Pink Stuff on Instagram

26 maio, 2016

Cosméticos e os prazos de validade




PCHC. Á primeira vista , uma sigla enigmática ,traduz aquilo que a legislação define como produtos cosméticos e de higiene corporal . A  lei entende-os como : " Toda a substância ou preparação que se destina a limpar , perfumar , manter em bom estado , corrigir odores corporais ou modificar . " Mas não é só isto define , por exemplo , regras relativamente à rotulagem e prazos de validade . Nas embalagens de produtos cosméticos , ainda que haja excepções , devemos encontrar a data de validade mínima quando esta for inferior a 30 meses (a utilizar de preferência antes do final de ...) 
A maioria dos cosméticos é rica em conservantes que garantem a imunidade a bactérias e fungos ( que adoram estes produtos pelo facto de possuírem uma elevada percentagem de agua ) . No entanto esta acção é limitada no tempo , o respeito pelos prazos de validade é , portanto uma das regras base  da boa utilização deste tipo de produtos , caso não o façamos , poderá ocorrer uma reacção cutânea adversa . A fórmula vai desestabilizar-se  e causar vermelhidão , descamação , inchaço e irritação . Muito provavelmente o ingrediente activo pode perder a sua potência e , assim sendo , o cosmético perde a sua eficácia.
Temos de ter em conta também o local onde guardamos os cosméticos , nunca na casa de banho , a alta concentração de humidade que por norma  existe nesta área da casa , vai alterar e danificar os produtos , assim como a forma como os aplicamos também poderá condicionar a longevidade e qualidade dos mesmos .
Muito cuidado com o rimel e sombras , por exemplo , se insistirmos em usa-los para além da sua validade (em média dura entre 3 a 12 meses)  os olhos poderão ser lesados . Em pessoas com tendência a alergias , este risco é acentuado , recomenda-se portanto , às pessoas com este problema que deitem fora os produtos com mais de 3 meses , porque ao fim deste tempo , os agentes preservantes  perdem a sua eficácia e o risco de contaminação aumenta , por outro lado , os próprios ingredientes oxidam em contacto com o ar , o que os torna irritativos . 
Outro grande erro a evitar é a partilha de instrumentos ou maquilhagem , o risco de virmos a desenvolver conjuntivite ou herpes graças a material contaminado é real ! Muitas bactérias , fungos e alguns vírus apresentam uma alta resistência e podem resistir vários dias fora do organismo .
Para identificar se a maquilhagem está fora de prazo , recomenda-se avaliar a cor , textura e se o cheiro mudou desde a primeira utilização , isto por si só, já é um indicio que a maquilhagem já não está em condições de ser utilizada , as bases em pó podem apresentar pontinhos brancos , como se fossem fungos , o gloss fica mais pegajoso , o batom com um cheiro e gosto estranhos , os cremes podem mudar de cor e ficar com a textura e cheiro alterados .

Deitar fora se :

- Tiver perdido a cor original .
- Apresentar um tom amarelado .
- Revelar um cheiro desagradável ou distinto do inicial 
- A sua textura for acentuadamente gordurosa ou granulada 
- A data de validade ter expirado     

Nunca :

- Usar cosméticos sem antes lavar as mãos 
- Continuar a usar cosméticos se tiver uma reacção alérgica 
- Voltar a colocar na embalagem o creme que sobrou 
- Acrescentar agua ou outro liquido ao cosmético para  o tornar mais fluido 
- Guardar cosméticos numa zona com temperatura acima dos 20 graus 
- Deixar restos de creme na embalagem 
- Partilhar produtos ou instrumentos de maquilhagem 
- Usar testers já usados nas lojas .

Data de validade dos produtos de maquilhagem :

Rimel : 3 meses
Base : 6 meses
Corrector : 8 meses
Pós para o rosto : 12 meses
Sombras : 12 meses
Gloss e batom : 12 meses
Blush em creme : 12 meses
Lápis de olhos , sobrancelhas e lábios : 12 meses 
Verniz : 12 meses
Blush em pó : 24 meses
Pó bronzeador : 24 meses 
Creme de olhos : 3 meses 
Cremes hidratantes , limpeza e desmaquilhantes : 6 meses
Tónicos de rosto : 12 meses
Protector solar : 12 meses 




Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

12 comentários:

  1. Adorei este post!! Muito bom mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta informação. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. confesso que nunca liguei ás datas, mas acho que agora vou dar uma volta aos meus cosmeticos.....

    ResponderEliminar
  4. ai mulher que me assustas... eu que uso tão pouca maquilhagem estou perdida.. é deitar fora quase tudo novo.. é por isso que só uso uma ou duas coisas de cada vez e n abro o resto, se não estou perdida.
    Já tive uma máscara de pestanas que ficou a cheirar mal.. esse foi logo para o lixo, mas aproveitei a escova ahahah

    ResponderEliminar
  5. Como eu já tinha referido desconhecia a validade dos produtos
    Obrigada por este post vou estar mais atenta :-)

    ResponderEliminar
  6. É mesmo necessário ter os prazos de validade em conta

    ResponderEliminar
  7. eu não sabia , :o soube a pouco tempo graças a ti carlinha
    obrigada <3

    ResponderEliminar
  8. Olá, Carla! Desconhecia muitas das validades que referis-te. Post extremamente importante e útil. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar