Pink Stuff on Instagram

27 maio, 2016

Creme anti-envelhecimento : Como escolher o melhor ?





Eu faço 40 anos este ano e desde os 30 e poucos que uso cremes para prevenir as linhas de expressão e as rugas , por isso , hoje o post é sobre cremes anti - envelhecimento , como escolher o melhor e tentar entender um pouco melhor a sua actuação na pele . Eles estão por toda a parte e todos os meses é lançado um creme novo , sempre com a mesma promessa ; este é o melhor creme do mercado e depois de o experimentar , não vai precisar de mais nenhum ! Mas , como podemos nós saber qual é o creme anti-envelhecimento ideal para as necessidades da nossa pele ? E será que apenas os cremes anti-envelhecimento nos protegem das linhas de expressão e rugas da idade ? 

Cremes Cosméticos VS Cremes Farmacêuticos 

 - A principal diferença entre os cremes cosméticos e os farmacêuticos , é que os cremes cosméticos não têm valor médico , o que significa que não são alvo de testes e estudos rigorosos como os cremes farmacêuticos , que são testados e regulados por entidades oficiais , antes de poderem ser vendidos nas farmácias . Esta diferença vai também influenciar a eficácia em termos de actuação e os resultados obtidos com cada um destes cremes , ou seja , na altura de introduzir um creme no nosso ritual  de beleza , seja ele qual for , a forma mais correcta de o fazer , irá passar por uma consulta num dermatologista - desta forma será o médico , que ao avaliar o tipo de pele e o estado em que se encontra , poderá indicar o melhor tratamento para a mesma . É claro que se a pele não apresentar nenhum problema preocupante e a ideia é só mesmo prevenir e / ou atacar os sinais de envelhecimento , podemos começar por escolher um creme cosmético que cumpra esse objectivo .

De que são feitos os cremes anti-envelhecimento ?

- Está efectivamente comprovado que a eficácia de qualquer creme anti-envelhecimento depende em grande parte dos ingredientes que o constituem e , claro se é adequado ou não ao nosso tipo de pele .
Alguns dos principais ingredientes responsáveis por atenuar as rugas e melhorar a aparência da pele incluem :

Retinol - O primeiro antioxidante a ser utilizado em cremes cosméticos , a sua eficácia está na neutralização de radicais livres , os responsáveis pelos danos nas células da pele e , consequentemente , o aparecimento de rugas .

Coenzima Q10 - Este ingrediente tem duas funções super importantes - proteger a pele contra os danos solares e reduzir as linhas de expressão e rugas dos olhos .

Niacinamida - Outro poderoso antioxidante , este ingrediente actua ao nível da hidratação da pele , reduzindo a perda da agua e melhorando a elasticidade da pele  .

Hidroácidos - Os hidroácidos alpha , beta e poly são poderosos exfoliantes que removem eficazmente as células mortas da pele , estimulando a regeneração e renovação da pele .

Vitamina C - Ainda dentro dos antioxidantes - tão importante na luta o envelhecimento da pele - a vitamina C trabalha também no sentido de proteger a pele contra os efeitos nocivos do Sol .

Extractos de Chá - O chá preto , verde e oolong contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias essenciais para uma pele sempre jovem .

Extracto de Semente de Uva - Para além dos seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes , este ingrediente promove ainda a regeneração da pele . Mas atenção , nem todas as peles toleram bem este ingrediente .

No ritual de cremes de uma mulher , é importante que exista um creme anti-envelhecimento , de preferência que seja altamente eficaz e com resultados visíveis . E para descobrir o mais indicado temos que ter em conta um pequeno conjunto de factores e ir fazendo experiências ;

Cremes Cosméticos VS Cremes Farmacêuticos 

Regra geral , os cremes farmacêuticos contém concentrações maiores dos ingredientes activos do que os cremes cosméticos , o que significa que os resultados serão bastante diferentes .

      
Ler os Rótulos 

Só assim é possivel verificar se o creme escolhido contém um ou mais ingredientes dos apresentados na lista acima . Porém , o facto  de um creme anti-rugas ter três dos ingredientes listados não significa que este seja melhor que um creme anti.rugas que tem apenas um ! É tudo uma questão de experiências .


Experimentar , experimentar , experimentar 

Será muito difícil acertar no melhor creme para a nossa pele logo à primeira , por isso , há que fazer experiências . Peçam amostras , experimentem os cremes das amigas , passem nas farmácias para experimentarem as novidades ... mais cedo ou mais tarde irão encontrar o vosso creme de eleição 


Efeitos Secundários 

Temos que ter em atenção na altura de escolher um creme , que estamos a escolher um produto que vai de encontro com o nosso tipo de pele ( seca , sensível , mista ...) e ás nossas necessidades . Uma vez que a sua aplicação é tópica  , existe sempre o risco de se manifestarem efeitos secundários , como irritações da pele , vermelhidão , borbulhas , manchas ou alergias . Leiam sempre os folhetos informativos e vão estando atentas àquilo que funciona com a vossa pele e ao que ela definitivamente não tolera . Em caso de dúvidas , testem primeiro o produto numa pequena área de pele . 

Utilização Diária 

Para verificar a eficácia de um creme e atestar os seus resultados , este terá de ser aplicado diariamente durante várias semanas . Sigam sempre a indicação em termos de aplicação do creme , tendo em conta se é um  creme de dia ou de noite . Saibam também que se deixarem de usar um creme anti-rugas , os resultados tendem a desaparecer e a pele voltara ao seu aspecto inicial . Para ser eficaz , um creme anti-envelhecimento terá de ser aplicado diariamente e de forma continua .

Custo 

A relação qualidade - preço - eficácia  no que toca a cremes anti-envelhecimento , nomeadamente no sentido em que um creme anti-rugas caro não é necessariamente melhor que um creme anti-rugas barato . Mais uma vez - é importante ir experimentando , até porque existem diferentes tipos de pele e um creme anti-envelhecimento não funciona da mesma maneira em todos os tipos de pele .

Os melhores amigos dos cremes :

    Os cremes anti-rugas são , de facto , uma excelente estratégia .para retardar os sinais da idade e assegurar uma pele sempre jovem , é igualmente importante nos munir-mos de outras estratégias que também têm um papel decisivo no que toca à eterna fonte da juventude .

Proteger-nos do Sol 

O Sol é o inimigo numero um da pele , sendo o principal responsável pelo aceleramento do envelhecimento da pele , por isso , assegurar uma protecção solar adequada ao longo de todo o ano e limitar o tempo que passamos debaixo de raios solares intensos , são medidas a tomar .

Escolher sempre cremes com protecção solar 

Proteger a pele contra o sol também passa por usar sempre cremes hidratantes e / ou anti-envelhecimento com protecção solar mínima SPF15 e preferencialmente com protecção contra raios UVA e UVB .

Um bom creme hidratante é fundamental 

Devido à sua consistência e composição . os cremes anti-envelhecimento nem sempre são hidratantes principalmente no tempo seco e frio . A pele seca é uma consequência do Inverno , de ambientes climatizados ou até mesmo características do organismo , por isso , para evitar que a própria pele seca comece a secar as células saudáveis do rosto  e , por sua vez , crie linhas de expressão finas , tenham sempre um creme hidratante eficaz à mão . Mas atenção , os cremes hidratantes não são cremes anti-envelhecimento (a não ser que tenham ambas as funções) , estes mantém apenas a pele hidratada , prevenindo e disfarçando pequenas rugas e linhas de expressão . Uma boa dica é aplicar o creme hidratante de manhã e o creme anti-rugas à noite .

Bebam agua 

Se os cremes hidratam de fora para dentro , o consumo regular de agua hidrata de dentro para fora , por isso , e pela saúde e beleza da nossa pele , devemos ingerir a dose diária recomendada de agua ( cerca de 1.5 litros /dia ) e teremos a pele sempre fantástica .

Evitar fumar

São vários os efeitos nocivos do tabaco , incluindo uma pele envelhecida prematuramente . Se não sabiam , ficam a saber que fuma estreita os vasos sanguíneos nas camadas exteriores da pele , causando danos no colagénio e na elastina , fibras essenciais para a pele . E o que significa ? Significa que nas fumadoras , a pele começa a perder firmeza e a ganhar sinais de envelhecimento ... tudo de forma muito precoce ... Ainda vão a tempo de deixar de fumar !

30 sugestões de cremes anti-idade 
         

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

     

      

8 comentários: