem no fim do dia . Existem produtos específicos para a área dos olhos que limpam profundamente mas com suavidade os resíduos de rimel e sombras . São produtos preparados para evitar irritações , a maioria dos bons produtos para desmaquilhar os olhos são calmantes , reafirmantes , descongestionantes e com um certo efeito tensor .


           Consultório :

- O uso da toxina botulínica (Botox) é frequente  e tem excelentes resultados nas laterais dos olhos ( pés de galinha ) e para elevar as sobrancelhas . O seu uso nas pálpebras inferiores tem indicações limitadas . Os preenchedores com ácido hialurónico podem melhorar bastante o aspecto de algumas olheiras fundas mas por ser uma área muito frágil preparem-se para hematomas nos dias subsequentes à aplicação ! Um produto que tem agradado muito nesta região é o Mesolis , trata-se de um ácido hialurónico que é aplicado de forma bem superficial em micro puncturas e que tem um efeito hidratante fantástico ! Utiliza-se também tratamentos com laser quando o problema das olheiras é pigmentação .



Estes são os cremes para o contorno dos olhos que uso .
           
Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

4 comentários: